Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de janeiro de 2013

A morte do Pr. João Kolenda Lemos

Por Eliseu Antonio Gomes 

João Kolenda Lemos, nascido em 18 de Dezembro de 1922, partiu para descansar eternamente nos braços do Senhor na sexta-feira do dia 28 de Dezembro de 2012. às 15h05. No momento de sua ida ele estava em Pindamonhangaba - SP.

Apesar de ser homem de costumes simples, era profundo conhecedor das Escrituras Sagradas e cultura geral. Estudou Teologia no Central Bible College (CBC) em Springfield – Missouri (EUA) nos anos de 1946 a 1950.

Exerceu 71 anos de ministério pastoral nas Assembleias de Deus. Dedicou-se à obra missionária no Brasil por toda sua vida. Entrou para a história do movimento pentecostal brasileiro como uma das principais lideranças na área de ensino teológico. Em 1958, ao lado de sua esposa Ruth Doris Lemos, missionária norte americana, fundou o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD).

Kolenda trabalhou na Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) no período de 1951 até 1955. Também cooperou com o missionário Lawrence Olson no início do programa de rádio Voz das Assembleias de Deus. Estava viúvo, a esposa havia falecido em 2009. Deixou três filhos, oito netos e três bisnetos. 

Seus filhos estão envolvidos na obra de Deus. Mark Jonathan é pastor e junto com sua esposa Helba Galvão Lemos, atual diretor do IBAD; Rebekah Câmara, casada com o Pr. Samuel Câmara, é conferencista, produtora e apresentadora de tevê na Rede Boas Novas; e Rachel Santos, juntamente com seu marido Cláudio Rogério, são pastores na AD em Manaus e também apresentadores de programas de tevê pela RBN.

O velório de Kolenda ocorreu em 29 de Dezembro na sede da IBAD, em Pindamonhangaba (SP) a partir das 9 horas, seguido de um culto de celebração à vida às 14 e sepultamento de corpo às 16 no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Eliseu,

entre tantas coisas que falamos do pastor Kolenda, registro um que falei ao twitter e que representa bem o ministério e vida deste heroi da fé:

"A vida do Pr. João Kolenda Lemos nos mostra que o levar a mensagem da cruz é simples e objetiva. Não precisamos de tanta parafernália gospel".

Bom seria se todos seguissem este exemplo de simplicidade e e objetividade.

Forte abraço e feliz 2013!