Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de março de 2012

EBD 2012 Jesus Cristo glorificado


Por Eliseu Antonio Gomes

Este artigo objetiva servir de subsídio aos cristãos que fazem uso do material pedagógico da CPAD, Lições Bíblicas da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, criada para o 2º trimestre de 2012, cujo título é “As Sete Cartas do Apocalipse: A Mensagem Final de Cristo à Igreja”, que tem como comentárista o Pr. Claudionor de Andrade.

No entanto, o conteúdo também se encaixa aos crentes  que não estão vinculados ao estudo  bíblico sistemático desta revista.

Lição nº 2: A visão do Cristo glorificado.

Jesus Cristo é o Verbo de Deus, que é Deus e estava com Deus no ato da criação (João 1.1-3). Por amor, voluntariamente, Ele deixou a realidade da glória e se fez ser humano como eu e você. E, segundo as informações do profeta Isaías, no capítulo 53, entre tantos seres humanos da geração em que nasceu, foi alguém que não tinha a melhor das aparências estéticas.

Como ser humano, Jesus viveu sem a glória divina.

"E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado." -  João 7.39.

O Filho de Deus, em forma humana, orou pedindo para receber a glorificação.

 "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti (...) E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." - João 17. 1, 5.

O Filho de Deus sofreu muito antes de ser glorificado.

"Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir." - 1 Pedro 1.11.

Jesus compreendia que seria glorificado após padecer.

"E ele lhes disse: O néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" -  Lucas 24.25-26.

Jesus tomou posse da glória divina ao ressuscitar.

"E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus." - 1 Pedro 1.21.

Ressuscitado, demonstrou poder de aparecer e desaparecer dos lugares instantâneamente.

"Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado." -  Marcos 16.14.

"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco." - João 20.26.

O Filho de Deus, ao ser elevado ao céu, recebeu a glorificação solicitada.

"E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória." - 1 Timóteo 3.16.

Deus deu ao Filho coroa de glória e de honra. 


"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos." -  Hebreus 2.9. 

Dentre os nascidos de mulher, Jesus Cristo é o primeiro a ser glorificado.

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem."- 1 Corintios 15.20.

Na volta de Cristo nos ares, os que morreram fiéis ressuscitarão e receberão corpo sobrenatural.

"Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual." - 1 Coríntios 15.41-44.

"Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória." -  Colossenses 3.4.

Todos os fiéis, que estiveram em vida no corpo mortal, passarão por uma metamorfose.

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." - 1 Coríntios 15.51-52.

E.A.G.

__________

Observações:

O artigo está liberado para cópias, desde que citando o link do Belverede e o nome da autoria.

Clicando sobre a imagem que ilustra esta posgtagem você terá acesso para outros materiais que envolve este assunto.

Nenhum comentário: