Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Obama apóia casamento gay

Presidente norte-americano declara apoiar casamento homossexual, após ter se mostrado contrário.

A campanha presidencial nos Estados Unidos está acirrada, e por motivação política, num gesto de desespero, Obama busca novos  patrocinadores.

Uma pesquisa do Gallup divulgada em 8 de Maio, indicou que 50% dos americanos acreditam que casamentos entre pessoas do mesmo sexo devem ser reconhecidos por lei como válidos. E 48% afirmaram que tais casamentos não devem ser legalizados. Outra pesquisa, promovida pela CNN / ORC, feita no final de Março, indicou que o eleitorado considera o assunto casamento gay de menor importância para o país, que existem muitos outros temas que merecem receber atenção.

A declaração de Obama é uma resposta aos ativistas gays, um sinal amigável, um gesto de "olá". Era isso o que eles desejavam e o pressionaram com a intenção de comprá-la. Satisfeitos, condição atingida, agora colocarão dinheiro nos cofres de sua campanha ao segundo mandato presidencial.

Para justificar a mudança de pensamento e passar a ideia de que é coerente em suas atitudes, o presidente Obama anunciou, em entrevista à jornalista Robin Roberts do programa Good Morning America, transmitido pela televisão ABC - a entrevista irá ao ar hoje -, um longo processo de conversas com o vice-presidente Joe Biden, membros de sua equipe, membros do ativismos homossexual e de lésbicas, e sua esposa e filhas, e que a conclusão foi que considera correto casais do mesmo sexo casarem-se. "Tinha hesitado sobre o casamento gay, em parte por pensar que as uniões civis bastavam, era sensível ao fato de que para muitas pessoas o assunto casamento está ligado às fortes tradições e crenças religiosas" - declarou Obama.

Este tipo de anúncio é único por parte de uma pessoa no posto de presidente dos Estados Unidos. E surgiu como contraponto ao anúncio do candidato de oposição na campanha presidencial, Mitt Rommey, que disse: "Eu acredito que o casamento é uma relação entre um homem e uma mulher." Além disso, declarou aceitar a união civil de homossexuais e considerar que ela atende às necessidades dos homossexuais.

A declaração de Obama também deve ser por indignação. Na terça-feira, o estado da Carolina do Norte votou contra o casamento gay em seu território, estabelecendo o status de pessoas do mesmo sexo casadas como insconstitucional, o casamento já era proibido por lei estadual. Os defensores da medida recorreram à emenda constitucional, argumentando que era necessário para afastar os futuros desafios legais.  Na entrevista, o presidente afirmou que respeita o conceito de o estado decidir por conta própria sobre esse assunto, mas que pensa que essa decisão é discriminatória.

A previsão feita sobre os valores a receber à mais no caixa de campanha de Obama, vindo dos ativistas homossexuais, representa um terço do total normalmente arrecadado. Mas dinheiro não é tudo. Resta saber se o eleitorado votará em candidato claramente vendido.

E.A.G.

2 comentários:

Nete Santos disse...

Com muita certeza e clareza vimos que OBAMA fez essa declaração só visando sua posição politica que pena......por ele não saber lidar com esta questão sem que venha contra a vontade de Deus. Cada pessoa é responsavel pelos os seus atos nesta terra.....não cabe a nós a termos ou fazer acepção das pessoas mas que cada um viva como achar melhor.Que Deus ilumine a todos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Nete.

Eu tenho a impressão que essa declaração de Obama custará a sua reeleição. E se eu estiver certo em pensar assim, será um grande vexame para ele, pois é uma tradição que o presidente exerça dois madatos.

Abraço.