Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

The Beatles - Yesterday and Today - capa Butcher


O álbum The Beatles Yesterday and Today foi lançado pela gravadora Capitol em 1970 exclusivamente aos mercados dos Estados Unidos, Canadá e Japão contendo faixas de dois álbuns britânicos, anteriores, e algumas faixas inéditas mundialmente. Este álbum é lembrado por uma de suas capas, intrigante, e que gerou grande polêmica. O invólucro continha como ilustração a fotografia chamada Açougueiro (Butcher), do fotógrafo Robert Whitaker, onde o quarteto aparece sorridente, usando janelos brancos, com pedaços de carne pelo corpo, e bonecas de plástico esquartejadas. A fotografia absurda foi feita para uso apenas na edição promocional, distribuída para as rádios e lojistas.  

Segundo o quarteto, a imagem impactante era apenas uma arte conceitual realizada com o objetivo de protestar contra a gravadora Capitol (inglesa). O grupo estava indignado com o modo como suas músicas estavam sendo lançadas em Yesterday and Today, desmembradas de seus lançamentos originais. Na época, a imagem não chegou ao público americano como capa daquele disco, mas saiu depois em uma revista britânica como peça publicitária de lançamento de uma música assinada por John Lennon e Paul MacCartney. Mais recentemente McCartney caiu em contradição sobre o episódio ao dizer que a ideia era protestar contra a guerra no Vietnã. 

Naquela época, lojistas e radialistas americanos também protestaram, mas foi contra a capa sangrenta. Eles se organizaram decididos firmemente não divulgar nenhuma música por causa da fotografia, obrigaram a gravadora Capitol a recolher tudo e enviar outra imagem. 750 mil cópias promocionais foram recolhidas, prejuízo de US$ 250.000,00. Apenas quando receberam exemplares novos as músicas foram veiculadas nas rádios.

A primeira explicação pode ser verdade, ou a segunda, pouco importa. Mas observando pelo ângulo da fé enxergamos na carnificina a representação de cadáveres de bebês reais, vidas inocentes mortas assassinadas por esquartejamento. É uma mensagem de cunho espiritual. Pode ser remetida ao ato do sexo irresponsável que leva à inconsequência de um aborto, aos rituais de sacrifícios ao falso deus Moloque.  

Em quase todas as vezes os sacrifícios a Moloque não são literais, mas em todas as vezes são tão ou mais nocivo quanto. Crianças nascem dia após dia e os pais não os orientam espiritualmente, elas passam por este mundo sem jamais reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador e falecem, suas almas seguem à perdição eterna. Triste! 

No mercado de colecionadores o item sórdido possui grande valor comercial, pois é considerado peça de raridade. Hoje, no site E Bay um exemplar de Yesterday and Today com a capa sangrenta está cotado em US $795.00.

E.A.G.

Nenhum comentário: