Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O cuidado com aquilo que falamos

De todos os seres criados pelo Todo-Poderoso, o humano é o único que possui um aparelho fonador.

No relato da criação, encontramos a informação de que o Senhor trouxe a Adão todos os animais para que ele lhe desse um nome (Gênesis 2.19). Para os antigos semitas, nomear coisa ou alguém não era apenas identificar, significava dar autoridade e domínio.  Então, podemos concluir que o dom divino da fala é dado ao homem para que ele possa interagir em plena comunhão com o Criador.

Pregar em tempo e fora de tempo

Quando jovem, vivi uma experiência que serviu de lição importantíssima para minha vida cristã. Saí do emprego cansado e fui direto à igreja. Era uma reunião de meio de semana, o templo não estava nem com a metade dos assentos ocupados. O dirigente daquele culto me convidou para entregar uma mensagem aos presentes. Não havia pensado nada para aquele momento. Aprendi que nunca deveria recusar tais convites e aceitei participar pregando. Orei a Deus enquanto caminhava e fui ao microfone. Preguei quase vinte minutos e voltei ao meu lugar. Saiu algo novo, que não havia elaborado, mas já conhecia bem porque costumava ler constantemente a Bíblia Sagrada, a mente recordava a leitura devocional. Eu não percebi qualquer tipo de impacto naquela exposição que fiz. Os anos se passaram, e encontrei um irmão que estava naquela mesma reunião e me fez relembrar aquele momento para dizer que o Senhor havia falado muito forte com ele através da minha instrumentalização e me agradeceu. Que só o Senhor seja glorificado nisso!

Louve em todas as situações

"Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores. Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência" - Salmos 47.6-7.

Paulo estava preso ao lado de Silas. Revoltaram-se contra Deus ou desanimaram na fé? Não, eles fizeram um culto entoando louvores e o Senhor os ouviu, agradou-se muito, e então usou um terremoto como ferramenta de libertação, as cadeias se abriram e os dois saíram ilesos do cativeiro (Atos 16.20-26)..

O fruto certo na estação certa

"Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?" - Tiago 3.12 a.

Deus criou a natureza com suas especificidades: a videira produz uvas e a aboboreira abóboras.

Cada ser humano recebeu talento especial da parte de Deus. Cada qual tem uma chamada específica para ser útil de alguma maneira em sua geração. Ninguém precisa imitar ninguém. O dom que Deus te deu não existe quem seja capaz de executar com mais perfeição do que você. Então, seja fiel ao Senhor na proposta que Ele, em sua sabedoria infinita, preparou para sua vida. Aprimore seu dom exercitando-o. E ore para que os outros executem bem a parte que lhes compete fazer com o dom deles.

Pecados no falar

O cristão ao se comunicar deve manter-se em domínio próprio. Tiago ensina sobre isso em sua carta (1.26; 3.2-5). Tal qual o cavalo possui freio e para onde deve parar e o navio o leme e muda seu rumo ao toque do timoneiro, a língua necessita de controle, falar e calar nos momentos ideais, e servir de direção à bênção e jamais à maldição.

A pauta deste artigo possui diversas abordagens neste blog. Faço sugestões de consultas sobre algumas  publicações cujos temas estão relacionados:

Errar é humano, mas erre menos

Crentes irados e descontrolados

Efésios 5.4 - a definição do termo chocarrice no idioma grego

Princípios bíblicos para um bom relacionamento

1 - Saiba ouvir (Provérbios 18.13);
2 - Não se apresse ao falar (Provérbios 17.28; 19.2);
3 - Fale pouco (Provérbios 10.19; 12.18; 13.3);
4 - Fale coisas boas das pessoas (Provérbios 16.24, 28; 20.19);
5 - Não atice conversas (Provérbios 26.20-21; 30.33);
6 - Fale pouco de si mesmo (Provérbios 27.2).

Conclusão

Somos encorajados pela Palavra de Deus a fazer bom uso da comunicação. Todo esforço é válido para evitar que a nossa língua seja instrumento de maldição. Usemos a palavra para proclamar a paz e harmonia, para edificar vidas anunciando o Evangelho de Jesus Cristo.

E.A.G.
________

Compilação em: 
Sábios Conselhos para um Viver Vitorioso; José Gonçalves, capítulo 5, Rio de Janeiro (CPAD).

3 comentários:

Celso disse...

Como o sr. citou:
já conhecia bem porque costumava ler constantemente a Bíblia Sagrada, a mente recordava a leitura devocional. Eu não percebi qualquer tipo de impacto naquela exposição que fiz.

Mas hoje, Serviu grandemente para mim o que foi ensinado nesse "post" De hoje. Que o Espirito Santo de Deus continue fortalecendo e dando sabedoria para que o sr. possa continuar ajudando e nôs ensinando em nome de Jesus Cristo. Amém

ADILSON BENEVIDES disse...

É exatamente esse o mAl que precisa ser extirpado das ADs, o costume de nao se preparar e ainnda assim ministrar! Que isso seja exceçao nao a regra, caso contrario nosso povo continuara sendo RASO!

Anônimo disse...

Entrei para ler como quem não quer nada e acabei achando tudo para hoje. Muito obrigada ...


Carla