Objetivo

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Fotografia. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Select the language

Arquivo | 13 anos de postagens

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CPAD - EDB 2012 - 4º trimestre- Os Doze Profetas Menores

No quarto trimestre de 2012, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus disponibiliza estudos bíblicos sobre Os Doze Profetas Menores, com comentários de Ezequias Soares, graduado em línguas orientais e profundo conhecedor do hebraico; biblista do pentecostalismo brasileiro e autor de diversos livros; Mestre de Ciências das Religiões e membro da Comissão de Apologética da CPAD; líder da Assembleia de Deus em Jundiaí - SP.

O blog Belverede pretende publicar 13 artigos acompanhando as 13 matérias de Lições Bíblicas - Os Doze Profetas Menores, e assim colaborar com alunos e professores que fazem uso da revista em apreço.

Os Doze Profetas, ou Profetas Menores, ou ainda Livro do Doze é como se costuma chamar os últimos doze livros da coleção de livros da Tanack – texto massorético: a lista dos livros que compõem a Bíblia Hebraica. O nome também é referência aos doze escritores desses livros.

O termo "menor" não é referência ao grau de importância, mas apenas ao tamanho. O Livro  de Obadias, o mais longo deles, tem apenas quatorze capítulos. Essas pequenas obras literárias são preciosíssimas, pois são composições realizadas sob inspiração do Espírito Santo.

As obras e seus escritores são comumente estudadas juntas. A disposição da ordem desses livros na Bíblia hebraica e na Bíblia cristã – que segue a Septuaginta - difere um pouco. Amós, Miquéias, Joel, Obadias e Jonas estão colocados em posições diferentes.

Nota-se que por trás de cada livro existe um núcleo original da tradição profética, que pode ser atribuído à figura após a qual recebeu o nome. A exceção é o Livro de Jonas, um trabalho anônimo.

Em geral, cada livro inclui três tipos de material:

• Material autobiográfico na primeira pessoa, alguns dos quais podem voltar para o profeta em questão;
• Materiais biográficos sobre o profeta na terceira pessoa - que demonstra que a coleta e edição dos livros foram completados por outras pessoas que não os próprios profetas;
• Discursos dos profetas, geralmente em forma poética e outros estilos, como provérbios, gestos simbólicos, hinos, oração, narrativa de visão, descrição de julgamentos divinos contra as nações.

As linhas-mestras das mensagens dos livros:

1 - Juízos contra Israel: Oséias; Amós; Miquéias; e Joel;
2 - Juízos contra as nações: Obadias; Jonas; Naum;
3 - Salvação de Israel: Habacuque; Sofonias; Ageu, Zacarias, Malaquias.

E.A.G.


2 comentários:

Pra. Kelly Cristina Cardoso disse...

Temos muito a aprender com os profetas menores!
Que a sede pelo conhecer e pelo crescimento espiritual venha inundar os corações dos cristãos a cada dia!!!

alexandre tavares disse...

a paz do senhor jesus,amados(as) fiquei maravilhado em encontrar esse bloq,uma exelente iniciativa que o senhor possa continuar iluminando sua brilhante ideia,aqui desde españa e maravilhoso tener ese material,pois normalmente tenemos solamente as revistas que foram traduzidas para o español e nao sao atuais,sou professr de escola biblica,e seguirei orando ao senhor para que surja mais iniciativas como essa,para inrrequicimento de noso conhecimento biblico e para op crescimento da igreja do senhor que tanta nescessita nesses ultimos dias,o propio senhor disse:O MEU POVO PERESSE POR FALTA DE CONHECIMENTO,querido irmao elizeu DEUS TE BENDIGA EN TUDO QUE HAGA E QUE EL SEA O TU UNICO OBJETIVO,Y QUE TUS MANOS SIGA SIENDO ESA BENDICION QUE YA ES,UN SALUD EN CRISTO JESUS NUESTRA ESPERANZA.