Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jesus manda odiar pai e mãe?


"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" - Lucas 14.26.

Não existem contradições na Bíblia Sagrada. Jesus não pregou o ódio no ambiente familiar ao dizer que o cristão deveria aborrecer (odiar em algumas versões) seu pai e sua mãe, irmãos e filhos.

Na literatura, esse tipo de recurso linguístico é chamado de hibérbole, quando uma afirmativa é levada ao extremo. Neste caso, houve contraste do amor com o ódio, em claro objetivo de ênfase.

A Bíblia usa com frequência essa figura literária (Provérbios 13.24; 29.24).

Nesta passagem, Jesus nos alerta que o primeiro e maior mandamento é amar a Deus de todo coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento (Mateus 23. 37-38).  Por mais que amemos  defendamos nosso cônjuge e nossos familiares, a até a nossa própria vida, não deve haver ninguém a quem amemos mais do que a Deus. Ninguém mais deve assunir a prioridade em nossa vida. Elevar o amor por qualquer outra pessoa acima de Deus (incluindo nosso amor próprio) é idolatria.

E.A.G.

Consulta: Bíblia Evangelismo em Ação, edição 2005, Editora Vida.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.