Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EBD - 3º Trimestre: Os inimigos da cruz de Cristo

 A cruz de Cristo é o ponto convergente da fé. Em Filipenses 3.18-21, Paulo faz um contundente alerta  aos irmãos, solicita que eles tomem cuidados em seus relacionamentos, na esfera líderes e liderados, dentro da comunidade cristã.

Os legalistas do passado e dos dias atuais

O apóstolo alerta contra cristãos judaizantes e gnosticistas, descritos por ele, em linguagem figurada, como inimigos da cruz de Cristo. Os tais apregoavam o legalismo, a lei, códigos de conduta, não valorizavam o objetivo e efeito do sacrifício de Jesus no calvário.

A batalha doutrinária de Paulo ocorreu na igreja em Filipos, e também em todas as igrejas da Ásia Menor, em Beréia, Colossos, Corinto, Antioquia e muitas outras. Na igreja existente nos dias atuais existem líderes evangélicos que agem de maneira parecida com os falsos obreiros contemporâneos do apóstolo. A pregação deles não foca a salvação oferecida por Deus através de Jesus. Apesar de citar a Bíblia Sagrada em suas pregações, trocam o mandamento do amor ao próximo por uma cartilha denominacional repleta de usos e costumes. As regras visam massagear egos de líderes e controlar os membros de acordo com seus interesses: sendo o principal manter os membros, que são sua fonte de renda, próximos dele e sob total controle (Filipenses 3.19).

O uso de camiseta, jeans e tênis, ou terno não são imposições bíblicas. Mas, nos idos de 1975, época que eu era uma criança, vi um rapaz nos seus 20 anos ser julgado e posto para fora do grupo de irmãos da igreja porque se recusava a usar chapéu e terno e insistia trajar camiseta, calça jeans e tênis. Para a liderança daquela igreja era imprescindível punir quem não seguia a cartilha que escreveram para se perpetuarem no poder. Assim sendo, para eles era mais importante incentivar a prática de regras humanas do que exercitar e ensinar o mandamento do Senhor, que ordena amar o próximo.

Mais recentemente, vi um pastor tentar interferir na vida de dois adolescentes integrantes de grupo musical, porque começaram a namorar sem pedir sua autorização. Os jovens pertenciam a duas famílias daquela congregação, seus pais consentiam com o namoro, mas o pastor quis discipliná-los mesmo assim, porque em sua mente doentia julgava que tinha autoridade de liberar e impedir o romance de membros que exerciam alguma atividade em departamentos da igreja. Ao saber do caso, senti que tinha a obrigação de visitar seu gabinete pastoral e confrontá-lo com a Palavra de Deus, lembrando que só merecia ser seguido quando estivesse orientando dentro de parâmetros bíblicos. Citei Efésios 5.22-25; 6.1-4; Colossenses 3.16-21. Perguntei: "Qual é a base bíblica para o senhor fazer isso? Dentro de uma família, as autoridades são pai e mãe, o marido cabeça da mulher e os filhos devem honra e respeito primeiramente a eles?" A punição aos jovens foi suspensa, hoje estão casados e participam de cultos envolvidos com a música.

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude" - Colossenses 2.8-10 (NVI).

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: "Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne" -  Colossenses 2.20-23 (NVI).

A firmeza na fé

Diante da cruz de Cristo não existe meio termo. Ou há reconhecimento de que Jesus Cristo é o Senhor e único Salvador, ou se vive aos prazeres da carne - na carnalidade longe das religiões ou religiosamente.

A firmeza reside no conhecimento da obra redentora, em valorizar a obra vicária de Jesus e na disposição de estar separado da vida em pecado (Gálatas 5.11; 6.12, 14).

"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" - Atos 2.21.


Conclusão

O apóstolo Paulo exorta aos crentes de Filipos: "estai assim firmes no Senhor" - Filipenses 4.1. Contra as astutas ciladas diabólicas, é necessário permanecer inabalável como uma muralha para defender a fé que recebemos de Deus.

O ser humano muda de opinião, comportamento, ideologia, por melhores que sejam suas intenções elas não são eficazes para preparar a alma e conduzi-la ao céu. Apenas a Palavra de Deus é eterna, imutável e capaz de transformar o pecador e oferecer o Caminho a Deus. Por este motivo o crente precisa ter no coração a Palavra de Deus, pautar todos os seus passos segundo a Palavra de Deus. Apenas as Escrituras Sagradas devem ser consideradas regras de fé e conduta. As cartilhas de regras denominacionais, repletas de usos e costumes, não possuem autoridade divina, são escritas por cabeças humanas, envenam a alma.

A solução para ditadores inescrupulosos, que trocam o ensino do Evangelho por regras criadas por homens, é não colaborar financeiramente em suas congregações - que eles peçam dízimos e ofertas até perderem a voz. Afastem-se deles servos de Deus, escolham servir somente ao Senhor, desprezem o ego de pessoas que usam o púlpito como seu trono, que tratam as ovelhas de Cristo como se fossem rebanho próprio! Participem de reuniões em congregações onde o Evangelho do Senhor não seja desprezado em palavra e atos. 

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.