Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Chimpanzés e brincadeiras de meninas


Brincadeiras de meninas: estudo feito por pesquisadores norte-americanos mostra que chimpanzés fêmeas embalam varas como uma forma de brincar de maternidade, enquanto chimpanzés machos utilizam o material como armas e para procurar água e mel em buracos.

Richard Wrangham, biólogo e antropólogo da Universidade Harvard, junto com Sonya Kahlenberg, antropóloga e bióloga no Bates College, em Lewiston, Maine, observaram  a incidência de manipulação de varas em chimpanzés. Eles constataram uma diferença de gênero distinto. O estudo sugeriu que assim como ocorre com crianças, os filhotes de chimpanzés também escolhem suas brincadeiras de acordo com o sexo. A pesquisa indica que mesmo que a brincadeira com pedaços de pau seja comum em ambos os sexos, as fêmeas brincam com gravetos como se fossem seus bebês, o que acontece com menor frequência com os jovens machos.

Durante as observações, os autores notaram que elas levavam seus galhos para os "ninhos", onde brincavam com eles de uma maneira que evocava as brincadeiras de meninas. Outra pesquisa com macacos em cativeiro, sugere uma escolha biológica na escolha de objetos. Na ocasião, brinquedos humanos foram oferecidos aos filhotes e as fêmeas preferiram as bonecas, enquanto os machos se interessaram mais por brinquedos masculinos, como caminhões - os pesquisadores deduziram que o caminhão foi escolhido devido a mobilidade do brinquedo.

Wrangham e Kahlenberg analisaram mais de 100 casos  durante um período de 14 anos em uma comunidade no Parque Nacional Kibale em Uganda.

Daily Telegraph 

Nenhum comentário: