Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Critérios bíblicos para ser um pastor, presbítero ou evangelista

Por João Paulo Mendes

A Bíblia estabelece em Tito vários critérios para a constituição de obreiros sobre a igreja, pois é em tal epístola que Paulo dá a Tito o dever de consituir presbíteros [ bispos ], na cidade de Creta. É bem certo que a referida carta trata de outros temas, mas fica claro na mesma que o Apóstolo pontua requisitos indispensáveis para que o aspirante ao episcopado seja separado para tal.

A partir do versículo 5 até o 9, do capítulo primeiro, relacionemos os quesitos, pois para Paulo o obreiro deveria ser:

- irrepreensível;
- marido de uma só mulher;
- que tenha filhos crentes, que não são acusados de dissolução, nem insubordinados;
- não arrogante;
- não irascível;
- não dado ao vinho;
 - não violento;
- não cobiçoso de torpe ganância;
 - hospitaleiro;
- amigo do bem;
- sóbrio;
- justo;
- piedoso;
- que tenha domínio de si;
- apegado à Palavra Fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

 Há ainda outra relação em 1Tm 3.1-13, vários itens lá listados também estão em Tito, mas citemos alguns dos pontos que não são comuns:

- que não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça...;
- ... é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora...

O motivo do post não é para questionar como estão sendo constituídos obreiros hoje, mas para que você pense, medite, leia os textos apontados e examine se deseja mesmo ser um obreiro na casa de Deus.

Os critérios estabelecidos são divinos, e se você se importa mesmo com o Reino, se deseja ardentemente que os rumos daquilo que está desajustado seja ordenado, se critica muito e "sonha" com uma igreja reavidada, comece por aplicar estes conceitos à sua vida.

Por fim, "fiel é a Palavra, se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja", (I Tm 3.1).

Fonte: Blog do JP

Artigo postado originalmente com o título "Você Pensa Ser Pastor, Presbítero, Evangelista..."

5 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Caro irmão Eliseu, paz do Senhor.

Obrigado pelo comentário e por compartilhar o post.

Espero poder voltar a publicar com regularidade no blog, seu comentário vai ajudar a empenhar-me um pouco mais.

Em Cristo.

António Je. Batalha disse...

Navegando pelos blogs encontrei o seu, me deixou maravilhado pelo que escreve, também é uma bênção para mim. Gostei de poder encontrar seu blog e poder ver e ler o que está a escrever, e pela escrita, pode-se notar seu amor para com o próximo, e para com O Senhor Jesus. Que Jesus continue a derramar Sua bênçãos sobre sua vida. Obrigado e as maiores bênçãos de Deus para si e família. António Batalha.

Anônimo disse...

a paz do Senhor irmão eliseu,
estava precisando destas passagem
biblicas(tm,3,1-tt,1,5 ao16)pois estou me preparando para ser obreiro .se puder ta me enviando está postagem fico grato.(andrerei2003@yahoo.com.br)facebook andre reis.a paz do SENHOR.

Marjory A. Barbosa disse...

A paz de Cristo, sou esposa de um Presbítero que exerce função pastoral no ministério, e todo o tempo convivo com os desafios que ele tem enfrentado para seguir a Palavra do Senhor, apesar do mundo,, de certa forma ,estar invadindo os pupitos.

http:marjoryartes.blogspot.com

Nete Santos disse...

Um otimo tema a se discultir, pois sabemos que hoje as coisas estao muito dificies nas igrejas, o que ms se ver é pstor falando do Ministéiro dos outros a ai a coisa fica ms complicada ainda, creio que o nosso dever é amar o proximo como a nós mesmos....e a pregar o evangelio de Jesus Cristo até aos cnfins da terra.