Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 8 de março de 2012

EBD Albertina Malafaia

Ao lado do Pr. Antonio Gilbeto, Albertina
Malafaia lançou as bases da EBD na editora
Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
Por Albertina Malafaia

A importância da Escola Dominical
Entende-se por Escola Dominical (E.B.D.) o departamento da igreja responsável pela educação cristã, com ênfase no ensina da Palavra de Deus.
.
O primeiro Mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Deuteronômio 6.7-9).
.
Com o passar do tempo, o encargo da Lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes (Deuteronômio 24.8) e dos profetas (Isaías 6.8-10; Jeremias 11.1-4). Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo (2 Crônicas 17.7-9).
.
Nos dias de Jesus, não faltou ensino, pois Ele mesmo se preocupou não somente em ensinar (Mateus 4.23), mas também em preparar pessoas que dessem continuidade ao Seu ministério (Mateus 28.19-20).
.
Mesmo sendo uma instituição moderna, a Escola Bíblia Domonical tem seus fundamentos num passado distante, registrado no Antigo Testamento, como podemos ver nos relatos de Esdras e Neemias ensinando o povo (Neemias 8.1-9).
.
O ensino da Escola Dominical é ministrado com o intuíto de alcançar um resultado tríplice:
.
• ganhar almas para Jesus;
• promover o crescimento e desenvolvimento do cristão;
• preparar obreiros paraa Seara do Mestre.
.
Tal ensino é oferecido de modo sistemático e gradativo, por meio de métodos e técnicas apropriadas, respeitando as necessidades, limitações e a capacidade de cada faixa etária, quer se trate de crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos.
.
Como agência de formação religiosa, a E.B.D. deve estar devidamente equipada, tanto no que se refere ao corpo docente e ao segmento responsável pelo material didádico de apoio como também ao aspecto logístico.
.
A educação cristã deve ser um assunto que ocupe lugar cativo na mente e no coração de todos os cristãos, para que se tornem alunos assíduos.

Mais do que qualquer outra época, atualmente é imprescindível que o cristão sinta interesse em aumentar os seus conhecimentos bíblicos, a fim de possuir condições  não só para enfrentar dificuldades e adversidades, mas principalmente para triunfar sobre o pecado que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12.1b).

Em certa ocasião, o próprio Jesus criticou os fariseus dizendo-lhes que, por falta de conhecimento das Escrituras, eles eram levados a erros (Mateus 22.29).

O mesmo acontece em nossos dias. A falta de conhecimento sobreo Senhor Jesus leva muitos a negarem a fé, e um grande número é conduzido pelo caminho da perdição. Mas a Bíblia nos ensina: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8.32).

Seja, pois, um aluno permanente da Escola Dominical, onde, certamente, você se apropriará de conhecimentos importantes que trarão benefícios não somente nesta vida, mas também para a vida eterna com Jesus Cristo, Senhor nosso.

Fonte: Revista Fiel, ano 7, nº 79, Dezembro de 2011.

Albertina Lima Malafaia é psicóloga, pedagoga, bacharel em teologia e professora da EBD.

Nenhum comentário: