Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A ira, o discernimento e o perdão

Perdão

Após alguém próximo de nós demonstrar não merecer o afeto e a confiança que depositamos nela, agir com ingratidão em resposta ao nosso sentimento de afeição e ato de ajudá-la, ou ainda sofrer a agressão de um estranho, devemos ter a disposição de perdoar.

Mas não precisamos agir como se nada de ruim tivesse acontecido. Proteja-se. Siga adiante sem guardar mágoas, esforçando-se para viver a sua vida em paz e deixando o outro viver em paz também.

Quem perdoa tem a liberdade de continuar se relacionando com a pessoa perdoada, ou afastar-se dela quando os erros se repetirem de maneira proposital, prejudicando-a. Perto ou longe de quem erra contra nós intencionalmente, é importante conceder perdão, pois o perdão é bênção maior para quem perdoou e menor para quem está perdoado.

Perdoar nunca será sofrer com memória fraca, não é amnésia. Perdão é abrir mão da vingança, sempre será ter a lucidez para reconhecer que o outro não é perfeito. O perdão é uma chave para fechar todas as portas cujas aberturas representam riscos constante para a saúde física e espiritual de quem se dispõe a relevar. .

Ira

Algumas pessoas interpretam errado o que a Palavra de Deus diz sobre a ira. Eles dizem que a ira é pecado. Irar-se não é pecado (Confira: Efésios 4.26). A ira é um sentimento dado por Deus, que junto à adrenalina capacita o ser humano à autodefesa e defesa de terceiros. Compete a cada um usar a ira junto com o autocontrole. Ao controlar-se quem está irado não peca.

Outra turma de leitores da Bíblia, interpretam de maneira errada Tiago 1.19: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." O texto bíblico diz que não convém ser precipitado em momentos que a raiva está aflorada. Mas muitos usam o versículo para protelar os compromissos de tomadas das decisões mais importantes, parecem usar Tiago 1.9 para não ir à luta, para permanecer em posição confortável, não parecer antipático aos malfeitores porque deles pode receber alguma espécie de benefício.

Discernimento

Muitas pessoas pensam que o exercício da mansidão é comportar-se como frouxo. Ledo engano. "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" - Provérbios 24.10. Ser manso é ter a sabedoria para agir ou parar de agir no momento ideal.

De fato, falar muito não é uma virtude. E do outro lado, silenciar quando é necessário marcar posição é um hábito a ser corrigido.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." - Provérbios 25.11.  A sabedoria divina nos recomenda discernir os momentos corretos de abrir e fechar a boca (Eclesiastes 3).

Acredito que o mundo está cheio de cristãos emudecidos, que se negam a se pronunciar em assuntos relavantes para a nossa geração. Deveria haver mais vozes de lideranças cristãs evangélicas se posicionando contra o aborto, por exemplo. Essas vozes, com certeza, teriam apoio nacional, não ficariam sozinhas.

E.A.G.

Um comentário:

Nal Pontes disse...

Muito edificante essa reflexão uma verdadeira doutrina. Que possamos aprender que devemos perdoar por que é um mandamento não um desejo. Fica na paz a paz do Senhor Jesus.