Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PEC 37 é derrubada na Câmara de Deputados

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 37 foi derrubada na Câmara dos Deputados na noite de 25 de junho de 2013. Se executada, limitaria o poder de investigação do Ministério Público, dando liberdade para roubalheiras de cofres públicos.

A PEC 37, apelidada de PEC da impunidade, caiu quase que por unanimidade. Houveram 430 votos de rejeição, 9 favoráveis à manutenção e 2 abstenções. Esses números colocaram fim a ideia de revisar a Constituição Federal. Assim os parlamentares descartaram a diminuição de poder do Ministério Público de investigar.

Com esse desfecho, hoje os manifestantes acordaram mais felizes, o fim da PEC 37 era um dos principais pedidos do povo brasileiro. Pela manhã os noticiários de rádio e televisão anunciaram que ampla maioria dos deputados federais se reuniram num esforço concentrado para atender o interesse da população.

A ação dos deputados foi consequência da grande mobilização popular realizada de forma pacífica na semana anterior em todo o Brasil. O povo saiu às ruas e realizou protestos semanas seguidas em rodovias, avenidas, ruas e praças de quase todos os estados da Nação, pedindo o fim da PEC 37.

O povo brasileiro ainda pressiona os governos, continua a protestar em passeatas levantando faixas e gritando palavras de ordem reivindicando outras pautas importantes: o fim da corrupção na classe política, mais atenção para a educação, melhorias na saúde e no saneamento básico, gratuidade e baixa no preço das tarifas dos transportes públicos, cumprimento de todas as promessas de campanha.

Michel Filho | Agência O Globo
Sábado, 22 de junho de 2013, dia de futebol da Copa das Confederações com Brasil  e Itália em campo. Durante a partida de futebol, trinta mil pessoas estão na Avenida Paulista alheias ao esporte, protestam contra a PEC 37 e outras pautas políticas.

Resta nomear os deputados que tiveram a capacidade do gesto de votar contra o que o eleitor quer. Votaram pela continuidade do PEC 37 os seguintes deputados:

Lourival Mendes (PTdoB-MA); Abelardo Lupion (DEM-PR); Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Lyra (PSD-AL), João Campos (PSDB-GO); Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Abstinências: Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) se abstiveram e não votaram. 

O cidadão brasileiro descobriu que a mobilização pacífica e bem articulada, sem o envolvimento partidário, é a metodologia eficaz para fazer com que a classe política se lembre que precisa representá-lo fazendo valer seus direitos civis. 

E.A.G.

Nenhum comentário: