Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A família e a escola dominical - lição nº 11 - EBD - CPAD

Por Eliseu Antonio Gomes

"E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordenei hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos" - Deuteronômio 4.40.

Segundo Elinaldo Renovato, articulista da edição Lições Bíblicas em apreço, a Escola Dominical (ED) é a maior agência de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A metodologia

Como um dos principais órgãos da Igreja, a ED desempenha seu papel impactando almas. Reúne oportunidades significativas para o crescimento de seus alunos, por meio de um programa de estudo sistemático da Bíblia, respeitando a cada faixa etária, alcançando-as com linguagem acessível.

Nos bancos da ED o cristão tem na Palavra de Deus o crescimento adequado. Metodologicamente, uma vez por semana, em aulas gratuitas, milhões e milhões de vidas são discipuladas através da disponibilização de material didático preparado com o objetivo do ensino básico de teologia.

O ensino da Palavra de Deus 

"E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse" - Atos 8.29-31.

No cenário mundial, é visível a onda de violência. É possível encontrar com facilidade focos de conflitos em diversos lugares e por vários motivos. Nos grandes centros urbanos, faz parte do cotidiano lamentáveis acontecimentos envolvendo, principalmente os jovens, adolescentes e crianças em atos delinquentes, confrontando as normas sociais e os valores humanos.

Jesus Cristo incumbiu a Igreja a evangelizar e a ensinar (Mateus 28.20; Marcos 16.15). As portas das igrejas estão abertas para todos, inclusive àqueles que ainda não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador podem frequentar as aulas da ED. É a vontade do Senhor que haja ensinamento bíblico amplo, pois ao recebê-lo a alma evangelizada cresce espiritualmente.

Ensinar requer dedicação (Romanos 12.7). O professor é uma pessoa voluntária que se prepara durante o meio da semana para responder para sua classe no domingo questionamentos relacionados com a Bíblia Sagrada e a vida cristã. Diferente do ambiente do culto, é na ED que o cristão tem contato com o ensino sistemático da Palavra de Deus, tem a oportunidade de analisar assuntos atuais à luz das Escrituras Sagradas, pode fazer perguntas sobre o tema exposto na lição, tem a chance de apresentar suas ideias, aplicar o que está sendo ensinado a sua vida, e desenvolver talentos em prol do Reino de Deus.   

O objetivo do ensino em cada igreja

"Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja" - 1 Coríntios 4.17.

A família cristã não deve portar-se de maneira passiva diante da filosofia desse mundo, mas buscar a sabedoria de Deus para agir de forma crítica e seletiva, levantando sempre em consideração as reivindicações da Palavra de Deus.

Quanto tempo gastamos diante da TV ou do computador? Que tipo de programas assistimos na televisão e por quais sites navegamos na Internet? Vivemos num contexto totalmente distinto do que nossos antepassados foram criados: no século 19 surgiu o rádio; após 1950 surgiu a televisão; em 1970, a informática; e em 1990 a internet. Não faz muito tempo que poucos possuíam aparelhos celulares, hoje eles estão acessíveis e através deles podemos estar conectados com outros 7 bilhões de pessoas numa comunicação de dimensão quase que planetária.

A finalidade da ED é ensinar e incentivar a prática da Palavra de Deus, contribuir decisivamente para a formação espiritual, moral, cultural e social da família, para que seja sal e luz, influenciadora e não influenciada pela filosofia deste mundo moderno.

Ensinando as crianças 

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" - Provérbios 22.6.

De todas as influências que uma pessoa recebe durante sua infância, existem aquelas que são fundamentais e básicas, significantes, que a conduzirão para posicionamentos futuros como forte referencial.

Na ED, há o ensino com foco apropriado à faixa etária do aluno, através deste ponto de convergência o caráter cristão é desenvolvido de maneira ideal. O papel dos professores é importante na sua atividade educativa, faz ponte com a família. Os pais também são educadores de seus filhos. A formação do caráter das crianças tem início no lar. 

O ser humano é complexo. As diferenças individuais influenciam na maneira como cada pessoa interpreta a sua realidade e interage nela em função das suas necessidades. Avaliar é uma ação que faz parte da essência humana. O verbo avaliar é resultado da contração latina "a valere", significa atribuir juízo de valor. Na ED as crianças, jovens e adolescentes, formam seu poder de avaliação de maneira perfeitamente estruturada na Palavra de Deus. Por este motivo os pais devem orientar e conduzir seus filhos às aulas bíblicas.

Conclusão

A ED é o importante departamento da Igreja devido ao ensino da doutrina cristã como base familiar, por focalizar as diversas mutações sociais nos diversos aspectos e fases da vida humana, com a finalidade de manter o cristão preparado para interagir em todos os processos da comunicação, e nesta interação ter  condições de manter-se fiel ao Senhor, plenamente capacitado a utilizar todos os meios de comunicação sem que eles os prejudique.

A Palavra de Deus é vital ao ser humano. Todos precisamos de um ensino bíblico correto e sadio. Este ensino é oferecido de maneira metódica, clara e objetiva na ED. Ao receber o ensinamento da Palavra de Deus, os valores cristãos são fortalecidos em nossos corações e ao manter as orientações bíblicas avivadas em nossas vidas temos condições de caminhar em nosso cotidiano em comunhão com o Senhor, discernindo tudo e fazendo escolhas corretamente (Salmo 119.105). 

E.A.G.

Compilações intercaladas com textos próprios de quem assina o artigo: 
Ensinador Cristão, ano 14, nº 53, páginas 6, janeiro-fevereiro-março de 2013, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Ensinador Cristão, ano 14, nº 54, páginas 20, 41, abril-maio-junho de 2013, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Lições Bíblicas, edição mestre, Elinaldo Renovato, 2º trimestre de 2013, Rio de Janeiro - RJ (CPAD). 

Atualização: 11h38, 12h26, 14h54

Um comentário:

daladier.blogspot.com disse...

Sobre este assunto fiz uma interessante postagem. Dá uma olhada no blog.