Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Paulo e o dualismo da carne versus o espírito

Salmo 51.10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto" - Salmo 51.10.

A alma, sede do conhecimento e vontades, vai de encontro à vontade de Deus. É dificil compreender quem negue a existência da oposição da carne ao espírito, se isso está tão claro nas Escrituras Sagradas.

Será que os tais conscientemente fecham os olhos para a obviedade da vida e querem abraçar o ridículo?
"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado."
Romanos 7.14-25

Nenhum comentário: