Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Influências dos meios de comunicação

"O avisado vê o mal e esconde-se, mas os simples passam e sofrem a pena" - Provérbios 22.3.

Ao longo dos anos, os meios de comunicação humana evoluíram em cumprimento da profecia de Daniel: "E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará" - Daniel 12.4.

Houve no século XX a grande revolução nos meios de comunicação. Para quem é jovem, é difícil imaginar que o mundo já foi permeado pela lentidão de informações. Antes do século XX não havia tecnologia. Naquela época, uma informação da Europa ao Brasil demorava cerca de quatro meses. Havia poucas estradas e as existentes eram de difíceis acessos; o transporte era feito demoradamente por animais e embarcações.  Com o passar dos anos, aumentou a velocidade das informações, surgiram muitas invenções no âmbito da comunicação, como a imprensa, o telégrafo, o rádio, a televisão, o telefone, a internet e os satélites artificiais. Hoje, um fato que ocorra em qualquer parte do mundo pode ser visto em tempo real em muitas outras partes do planeta, a redução do tempo entre um acontecimento e seu relato, entre uma descoberta e sua divulgação chega até nós via internet em fração de segundos. Foram construídas rodovias asfaltadas e os acessos para elas é mais fácil do que no passado.

Podemos afirmar que nossos antepassados, que viveram sem avião, automóvel, televisão, celular e internet, viveram melhor do que nós? Não. É preciso compreender que o risco dos meios de comunicação não estão em si mesmos, mas no uso sem critérios e excessivo que se faz deles. 

Tudo o que vemos, sentimos, fazemos, corre risco de sofrer influências.  Os princípios morais e éticos estão sendo atacados, para que a família perca o seu papel de agente educador (1 Timóteo 4.1-3). Através da comunicação, o reino das trevas cria programações inconvenientes e prejudiciais com o objetivo de enganar as pessoas e afastá-las de Deus. A estrutura de produção de comunicação tem poder influenciador na sociedade em que estamos inseridos, causa uma mudança radical. 

Precisamos compreender que necessitamos ter alguns cuidados com a mídia, o uso excessivo e sem critérios pode trazer muitos malefícios para a nossa vida espiritual, emocional e física. Os veículos de comunicação são instrumentos que por si só não deveriam prejudicar a quem os utiliza. Mas, não é raro perceber que seus controladores muitas vezes são manipuladores e maliciosos. Como ouvintes e telespectadores, devemos ser cuidadosos com seus efeitos, para que a nossa vida espiritual não seja afetada pelas intenções malignas que tais meios propagam.

O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação social trouxe nova dinâmica às relações humanas, causando interferência no modo de pensar e agir das pessoas. Pesquisas mostram que o jovem brasileiro passa muito tempo diante do televisor e da internet, apontam também que a exposição excessiva pode causar prejuízos à saúde física e mental.  Satanás tem se apoderado desses meios para iludir as pessoas. A cada dia somos bombardeados em nossos lares, nas escolas, no ambiente de trabalho e até nas ruas com mensagens em outdoors, filmes, novelas, publicidades, etc, com objetivo de provocar alterações mudanças profundas e irreversíveis em nosso comportamento. 

A comunicação tem poder descomunal de transporte de informação e imposição de conduta. Todo cristão precisa ser vigilante e saber onde quer chegar: o céu. Deve reconhecer o perigo de se deixar influenciar negativamente pelo mau uso e.estabelecer a Palavra de Deus como único meio de orientação seguro para sua vida.

Todas as coisas são lícitas, mas nem tudo é proveitoso e edificante (1 Corintios 10.23; 16.12). Podemos interagir com a mídia, mas sempre usando prudência e discriminação. Desfrutar dela seletivamente.

A boa qualidade da caminhada cristã depende de um bom preparo. Esta preparação é fundamentada no hábito da oração e estudo da Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é completa, nas páginas bíblicas é possível encontrar respostas para todos os questionamentos e soluções para os mais diversos problemas. Encontramos alertas sobre temas atuais, como por exemplo os cuidados que todos precisamos ter sobre os meios de comunicação. Conhecendo a Palavra de Deus aprendemos a nos defender da ação do inimigo. 

O cristão que reserva tempo para orar e ler a Bíblia torna-se maduro, firme, equilibrado, pois seus passos são fundamentados na Palavra de Deus, que abre caminhos como a água que segue seu curso até o ponto ideal, sempre oferece orientações sobre as questões que cercam a vida, tornam o leitor capaz de enfrentar este mundo hostil aos que professam fé em Cristo.

A intensa atividade na área de transporte educação e comunicação de massa quase instantânea, dinamizam as relações humanas, inclusive para a propagação do evangelho. Usemos a tecnologia para divulgar a Palavra de Deus.

E.A.G.

Veja mais: A profecia em Daniel 12.4

Compilações em:
Lições Bíblicas - Juvenís, Lição 1, 3º trimestre de 2013 (CPAD);
Revista Ensinador Cristão, ano 14, nº 56, página 35, 3º trimestre de 2013, (CPAD).

Um comentário:

Unknown disse...

Paz irmão, realmente o crente deve ser vigilante, se não vigiarmos, os dados inflamados do diabo nos contaminara, que pesamos ao espírito santo, dicernimento, para reconhecer Tais astúcias.
Graça e paz!