Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 4 de julho de 2012

1 Coríntios 15.33 proíbe conversar?

Está escrito: "Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes" - 1 Coríntios 15.33.

Algumas pessoas confundem "conversações" e "conversas" e interpretam errado o texto bíblico em apreço. Baseados na interpretação equivocada ponderam e afirmam, orientando errado, que não convém um crente conversar com quem não é crente em Deus.

Conversação não é o mesmo que conversa. Em uma conversação há conversa, mas nem em todas as conversas há conversação.

Conversação é fazer tratos, combinações, empenhar a palavra. Ou seja, fazer isso com descrentes corrompe os bons costumes cristãos porque os acordos com essa gente quase sempre ferem o Evangelho, geram conflitos de difíceis soluções. 

Em outro trecho bíblico, 2 Coríntios 6.14, está escrito que não devemos manter jugo desigual com os incrédulos. Ou seja, manter a conversação com descrentes no âmbito de namoros, casamentos e sociedade nos negócios. 

O jugo é o mesmo que andar lado a lado, em convivência próxima, tal qual os animais carregam as cangas no campo, arando a terra. Não se deve colocar presos na mesma cangao o burrinho e o cavalo, o boi e o cavalo, pois possuem índoles distintas, tamanhos e forças diferentes. O cristão evangélico deve escolher conviver com pessoas que possuem a mesma fé, os mesmos objetivos, a mesma doutrina. 

Ao estar em relacionamento próximo com gente que crê igual a nós a nossa vida é mais tranquila.

Evitemos as más conversações, os jugos desiguais. Nada disso impede que mantenhamos vida social, que haja conversa com os não cristãos, um laço de amizade. Aliás, é pela conversa que fazemos o trabalho de evangelização. 

E.A.G.

Nenhum comentário: