Arquivo | 13 anos de postagens

Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Infidelidade conjugal - lição nº 6 - EBD - CPAD

Por Eliseu Antonio Gomes

Não adulterarás (Êxodo 20.14). Adulterar é o ato de uma pessoa casada relacionar-se sexualmente com outra que não é o seu cônjuge. O adultério é um grave pecado de consequências desproporcionais ao bem-estar da família. Agir como infiel no casamento produz sérias consequências. Gera o afastamento de Deus, acaba com a espiritualidade e torna o lar em pedaços, é o mesmo que desferir o golpe da ruptura da paz no ambiente da intimidade do casal, além de afetar o cônjuge desonrado também fere de forma brutal os filhos, que sofrem demais. Estes são  motivos para o Senhor proibir o sexo extra-conjugal, considerá-lo ofensa, e abominar a prática da infidelidade conjugal. 

Devido a esses males, na Lei Mosaica a pessoa infiel no casamento era julgada e condenada ao apedrejamento (Levíticos 20.10; Deuteronômio 22.22). O Novo Testamento contém reprimendas aos adúlteros: Romanos 13.9; Gálatas 5.19.

O adúltero é, espiritualmente cego, louco e fraco, pois troca minutos de prazer físico pelas bênçãos divinas, escolhe o prazer temporal em troca de prazeres indescritíveis e eternos, lá no céu (confira: Isaías 59.1-2; 1 Coríntios 6.10; Hebreus 13.4; Apocalipse 21.8; 22.15).

O curso deste mundo tenebroso

Quem adultera não entende o objetivo de Deus para sua felicidade no plano físico; o adúltero destrói violentamente a sua própria alma. É isso que sintetiza Provérbios 6.32. A união de um homem e uma mulher se consiste não apenas na procriação, combina todos os aspectos da vida. Tal conceito é apresentado primeiramente em Gênesis 2.24 e depois repetido no Novo Testamento, explicando que o casamento também tem o objetivo de atender mutuamente as necessidades um do outro, tendo como ilustração o relacionamento entre Cristo e a Igreja (Mateus 19.5; Marcos 10.8; 1 Coríntios 6.16; Efésios 5.33).

Para as pessoas que não seguem o plano divino, a infidelidade é uma atitude aceitável socialmente. Mas, mantém-se firme a orientação do Senhor sobre fiéis e infiéis: Deus une homem e mulher em uma só carne quando é efetivado o casamento e o que o Senhor ajuntou o ser humano não deve nem pensar em separar (Gênesis 2.24; Mateus 19.6).

O casal deve vigiar e orar em favor do bem-estar conjugal e bom relacionamento em família, evitando o adultério e posterior abalo conjugal (Mateus 26.41). A mente e o coração devem estar guardados no Senhor; usar as Escrituras Sagradas como bússola e com ela realizar auto-análises com o objetivo de aprimorar o convívio. O compromisso de vivenciar as diretrizes da Palavra de Deus aos casais fortalece a união do homem e da mulher, num amor profundo e permanente um pelo outro, gera uma unidade feliz, situação rara neste mundo carente de valores éticos e princípios cristãos.

As promessas no altar e o passar dos anos...

O diabo trabalha de maneira sagaz, cria ciladas para dilacerar a união conjugal bem-sucedida (Efésios 6.11). O adultério acontece num processo lento: começa na mente com pensamentos aparentemente inofensivos e travestidos de romance-com-final-feliz. 

Provérbios 5.3 descreve a relação adúltera como prazerosa, porém, frisa que tal prazer tem preço altíssimo, sofrimento e dor. Se os pensamentos não são evitados apodrecem a alma e o coração. Ao serem alimentados a consequência é a maldade praticada contra Deus e o cônjuge.

Para manter as características de um casamento saudável e bem sucedido, evitar a infidelidade matrimonial  ao passar dos dias e anos, conforme solicita Hebreus 13.4, esposo e a esposa precisam ter em mente que o matrimônio é um compromisso com objetivo claro. Há ocasião em que um dos cônjuges chega a duvidar se existe algum resto de amor por ele no coração daquela pessoa que um dia trocou alianças e juras de amor eterno numa solene reunião na igreja. Pensa-se em como o desapontamento dominou a relação e as expectativas transformaram-se em frustrações. Então, surge o perigo do fim, quando se pensa que não é possível continuar a relação a dois.

Situações assim são apenas fases baixas da convivência entre marido e mulher, não são motivos para pensar em desistir do casamento ou relação extra-conjugal. Homens e mulheres são seres humanos, têm temperamentos, sentimentos, desejos variáveis. É natural que sejam afetados por ciclos de mudanças que marcam a convivência no relacionamento mais íntimo da vida deles.

Para vencer esses momentos em que o amor parece ter acabado, é necessário o casal focalizar em seu compromisso com Deus, e nas promessas que um dia fez ao cônjuge diante de Deus na cerimônia da igreja. Havendo cuidado em manter viva a lealdade a Deus, decisão em afastar-se das tentações, ambos contribuem com o respeito mútuo e favorecem a continuidade do afeto e fidelidade entre si. Assim, ambos resistem aos momentos em que o amor parece ter ido embora. E este momento ruim é que realmente desaparecerá.

A fidelidade resulta em condições para vencer batalhas aparentemente  insuperáveis. 

Cuidados necessários

Sabedor da importância da prática de intimidade entre o casal, que é um presente de Deus para homem e mulher aproveitarem, o apóstolo Paulo respondeu aos cristãos de Corinto, 1 Coríntios 7.1-5, perguntas.  Ele ensina três estratégias básicas aos casais para protegerem-se contra as artimanhas do diabo:

1. O homem tem o dever primordial de suprir as necessidades da mulher e vice-versa (7.3);

2. Apesar do sexo ser imprescindível ao homem, para a mulher há momentos que a relação física fica em segundo plano, vindo antes os cuidados com filhos, trabalho, etc. O apóstolo chama a atenção para isso, afirmando que o princípio de entregar-se ao outro colabora para o sucesso conjugal, a carência física é usada pelo diabo para trazer as tentações do adultério  (7.4);

3. A separação de corpos só é recomendável quando existir da parte de marido e esposa o consenso pleno de cessar o ato sexual por determinado tempo com o objetivo de aplicarem-se à oração (7.5)

Reflexão de Steve Stephens: "A maioria dos fracassos conjugais é o resultado da falta de intimidade emocional. Se os dois não se conectam em nível sentimental, lutarão entre si. Muitos casais acham-se desunidos emocionalmente."

Use a prudência como Jesus ensinou, tome cuidado com o que você pensa e vê: Mateus 10.16; 26.41; Salmo 101.3; Filipenses 4.8. Vivemos neste mundo mas não somos dele, e como seres sociais podemos e devemos nos relacionar com diversas pessoas, porém é preciso conhecer e respeitar nosso limite, evitando comprometer a estabilidade do relacionamento conjugal. É preciso saber até onde podemos ir e não ir. Hoje em dia, vivemos numa sociedade em que não é apenas a comunicação presencial que gera riscos ao casamento. Além dos círculos de atividade profissional e relacionamentos na igreja, há a  navegação pela Internet também.

1. Emprego:  É inevitável conhecer pessoas na empresa e fazer aproximação com quem sentimos mais afinidade e assim produzirmos comunicação permanente com elas. Alguém já disse que honrar é respeitar o outro na ausência. Honremos o esposo e a esposa em ambientes em que estamos distantes.

Muitos cristãos, inconscientemente descuidam-se do seu casamento. Por falta de orientação dedicam-se exageradamente ao trabalho, secular ou eclesiástico, em detrimento de sua família. As horas-extras no emprego roubam a presença atenciosa e carinhosa do marido e do pai em casa. É necessário haver equilíbrio, pois o casamento é projeto de Deus, pois a família é o primeiro rebanho do Senhor e jamais deve ser esquecido ou desprezado (1 Timóteo 3.1-7; 5.8; 1 Coríntios 7.32-34).

2. Igreja: Segundo Barbara Hughes, no livro Disciplina da Mulher Cristã (CPAD), a igreja parece uma comunidade de casamentos sãos. É boa na superfície, com seus cursos de segurança financeira e casas elegantes, com terapeutas matrimoniais para quando houver crises; mas, diz a escritora, não é por esses padrões que Deus mede um casamento. Ela tem plena razão, pois Deus não se atém aos detalhes, mas ao escopo geral, à faixa dos valores assumidos pelo casal.

A igreja é uma comunidade para que estabeleçamos laços fraternos de amizade, lugar em que temos a oportunidade de criarmos relacionamentos com pessoas distintas. Há os departamentos de adultos e de jovens.

3. Internet: A invenção que revolucionou a comunicação da humanidade pode ser uma bênção aos casais. Ela proporciona um mundo imenso de novas oportunidades, novos empregos e amizades. A esfera virtual congrega pessoas de diversos tipos e origens, intenções boas e más, então, é preciso muito cuidado diante do monitor, pois a imoralidade e a infidelidade destroem a família. Todo cuidado é pouco quanto às  imagens e sites acessados. Não dê margem alguma à pornografia.

Recado aos adúlteros

É para lamentar, muitos cristãos se deixam levar pelas armadilhas diabólicas fazendo da infidelidade ao seu par um costume. Não trate o pecado sexual como mero romance. Não se engane pensando que a paixão carnal e o sentimento de bem-querer por alguém que não é o marido ou a esposa o isentará de castigo no Dia do Julgamento Final, apesar de seu relacionamento extra-conjugal ser aceito em seu círculo social. Se estiver fazendo da infidelidade conjugal uma rotina de vida, conserte-se enquanto é tempo.

Mude, perante Deus e a sociedade: "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." - 1 João 1.6-9.

Depois da morte segue-se o juízo (Hebreus 9.27): "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.' (...) 'Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo." -  Hebreus 10.26-27; 30-31.

Conclusão

Como vai sua família? Apesar de homem e mulher serem radicalmente diferentes, física, emocional e espiritualmente, ambos foram criados por Deus para complementarem um ao outro. A família é o bem maior que o Senhor nos concedeu. A vontade divina é que o lar seja um ambiente tranquilo, alegre, confortante, revigorante. Para que o lar seja sempre um aconchego, o casal precisa apreciar um ao outro em todos os aspectos - apreciar é valorizar. Há casais que dão valor imenso para a decoração de casa, há maridos que cuidam bem do rendimento do dinheiro no banco, entretanto se esquecem de dispensar o merecido valor a pessoa com quem escolheu casar-se. Onde estiver seu tesouro também estará seu coração (Lucas 12.34).

O cônjuge jamais deve desprezar o outro, a fim de que  suas orações sejam respondidas por Deus e o perigo da deslealdade jamais se aproxime da unidade familiar (1 Pedro 3.7; Malaquias 2.16).

Ame a pessoa com quem você casou-se. O marido deve dedicar seu carinho, sua honra e sua fidelidade à esposa, e de igual maneira ela para ele (Efésios 5.22-28). O amor é um antídoto contra a deslealdade. O amor entre os cônjuges deve ser incondicional, como é o de Cristo pela Igreja.

E.A.G.

_________

Artigo em parte escrito por quem o assina, contém compilações de:
Bíblia da Família, notas de Jayme e Judith Kemp, página 112, Barueri - SP, edição de 2007, (SBB).
Bíblia de Estudo da Mulher, notas de diversas autorias, página 1170, Belo Horizonte - MG, edição 2002, (Atos)
Bíblia da Mulher, anotações de autorias diversas, página 1998, Barueri - SP, edição 2009, (SBB).
Lições Bíblicas -edição mestre, 2º trimestre de 2013, Elinaldo Renovato,  Rio de Janeiro - RJ, (CPAD).

Atuazações: 8h43; 8h49; 9h26; 10h05.


5 comentários:

Walter Luís de Azevedo Sabino disse...

Ótimo e abençoado artigo! Além de discorrer sobre os aspectos básicos já conhecidos (mas que precisam ser constantemente lembrados), ainda comenta sobre alguns aspectos específicos muito importantes, por exemplo, sobre o aparente "esfriamento" do amor durante determinados momentos da relações. Foi confortante saber que isto é natural e que não é empecilho para que um relacionamento se mantenha feliz. Deus te abençoe e paz do Senhor!

Leontino Sampaio disse...

Olá . Graça e Paz!

Moro no interior e tenho observado vários maridos que trocaram suas esposas por mulheres bem mais novas e depois quando ficaram doentes, regressaram ao lar e foram carcomidos pelo câncer até o fim, nos braços da esposa.

Pense bem...

Unknown disse...

Isso é triste e algo totalmente destrutivo. A falta de uma vida no Espírito, falta do amor de Cristo, falta de caráter... Muitas faltas que geram morte.

Marcos Matos disse...

Excelente texto, caro Eliseu! Muito boa a abordagem sobre um assunto tão delicado que é o adultério.
Na paz de Cristo!

Albervan disse...

Esse realmente é um assunto muito importante e que deveria sempre estar em pauta nas reuniões da igreja.
Como sitado pelo irmão, a igreja tinha a aparência de um lugar de casamentos seguros, mas até mesmo essa aparência tem mudado. Segundo as estatísticas mais de metade dos pastores já tiveram relacionamentos extra-conjugais depois de serem ordenados. Se os pastores estão assim, imaginemos os crentes.
Precisamos tratar esses assunto com mais rigidez. O irmão sitou que o adultério começa com pensamentos sutis, precisamos tratar isso como pecado e buscar o arrependimento nas pequenas coisas. JESUS disse que quem é fiel no pouco será fiel no muito, por tanto, quem é infiel no pouco também será infiel no muito.

Visitantes

As 7 postagens mais lidas na semana

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

As 7 postagens mais lidas do mês (os últimos 30 dias)

As 7 postagens mais lidas desde 12 de junho de 2007 (mais populares)

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br


Navegação por assunto em Belverede

.Vida Cristã (1286) .Artigo e Comentário (1089) .Comportamento (820) .cosmovisão (750) .Devocional (397) .Televisão (391) .CPAD (369) .Vídeo (338) .Lições Bíblicas (334) .Líderes e liderados (322) .Política (313) .Blogosfera Evangélica (291) .Pais e Filhos (284) .Família (247) .Motivacional (238) .Atualidade (229) .Louvores (227) .Casamento (223) .Fé (205) .Dinheiro (204) .Apologia Bíblica (202) .Mulher (202) .Charge Tirinha Cartum e Gravura (201) .Fruto do Espírito X Carne (197) .Crente Politizado (195) .Sexualidade (186) .Música (163) .Frases & Imagens Impactantes (152) .Saúde (146) .Cosmovisão Cristã (138) .Silas Malafaia Pr (137) .Meio Ambiente e Sustentabilidade (117) .Etimologia Bíblica (116) .Prosperidade (114) .Jovens (107) .Profetas (107) .Bom humor (102) .redes sociais (101) .Hermenêutica (99) .Ateísmo e Agnosticismo x Fé (97) .Livros e Leitores (94) .Política Brasileira (94) .Antigo Testamento (90) .Cinema (88) .Personagens da Bíblia (88) .Dupla Cidadania (87) .Conceitos e Preconceitos (86) .Você sabia? (83) .Soteriologia (81) .Salmos (77) .CGADB (74) .Esporte (72) .neopentecostais (72) .Escatologia Bíblica (71) .Grupo de Colaboradores em Belverede (69) .Novo Testamento (69) .Dica de Blogueiro (67) .Natal (67) .Sociedade Bíblica no Brasil (67) .Pérolas (60) .Verdades e Mentiras (60) Cosmovisão. (60) .Marco Feliciano Pr (58) .Aborto (57) .Ecologia (57) .Introspecção (57) .Internet (54) .Comunicado (53) .Teologia (53) .pentecostalismo (52) .Gif (49) Obituário. (49) .[Fotos Belverede] (46) .Vida Eterna (44) .Mulheres na Bíblia (43) .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito (43) .Exegese (42) .Facebook (42) .Missões (42) .UBE (42) .Ana Paula Valadão Bessa (41) .Crônicas e fábulas (41) .Catolicismo (40) .Belverede (37) .Opinião (37) .Dízimos e ofertas (36) .Provérbios de Salomão (36) .Quem sou eu? (36) .RR Soares (36) .Namoro (35) .Questões (des)complicadas (35) .José Wellington Bezerra da Costa - Pr (33) .Poema e Poesia (33) .Páscoa (33) .Cristologia (32) .Daladier Lima (32) .Educação (32) .Aline Barros (31) .Billy Graham (31) .Cidade de São Paulo - Capital paulista (31) .Bíblia de Estudo (30) .Sermão do Monte (30) .Charge brasileira (29) .Crianças (29) .Diante do Trono (29) .João Cruzue (29) .animal doméstico (29) .Eclesiologia (28) .Fanatismo (28) .Hamartilogia - A doutrina do pecado (28) .Política Internacional (28) .updating images (28) .Jair Messias Bolsonaro (27) .Mensageiro da Paz (27) Hermenêutica - a arte de interpretar. (27) .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema (26) .Editora Vida (26) .Gênesis (26) .Nani Azevedo (26) .Virada de Ano (26) .Virtualidade Real e Realidade Virtual (26) .Arte em desenhos (25) Aconteceu. (25) updating atualização fonte e formato página (25) .Guerra e Paz (24) .Personagens do Antigo Testamento (24) Memórias da Assembleia de Deus. (24) .Julio Severo (23) .Samuel Câmara-Pr (23) .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil (22) EBD / sumário (22) .Angeologia (21) .Charge (21) .Jeremias (21) .Nova Tradução na Linguagem de Hoje (21) .Postagem Factual (21) .Arqueologia Bíblica (20) .Carta de Tiago (20) .Fotos - Templos Evangélicos (20) .Randy Glasbergen (20) .Valmir Nascimento Milomen-Pb (20) Mordomia Cristã. (20) .Dia das Mães (19) .Dia dos Namorados (19) .Lília Paz (19) .Sammis Reachers (19) .Bem aventurança (18) .Carnaval (18) .Geografia Bíblica (18) .YouTube (18) .rádio (18) .Altair Germano - Pr (17) .André Valadão (17) .Arlete Oliveira (17) .Banda Voz da Verdade (17) .Livros da Bíblia (17) .Nova Versão Internacional (17) .Patmos Music (17) .Primavera (17) .Wilma Rejane (17) Carta de Paulo aos Filipenses (17) .Editora Central Gospel (16) .Islamismo (16) .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas (16) .Rachel Sheherazade (16) .animal selvagem (16) .Arminianismo (15) .Calvinismo (15) .Geremias do Couto-Pr (15) .Martinho Lutero (15) .Priscila B Gomes (15) .Thalles Roberto (15) Reflexão. (15) .Cassiane (14) .Dia das Crianças (14) .Dia dos Pais (14) .Editora Mundo Cristão (14) .Editora Vida Nova (14) .Magno Malta (14) .Prêmio (14) Homilética - a arte de pregar. (14) Missão - Discipulado - Evangelismo. (14) criacionismo versus darwinismo (14) .Cartas do Apocalípse (13) .Ciclo das quatro estações (13) .Davi - rei (13) .Ezequias Soares-Pr. (13) .Pesquisa (13) .orai por Israel (13) Smilinguido (13) .Botânica (12) .Fotos (12) .Harpa Cristã (12) .grafite (12) .Animal - domésticos (11) .Biografia (11) .Charles Darwin (11) .Daniel Berg (11) .Dia Internacional das Mulheres (11) .Dia da Bíblia (11) .Editora Betânia (11) .Evangelho de Mateus (11) .Jabes de Alencar - Pr. (11) .Vida Conjugal (11) Artigos Atualizados. (11) Charles Haddon Spurgeon (11) .Barack Obama (10) .Gunnar Vingren (10) .Insetos (10) .Livro de Daniel (10) .Max Lucado (10) .Repúdio (10) .Shirley Carvalhaes (10) .pássaros na Bíblia (10) .updating link (10) .Árvores da Bíblia (10) Parábolas de Jesus. (10) Personagens do Novo Testamento (10) .A Bíblia Viva (9) .Abraão de Almeida-Pr. (9) .Carta aos Hebreus (9) .Ceifeiros em Chamas (9) .Dia Nacional da Consciência Negra (9) .Eyshila (9) .Fernanda Brum (9) .Gutierres Siqueira (9) .Jaime Kemp - missionário (9) .Livro de Jeremias (9) .Livro do Apocalipse (9) .Lydia Moisés (9) .Montes da Bíblia (9) .Tania Guahyba (9) .Twitter (9) Antropologia Bíblica - a doutrina do homem (9) Meme e gravuras. (9) .Antonio Gilberto - Pr (8) .Carta aos Romanos (8) .Donald Zolan (8) .Futebol (8) .Livro de Isaías (8) .Marisa Lobo (8) .Outono (8) .Zoologia (8) .animal aquático (8) .teatro (8) Neopentecostalismo. (8) ■ Belverede CEO (8) .Abba Press (7) .Adão e Eva (7) .Animal - aves (7) .CONAMAD (7) .Dia de Finados (7) .Edições Vida Nova (7) .Escola Dominical (7) .Inverno (7) .Livro de Jó (7) .Livro de Êxodo (7) .Neiva Silva (7) .Paulo César Baruk (7) .Reinaldo Azevedo (7) .Soraya Moraes (7) .Verão (7) .Walter Brunelli - Pr. (7) Informação. (7) . A. W. Tozer (6) . Silmar Coelho - pastor (6) .Albert Einstein (6) .Animal - aves de rapina (6) .Bruna Karla (6) .Carla Ribas (6) .Carta aos Efésios (6) .Carta aos Gálatas (6) .Casamento em jugo desigual (6) .Claudionor de Andrade - pastor (6) .Dia da Mentira (6) .Esdras Costa Bentho-Pr (6) .Fernado Haddad (6) .Instagram (6) .Josué Gonçalves - Pr. (6) .José Gonçalves - pastor (6) .Michael W. Smith (6) .Oficina G3 (6) .Oprah Winfrey (6) .Reforma Protestante (6) .Regis Danese (6) Galeria da Artes. (6) WhatsApp (6) Yosef Nadarkhani (6) .Bom dia (5) .CPAD Music (5) .Cristina Mel (5) .Donald Trump (5) .Editora Chamada da Meia-Noite (5) .Elinaldo Renovato - pastor (5) .Evangelho de João (5) .Flamir Ambrosio (5) .Genivaldo Tavares de Melo (5) .Jorge Tadeu Mudalen (5) .João Ferreira de Almeida (5) .Lauriete (5) .Livro de Neemias (5) .Lázaro (ex-Olodum) (5) .Morris Cerullo (5) .Personagens de 2 Reis (5) .Personagens do Livro de Gênesis (5) .Quadrinhos (5) .Silas Daniel - Pr (5) .Valdomiro Santiago - Apóstolo (5) .Vanderleia M. Silva (5) .Vídeo - preleção (5) Trindade Bíblica. (5) . (4) . Pregador Luo (4) .2 Coríntios- Carta de Paulo (4) .Adhemar Campos (4) .Arca da Aliança (4) .August Rodin (4) .Ciclismo (4) .Comunismo (4) .Eber Cocareli - Pr (4) .Elaine de Jesus (4) .Eliseu - profeta (4) .Enéas Tognini - Pr. (4) .Hernades Dias Lopes (4) .Hillsong (4) .John Piper (4) .Lea Wasiliew (4) .Livro de Gênesis (4) .Lucilene Batista de Brito Shirota (4) .Marxismo (4) .Nito [Rubens Eduardo] (4) .Nova Bíblia Viva (4) .Pena de Morte (4) .Quarteto Harmonia Celeste (4) .Retrospectiva 2017 (4) .Rose Nascimento (4) .Sergio Moro (4) .Slide (4) .Superstições e Lendas Urbanas (4) .Vídeo reportagem (4) .Zoologia na Bíblia (4) .publicidade (4) Bill Gates. (4) Botânica (4) Personagens de Atos dos Apóstolos. (4) . Heber Souza - pastor (3) .1 Coríntios- Carta de Paulo (3) .Alan Kardec (3) .Apocalípse 16 (3) .Aves na Bíblia (3) .BLOG (3) .Bete Gomes (3) .Canon (3) .Caramuru Afonso (3) .Central Gospel Music (3) .Danielle Cristina (3) .David Quinlan (3) .Dia do Professor (3) .Dia do Trabalho (3) .Editora Hagnos (3) .Eduardo Cunha (3) .Eutanásia (3) .Fábulas de Esopo (3) .Gastronomia (3) .Gediel Mendes (3) .Gesiel Gomes - Pr. (3) .Google (3) .Isaac Newton (3) .John Wesley (3) .Joice Hasselmann (3) .Jonas (3) .José Sartírio - pastor (3) .João Alexandre (3) .Livro de 2 Reis (3) .Livro de Amós (3) .Livro de Rute (3) .Lições Bíblicas - Jovens (3) .Lourival de Almeida - Pr (3) .MK Music (3) .Marcelo Santos (3) .Martin Luther King (3) .Notícia comentada (3) .Nova Almeida Atualizada (3) .Pedofilia (3) .Ray Comfort (3) .Robinson Monteiro (3) .Russel P. Shedd (3) .Salomão - rei (3) .Testemunhas-de-jeová (3) .Third Day (3) .Tim Laheye (3) .Timidez e Ousadia (3) .Tradução King James Atualizada (KJA) (3) .Voltaire (3) .Vídeo e Letra (3) .Watchman Nee (3) 1 Coríntios (3) Coral | Orquestra. (3) Covid-19 (3) Damares (3) Frida Vingren. (3) Juliana Bezerra Gomes (3) Milagres (3) . Stephanie Colbert- vocalista Starship (2) .2 Carta de Pedro (2) .A Mensagem (2) .Adolf Hitler (2) .Adventistas do 7º Dia (2) .Alda Célia (2) .Andrea Fontes (2) .Animal - aquáticos (2) .Animal - répteis (2) .Animal - selvagens. (2) .Anita Malfatti (2) .Ano Novo (2) .Banda Catedral (2) .CIMEB (2) .CPAD News (2) .Cantares de Salomão (2) .Cintia Kaneshigue (2) .David Livingstone (2) .Deltan Dallagnol (2) .Duke Chargista (2) .Dwight L. Moody (2) .E-books (2) .Editora Betel (2) .Editora Candeias (2) .Editora United Press (2) .Edna Goetten (2) .Elienai Cabral - pastor (2) .Estevão - o primeiro mártir (2) .Fecomex (2) .Feliciano Amaral (2) .Google Plus (G+) (2) .História Mundial (2) .Idosos (2) .Içami Tiba (2) .John Bunyan (2) .Jorge Araujo (2) .Katie Bivens (2) .Katsbarnea (2) .Kelem Gaspar - Missionária (2) .Literatura (2) .Livro de Eclesiastes (2) .Livro de Josué (2) .Livro de Juízes (2) .Livro de Levítico (2) .Livro de Malaquias (2) .Livro de Miquéias (2) .Louis Pasteur (2) .Lázaro de Betânia (2) .Magno Paganelli (2) .Marcelo Crivella (2) .Nobel (2) .Orquestra Jahn Sorheim (2) .Ozeias de Paula (2) .Paulo Romeiro-Pr (2) .Quatro por Um (2) .Raabe (2) .Raquel Melo (2) .Robson Silva (2) .Ronaldo Bezerra (2) .Saudade (2) .Sociedade Bíblica Internacional (2) .Sociedade Bíblica Íbero-Americana (2) .Talita Pagliarin (2) .Tirinha (2) .Victorino Silva (2) .folhetos evangelísticos (2) A História de Jacó (2) Animal - selvagens (2) Benjamin Netanyahu. (2) Celina Albuquerque. (2) Dicas de Leitura em Belverede (2) Elias - profeta (2) Esequias Soares pastor (2) Etimologia Bíblica (2) Expocristã. (2) Graça Music (2) Ivan Cabral - chargista. (2) José Wellington Costa Junior - pastor. (2) Lewi Pethrus. (2) Livro Provérbios de Salomão. (2) Livro de 1 Samuel. (2) Livro de 2 Samuel. (2) Myer Pearlman. (2) Nésia de Araujo Gomes (2) Personagens de 1 Reis. (2) William Brassey Hole (2) . C. S. Lewis (1) .1 Carta de Paulo a Timóteo (1) .1 Carta de Pedro (1) .2 Carta de Paulo a Timóteo (1) .A Nova Bíblia Viva (1) .Antonio Luiz Sellar- pastor (1) .Bezerra da Silva (1) .Boa noite (1) .Boa tarde (1) .C.I. Scofield (1) .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba (1) .Carta de Judas (1) .Carta de Paulo aos Colossenses (1) .Charles C. Ryrie (1) .Charles Studd (1) .Claudio Duarte - pastor (1) .Contos (1) .Cristiano Santana (1) .Curiosidades bíblicas (1) .Danny Berrios (1) .Dany Grace (1) .Deigma Marques (1) .Dia do Exército (1) .Editora Atos (1) .Editora Bom Pastor (1) .Editora Cultura Cristã (1) .Editora Dynamus (1) .Editora SEPAL (1) .Editora Sextante (1) .Eduardo Campos (1) .Evangelho de Marcos (1) .Fernandinho (1) .Ficção Evangélica (1) .Flamarion Rolando (1) .Frederick K.C.Price (1) .Geisa Iwamoto (1) .George R. Foster (1) .Graça Editorial (1) .Grupo Elo (1) .Gutemberg - Johannes (1) .Hank Hannegraaff (1) .Heber Sousa - pastor (1) .Hebraico (1) .Hieronymus Bock (1) .Hipócrates (1) .Homenagem (1) .Hulda (1) .Igreja Evangélica Indiana (1) .Il Divo (1) .Imprensa Bíblica Brasileira (1) .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP (1) .Jairo Elin Gollmann-Ev (1) .Janaina Paschoal (1) .Jeanne Mascarenhas (1) .Jimmy Swaggart (1) .John Bevere (1) .John Lennon (1) .John Scott (1) .Josias Botelho (1) .José Wellington Bezerra da Costa - (1) .José Wellington Costa Neto - pastor (1) .José do Egito (1) .José esposo de Maria (1) .João Oliveira (1) .Kathy Fincher (1) .Kleber Lucas (1) .Lamentações de Jeremias (1) .Leandro Marques (1) .Lidia Caetano de Sousa - missionária (1) .Livro de Deuteronômio (1) .Livro de Habacuque (1) .Livro de Joel (1) .Livro de Números (1) .Livro de Oséias (1) .Ludmila Ferber (1) .Lívia Malta (1) .Manuel Ferreira - Bispo (1) .Marcelo Rossi - padre (1) .Marcio Melânia (1) .Maria - mãe de Jesus (1) .Maria Madalena (1) .Maria de Betânia (1) .Mariana Valadão (1) .Marina Silva (1) .Mario Teixeira (1) .Marquinhos Gomes (1) .Marta de Betânia (1) .Michelangelo (1) .Mike Smith (1) .Minhas frases no Facebook (1) .Ministério Hebrom (1) .Ministério de Adoração (1) .Missões na Índia (1) .Mulheres (1) .N. Laurence Olson (1) .Neemias (1) .O Livro de Ageu (1) .Oração (1) .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil (1) .Osiel Gomes - pastor (1) .Paul Wilbur (1) .Priscila e Áquila (1) .Quarteto Gileade (1) .Rachel Novaes (1) .Rebanhão (1) .Ressurreição (1) .Rob Bell (1) .Ron Kenoly (1) .Sebastião Salgado (1) .Snezhana Soosh (1) .T.A. Hegre (1) .Templo Soul (1) .Voices (1) .William Shakespeare (1) .Wim Malgo (1) .áudio (1) 1 Carta de João. (1) 1 Tessalonicenses (1) Animal - insetos (1) Aristóteles Lima (1) Assembleia de Deus AD 62 (1) Biologia (1) Dia da Árvore. (1) Emília Costa. (1) Emílio Conde. (1) Eurico Bergstén. (1) Flicker. (1) Ideologia de gênero (1) Juramento de Hipócrates (1) Lawrence Olson (1) Livro de 1 Reis (1) Livro de Jonas. (1) Livro de Naum. (1) Livro de Sofonias. (1) Lições Bíblicas CPAD 1975 (1) Lições Bíblicas CPAD 1976 (1) Louvores (1) Orlando Boyer (1) Parábolas de Jesus (1) Parábolas no Antigo Testamento. (1) Personagens de 2 Crônicas (1) Photobucket (1) Pássaros na Bíblia. (1) YHWH | Tetragrama. (1)
Introdução aos livros do Antigo Testamento.

Conclusão em andamento.

GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute 1 Samuel2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias