Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 31 de julho de 2012

EBD 2012 (CPAD) - terceiro trimestre - lição 5: A despensa vazia

A revista Lições Bíblicas para escola dominical (CPAD), dirigida aos jovens e adultos no terceiro trimestre de 2012, aborda o tema Vencendo as Aflições da Vida - Muitas são as Aflições do Justo mas o Senhor o Livra de Todas, cujos comentários são de autoria de Eliezer de Lira e Silva. Todo o conteúdo dela trata de problemas e de superações, lembra a todos que o cristão ao viver na fé é mais que vencedor em Cristo Jesus.

Recentemente, publiquei aos leitores do blog Belverede o texto Lições Bíblicas para Alcançar o Sucesso. Neste texto eu lembro que a Palavra de Deus não enaltece a pobreza, apenas menciona a existência dela como um mal.

Salomão, ao escrecer o livro de Provérbios comparou a pobreza de maneira bastante negativa. A pobreza é comparável ao malandro (6.11), vagabundo (24.34) e ao opressor pobre que oprime aos pobres (28.15). Creio que ninguém deseja ser companheiro do "malandro", do "vagabundo" e nem do "opressor".  "Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age." - Esdras 10.4.

Abordando o assunto escassez entre os cristãos, o apóstolo Paulo foi bastante enfático:

Sobre a falta de vontade de ir à luta: "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também" -  2 Tessalonicenses 3.10.

Sobre os cuidados que os familiares devem ter com o cristão necessitado de socorro: "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.  (...) Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (...) Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas." - 1 Timóteo 5. 3-4, 8, 16.

No caso de viuvez de mulheres brasileiras e de problemas de saúde que impossibilite qualquer trabalhador de sustentar-se por conta própria, é importante lembrar que o governo do Brasil fornece socorro para cidadãos nessas situações. As viúvas são favorecidas com pensões e o trabalhador com o auxílio-doença e posterior aposentadoria.

Deus trabalha no campo das impossibilidades. O cristão em aflição deve enfrentar as lutas fazendo todo o possível com dedicação para superar a adversidade, essa é a competência do ser humano diante de problemas como a despensa vazia. Enquanto é possível emprender esforços o Senhor nos acompanha observando, e se as possibilidades de lutar se extinguirem, Ele prontamente age em favor do aflito.

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados." - Salmos 72.12-13.


E.A.G.

Um comentário:

Regina Helena disse...

“Ah, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado...” (Sl 124.1-2)
Os discípulos se perguntavam: “Quem é este?” Ele é o Senhor dos ventos, do mar, de nossas vidas, de nossa história. É o Deus todo poderoso que conhece a nossa luta, que sabe o tamanho dos nossos medos, das nossas necessidades.
O nosso barquinho pode até balançar, vazar um pouco de água, mas não afundará porque o Senhor dos Exércitos está conosco!
Parabéns pelo blog. Deus o abençoe,

Regina Helena
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2011/09/ta-dificil-demais.html

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.