Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Viver dói - a dor diz que você está vivo e pode ser feliz

Por Silmar Coelho

Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar" - João 16.21, 22.

"Está doendo, está doendo".

Anthony Quinn, o grande ator que fez Barrabás no cinema, interpreta um esquimó chamado Inuk, em "Sangue sobre a neve". Talvez, você não saiba, mas nada é mais importante para um esquimó do que seus cães.

Nunca emprestará os cachorros, porque ele depende dos cães para sobreviver no gelo. Sem esses animais, o esquimó não pode se locomover, caçar, pescar e/ou continuar vivo.

Durante o filme, Anthony Quin é preso por dois homens brancos e viaja em meio a um tempestade de neve. O vento sopra sem parar, trazendo lufadas de neve e atrapalhando a visão no caminho.

Inuk avisa aos homens brancos que eles estão viajando sobre o mar e que o gelo pode quebrar a qualquer momento. Pede para que os policiais permitam que Inuk os guie, já que ele conhece melhor o Ártico. De repente, o gelo se abre, um dos homens com o trenó entra na água gelada. Rapidamente, o outro policial segura as mãos do amigo para salvá-lo. Inuk grita para que ele não enfie as mãos na água congelante. O policial não escuta Inuk, coloca as mãos na água e puxa o amigo para fora. As roupas molhadas congelam imediatamente; o policial tenta arrancá-las, cortando-as com a faca.

Inuk avisa que o esforço é em vão. Em segundos, o homem está morto. Como as mãos do policial ficaram tempo demais na água gélida, Inuk, sabiamente, arranca as luvas do policial para ver o estrago. As mãos estão congeladas por causa do frio.

Sem tempo para acender uma fogueira, já que precisa aquecer as mãos do policial rapidamente para salvá-lo, Inuk corre até os cães, solta um deles e os trás para perto do policial. Pega a faca e, sem dó, enfia na barriga do cão, rasgando-a. Enfia as mãos dormentes do policial dentro da barriga do cão. Então, o sangue quente aquece as mãos do policial, salvando-o da morte certa.

O policial grita sem parar: "Está doendo, está doendo!" Inuk permite que o policial tire as mãos de dentro  do cão morto e diz: "Você não é capaz de suportar a dor?".

O policial querendo demonstrar coragem, enfia as mãos no sangue quente outra vez. Inuk afirma: "Está doendo, é a vida voltando. Só a morte não dói". O policial foi salvo.

Está doendo?

É sinal de que Deus está agindo para realizar o parto da vitória em sua vida.

A dor diz que você está vivo. Enquanto houver dor, é sinal de que o Espírito Santo ainda está agindo em sua vida. 

Pois bem, chegou a hora de dar à luz milagres! A ausência da dor significa que a morte está perto. É possível morrer sem dor, mas nada nasce sem dor. Portanto, não se desespere.

"A mulher quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de nascida a criança, já não se lembra da sua aflição, pelo prazer de ter vindo um homem ao mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar" - João 16.21, 22.

Fonte: Renovação da Fé, ano 15, nº 58, 4º trimestre de 2013..
Silmar Coelho é escritor e pastor, doutor em liderança pela universidade Oral Roberts, Tulsa, USA.

2 comentários:

Léia Silva disse...

Muito bom, a dor é sinal de que estamos vivos.

Elizeu Rodrigues disse...

nossa, fazia tempo q não ouvia falar neste filme nem no grande ator Anthony Quinn, dos temerosos dráculas, entre outros.

Uma das coisas q mata é o medo. O medo da morte é falta do conhecimento do autor da vida.