Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 12 de maio de 2012

O erro de Moisés


Charton Heston interpreta Moisés em Os Dez Mandamentos, superprodução cinematográfica dirigida por Cecil B. DeMille em 1956.

A vida de Moisés tem muitas lições importantes para nosso viver cristão. Mas, como todos os personagens bíblicos - exceto Jesus - a vida dele tem seus altos e baixos.

Quando ainda bebê, Moisés foi encontrado e considerado filho de uma mulher que não era a sua mãe. A filha de faraó quis ser sua mãe adotiva. Ele não teve contato direto com cultura hebraica durante a juventude, absorveu a cultura egípcia através da educação recebida na rotina do palácio no Egito.

O que eu acho impressionante na vida dele é a repetição da situação que sua família havia vivido durante sua infância, com a presença inexpressiva do pai biológico. Quem foi o pai de Moisés? Anrão (Êxodo 6.20). Não sabemos quase nada sobre ele, não consta a informação sobre suas atitudes. As páginas bíblicas não dizem haver criado seus irmãos Araão e Miriam, se foi bom companheiro de sua mãe, Joquebede. Talvez, a ausência possa ter sido involuntária, causada pela morte.

Em Êxodo 18 o sogro de Moisés, Jetro surge enviando-lhe a filha Zípora (esposa de Moisés) e seus dois filhos (filhos de Moisés). Neste capítulo, está claro que Moisés era marido e pai ausente. Assim como parece ter sido ausente o seu próprio pai.

Jetro traz a filha, que estava longe da presença do marido. E com ela os dois filhos dela. Imagine o sofrimento das crianças longe dos pai... Não temos a narrativa de um afeto de Moisés à sua família no momento do reencontro. Temos a informação que no outro dia Moisés passa a julgar o povo, quando recebe uma repreensão de Jetro, que o vê ignorando a filha e os netos, pedindo que ele delegue autoridade para outros e assim consiga encontrar tempo disponível para estar com a sua família. Com certeza, o instrui dessa forma objetivando que retome às funções de marido e pai.

E.A.G.

Nenhum comentário: