Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 16 de setembro de 2012

Bolsa Família: barganha institucional em busca de votos?

É importante refletir, e ao fazer isso respeitar o opinante com pensamento diferente. Mesmo que eu não concorde com tudo o que o outro diz, preciso manter o respeito pelo direito dele de dizer o que pensa.

Muitos dizem que política não se discute, mas somos livres para opinar. As opiniões são diversas e estar cheio de disposição, abordar o assunto com contundência, se não extrapolamos para o lado da paixão fanática, tudo bem. A crítica sensata se expande dentro da medida certa. 

Muitos alegam que os cristãos não deveriam levantar bandeiras políticas, outros, afirmam exatamente o oposto. Eu digo que se há tanta corrupção no meio político, é porque a maioria dos políticos não são pessoas que amam a Deus de verdade. O cristão verdadeiro não se corrompe com o meio em que está, mas o transforma por ser sal e luz neste mundo.

Exercer política não é uma prática que deve ser desprezada pelo cristão. Como eleitor, deve fazer análises e usar a urna como uma arma letal contra os corruptos e um trampolim aos honestos. É preciso ser criterioso, ter critério para não esquecer que é um cristão ao expressar-se através do voto.

Os pobres recebem dinheiro do projeto Bolsa Família . Não é preciso dizer que é dever, não é favor, o governo socorrer o cidadão necessitado. Mas, será que os beneficiados tendem a pensar que o valor recebido seja uma caridade e que precisam ser gratos com o governo Dilma e demonstrar gratidão com o voto? O projeto Bolsa Família seria moeda de troca que a classe C aceita para dar o voto ao PT? Os eleitores do PT se deixam comprar pelo dinheiro que é distribuído? Seria o projeto Bolsa Família uma espécie de barganha de votos?

Fico pensando comigo naqueles eleitores que são analfabetos e semianalfabetos, se eles confundem o seu direito e o seu dever. É uma pena dizer... A maior parte dos votos de evangélicos que a presidenta Dilma Rousseff recebeu veio do norte e nordeste brasileiro. Lá, a população é mais simples, mais pobre e menos instruída; gente com pouca informação. Eles são pessoas com menos discernimento político do cenário em que vivemos - sei que não são todos nessa condição. Grande parte dos leitores da classe C não é acostumada a se informar por revistas e jornais. Eles assistem apenas TV. A maioria ainda não possui computadores em casa. Estão reféns da mídia, cujos donos são os coronéis da política – gente com o monopólio da concessão de televisão, que usa o meio de comunicação como ferramenta para fins eleitorais. Assim, recebem informações tendenciosas, meias verdades ou mentiras descaradas.

Parte dos crentes nortista e nordestino considera que os governos de Lula foram bons para as regiões do norte e nordeste do Brasil, promovendo o fim da desigualdade social e amenizando o sofrimento deles. Parece que não levam em consideração as práticas do PT que confrontam o ensino de Cristo, quanto ao casamento e aborto. Votar no PT por causa do projeto Bolsa Família, desprezando a questão do plano de Deus para a família e desprezar a questão vida uterina, é o mesmo que trocar a salvação por um prato de lentilhas.

Para escolher governantes é necessário conhecer bem quem são eles. É preciso possuir informações suficientes sobre os partidos políticos. Não se deixar induzir por notícias incompletas, sempre analisar as campanhas transmitidas no horário eleitoral. O horário eleitoral é horário de muita fantasia, quando as peças publicitárias dão brilho aos que não têm brilho próprio.

Diferente do que diversos eleitores beneficiados pelo projeto Bolsa Família acreditam, o Lula não é o dono da ideia da distribuição do benefício. Ele CRITICOU a ideia quando viu o PSDB executá-la. Mas, quando virou presidente, passou a praticá-la também. Não sou contra o socorro aos mais pobres, sou contrário a quem queira votar no PT por causa do dinheiro que recebe, e do governante que faça uso dele para angariar votos. 

Ninguém deve vender seu voto!

E.A.G.

8 comentários:

Alessandro Cristian disse...

Resposta à questão em epígrafe: sim!
Não creio que políticos coloquem o povo em primeiro lugar.
É apenas uma releitura do "panis et circensis".

CLEUZA disse...

Na minha opinião o que o povo brasileiro precisa é de salário, assistência médica,odontológica, e social, educação, moradia e tudo o que possa proporcionar uma vida digna e que o Estado tem o compromisso de prover.
O salário família mascara mas não provê essa necessidade.
Infelizmente, o Brasil está dividido em castas. A casta daqueles que pagam impostos e a casta dos políticos privilegiados com salários diretos e indiretos astronômicos e aposentadoria diferenciada.
Enquanto o desvalido recebe uns tostões que não suprem sua necessidade nem de alimento, a Revista Época noticia os salários astronômicos dos funcionários públicos à serviço dos nossos governantes e parlamentares.
Nossos parlamentares legislam em causa própria e concedem a si privilégios cada vez mais onerosos para os cofres públicos, enquanto fazem leis que tornam cada vez mais pesada a sobrevivência do trabalhador.
A hora é agora. Precisamos de uma revelação divina para dar nosso precioso voto em quem realmente possa cuidar dos nossos interesses, enquanto povo. Uma Nação é verdadeiramente forte quando seus governantes se compadecem de verdade do seu povo.
Quando o justo governa o povo se alegra.

Unknown disse...

A verdade é que todo mundo sabe o que o Brasil precisa, mas no final, votam de qualquer jeito e ficam 4 anos reclamando da vida. O problema deste país não é o PT, antes fosse. O problema é a inércia de um povo. O fato de nordestinos votarem no PT não é falta de discernimento, mesmo porque estes mesmos nordestinos vão pra São Paulo e são tratados como lixo, como escória da sociedade pelos “discernidos paulistas”. A verdade é que o Lula deu muita dignidade ao povo nordestino, quer queiram, quer não queiram, o país mudou e, mudou pra melhor e isso não foi conseguido pelo gênio FHC de São Paulo, foi conseguido por um operário nordestino, não se esqueça deste detalhe. Antes que pensem já digo de antemão, que não estou querendo defender o PT, o mensalão, a corrupção, mas só apontar o PT como a solução dos problemas deste país é muito evasivo. Quais são os filhos de Deus que devem receber o nosso voto? Nordestino vota naquilo que é melhor pra eles, assim como todo e qualquer povo. O salvador chama se Jesus Cristo e, podem ter certeza, Este não será encontrado nas urnas. Pra quem tem a mesa farta é fácil falar em assistencialismo, mas pra quem não tem...

Política se faz todos os dias e, não de 4 em 4 anos!

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Mateus 5:6

Grande Abraço

Ev. Fernandes M. Silva disse...

Acredito que como tudo no nosso Brasil tem um Preço, assim também as obras de ação "social" que quando criadas não visam o bem em comum do povo sofrido do nosso querido país.
a intenção dos governantes sempre é se auto promover e garantir sua reeleição, além de garantir com essas obras uma pose de mocinho bem intencionado, na foto tirada pela imprensa que divulga o feito.
O povo é visto como uma oportunidade de projeção, e garantia de estabilidade no poder.

Luis Afonso disse...

É bem verdade que esses projetos assistencialistas, como o bolsa escola e outros são paliativos. Mas é bem verdade que em outros governos nem isso existia, ou se existiam de forma bem menor do que agora. A prova disso foi a permanência do governo que os colocou. Os governos anteriores também trataram as questões religiosas com o mesmo descaso em que partidos aliados ao pt tratam. Nasci e me criei na região sudeste (Rio de Janeiro) e hoje moro no Estado do Rio Grande do Norte. Quanto a nós cristãos, acima de toda ciência "cidadânica" nos é necessário ensinar a palavra de Deus. Tomando Deus a direção, quem não tinha interesse por nada passa ter. Interesse de estudar, conhecer, avaliar e assim por diante.

Leandro Tubino disse...

Depois de viver os poucos anos que até agora vivi (pela misericórdia de Deus 42 anos) cheguei à seguinte conclusão: Política na igreja não serve para absolutamente nada, a não ser para atrasar a obra. Secularmente falando, é lógico que o cristão deve tomar posição quanto ao destino do seu voto, até porque tem a obrigação de exercer seu direito de votar. Este voto pode ser inclusive um voto em branco, caso os futuros representantes do povo estejam em desacordo com os três princípios básicos do direito,
ou seja, tenham cometido ilicitudes,sejam imorais e façam qualquer coisa a qualquer custo para alcançarem seus objetivos e principalmente se estiverem em oposição à palavra de Deus. O PT no papel é quase perfeito, na prática, foi a maior quadrilha que vi tomar o poder. É lógico que o bolsa família para mim é uma barganha política, mas para aquele que esteve por décadas no serrado, esquecido, sem ter quem socorra, de uma hora para outra tornou-se uma "benção". Portanto é difícil martelar sem colocar-se no lugar do outro. O fato é que nenhum político, por maior que seja o seu cargo, por maiores obras que tenha, não levará nada para a eternidade. O que vale mesmo é ser um militante de Jesus Cristo, pois esse realmente é digno de governar.

Leandro Silva Tubino
www.redefiel.net

Um abraço a todos os irmãos e leitores.

João Guilherme disse...

Deus não vai mover uma palha se quer naquilo que é de responsabilidade nossa, principalmente quando dizemos que somos salvos por Jesus Cristo.
Por isso, por não aceitar este desgoverno que o Brasil vem passando há mais de 10 anos e pela perseguição aos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso, criei há 4 dias uma Petição Pública direcionada ao Ministério Público Federal, que convoque o ex-presidente Lula que venha explicar aos brasileiros, como ele conseguiu em dois mandatos acumular 2 bilhões de dólares, segundo a revista norte americana Forbes.
Se você quiser assiná-la o endereço é: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N28943 é só clicar no link, e preencher alguns campos, é só isso, é fácil não!! Vamos lá!
Depois daremos mais respostas a este partido que se dizia dos trabalhadores mas, que persegue ex-trabalhadores aposentados, já nestas eleições Municipais e nas Majoritárias de 2014.

Pr Antonio disse...

Eu creio que são as duas coisa, pode ter a boa intenção aliada com a má. Não gosto de nada que se relacione com assistencialismo puro e simples, sem um propósito de ajudar a crescer. Temos que dar a vara e ensinar a pescar o que não é o caso do bolsa família que distribui dinheiro por fazer uma coisa que deveria ser feita com consciência e não por interesse.Mas acaba servindo ao objetivo que é prender as crianças na escola, então devemos ter o cuidado para julgar ninguém se engane não existe aí uma vontade social pura e simples.