Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 31 de julho de 2012

EBD 2012 (CPAD) - terceiro trimestre - lição 5: A despensa vazia

A revista Lições Bíblicas para escola dominical (CPAD), dirigida aos jovens e adultos no terceiro trimestre de 2012, aborda o tema Vencendo as Aflições da Vida - Muitas são as Aflições do Justo mas o Senhor o Livra de Todas, cujos comentários são de autoria de Eliezer de Lira e Silva. Todo o conteúdo dela trata de problemas e de superações, lembra a todos que o cristão ao viver na fé é mais que vencedor em Cristo Jesus.

Recentemente, publiquei aos leitores do blog Belverede o texto Lições Bíblicas para Alcançar o Sucesso. Neste texto eu lembro que a Palavra de Deus não enaltece a pobreza, apenas menciona a existência dela como um mal.

Salomão, ao escrecer o livro de Provérbios comparou a pobreza de maneira bastante negativa. A pobreza é comparável ao malandro (6.11), vagabundo (24.34) e ao opressor pobre que oprime aos pobres (28.15). Creio que ninguém deseja ser companheiro do "malandro", do "vagabundo" e nem do "opressor".  "Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age." - Esdras 10.4.

Abordando o assunto escassez entre os cristãos, o apóstolo Paulo foi bastante enfático:

Sobre a falta de vontade de ir à luta: "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também" -  2 Tessalonicenses 3.10.

Sobre os cuidados que os familiares devem ter com o cristão necessitado de socorro: "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.  (...) Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (...) Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas." - 1 Timóteo 5. 3-4, 8, 16.

No caso de viuvez de mulheres brasileiras e de problemas de saúde que impossibilite qualquer trabalhador de sustentar-se por conta própria, é importante lembrar que o governo do Brasil fornece socorro para cidadãos nessas situações. As viúvas são favorecidas com pensões e o trabalhador com o auxílio-doença e posterior aposentadoria.

Deus trabalha no campo das impossibilidades. O cristão em aflição deve enfrentar as lutas fazendo todo o possível com dedicação para superar a adversidade, essa é a competência do ser humano diante de problemas como a despensa vazia. Enquanto é possível emprender esforços o Senhor nos acompanha observando, e se as possibilidades de lutar se extinguirem, Ele prontamente age em favor do aflito.

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados." - Salmos 72.12-13.


E.A.G.

Um comentário:

Regina Helena disse...

“Ah, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado...” (Sl 124.1-2)
Os discípulos se perguntavam: “Quem é este?” Ele é o Senhor dos ventos, do mar, de nossas vidas, de nossa história. É o Deus todo poderoso que conhece a nossa luta, que sabe o tamanho dos nossos medos, das nossas necessidades.
O nosso barquinho pode até balançar, vazar um pouco de água, mas não afundará porque o Senhor dos Exércitos está conosco!
Parabéns pelo blog. Deus o abençoe,

Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/09/ta-dificil-demais.html