Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 5 de março de 2012

Árvores na Bíblia Sagrada

Por Noemi Misael

Não poucas vezes, na Palavra de Deus, somos comparados a árvores. Pois é, vemos que Jesus é a videira e nós, os ramos.  E, se permanecemos nEle, daremos muito fruto. Devemos aprofundar nossas raízes espirituais na fonte de Cristo, de onde recebemos a agua espiritual da vida.

O mundo é um deserto que nunca satisfará o homem consagrado. Quando temos fé e confiança em Jesus Cristo, somos comparados a árvores, sustentadas pela água das nascentes escondidas escondidas sob a terra seca.

Em Jeremias 17.7,8, a Palavra de Deus nos diz: "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas , que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto".


Na Bíblia, podemos observar uma variedade de árvores. Vejamos:

• Amendoeira (Números 17.8; Eclesiastes 12.5)
• Acácia (Êxodo 36.20)
• Aloés (Salmo 45.8)
• Amoreira (2 Samuel 5.23)
• Carvalho (1 Reis 13.14)
• Cedro do Líbano (Isaías 40.6)
• Figueira (Juízes 9.10)
• Macieira (Cantares 2.3)
• Murta (Isaías 41.9)
• Oliveira (Salmo 58.8)
• Olmeiro (Deuteronômio 34.3)
• Palmeira (Deuteronômio 34.3)
• Romeira (1 Samuel 14.2)
• Sicômoro (1 Reis 10.27)
• Terebinto (Isaías 6.13)
• Zimbro (1 Reis 19.4)

Nesta oportunidade, gostaria de destacar três tipos de árvores que hão de nos ajudar a avaliar, escolher, mudar e decidir o lugar em que estamos plantados. A saber:

Primeira árvore: Pinheiro

Popularmente conhecida como árvore de Natal, é atraente, admirada por muitas pessoas, mas a sua beleza é temporária e sua iluminação, programada. Os pinheiros, portanto, como árvore de Natal, são valorizados somente nesta época do ano, ou seja, em Dezembro. Depois disso, são desprezados. Geralmente, em Janeiro, são jogados no lixo.

Os pinheiros são árvores cultivadas já com o propósito de viverem poucos dias, conforme diz o Salmo 37.35: "Vi o ímpio, cheio de prepotência, a espalhar-se como a árvore verde na terra natal, mas logo passou e já não é; procurei-o, mas não se pôde encontrar". Muitas pessoas ainda vivem no engano do pecado. Dão direitos ao diabo para roubar a sua fé, a sua confiança em Jesus. E, por conta disso, passam a viver de aparências. São atraídas e usadas pelas ofertas deste mundo, por meio das quais, passam a creditar somente em suas posições social, financeira e religiosa. Além disso, aceitam que Deus está em todos os lugares e em qualquer religião.

Essas pessoas são aplaudidas e badaladas por tanta gente que não sabem que este brilho um dia irá se apagar. Sem contar que, não demora muito, essas pessoas logo se decepcionam. Isto é, descobrem que aqueles em quem confiaram não as recenheceram quando tiveram a oportunidade.

Lemos em Jeremias 17.5: "Maldito o homem que confia no homem, que faz da humanidade mortal a sua força!".

Segunda árvore: de outono ou murchas

É aquela que, independentemente da espécie, está plantada, há muitos anos, em um lugar de destaque. É admirada, digna de pôster ou fotos. É reconhecida como uma propriedade que requer autorização para ser podada ou arrancada, se necessário. Mas quando chega a tempestade, esta árvore cai. Por conta disso, surpreende muitas pessoas, fazendo suas vítimas todos quantos procuraram refúgio nela. Aparentemente vistosa, suas raízes, porém, estavam longe da fonte.

Terceira árvore

Essa árvore, amado leitor, pode ter o seu nome ou ser você. Vejamos o que nos diz o Salmo 1.1-3: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se senta na roda dos zombadores. A satisfação está na lei do Senhor, nela medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes, dá fruto no tempo certo; suas folhas não murcham, tudo o que ele faz prosperará".

Como templo do Espírito Santo, amado leitor, você tem autoridade para alcançar vidas. Em Atos 1.8 lemos: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra". Existem várias pessoas plantadas fora do ribeiro.

Noemi Misael
Deus conta com você, amado, para levar as Boas-Novas aos cativos, cuidar dos que estão com o coração quebrantado, ensinar e consolidar os novos crentes no Reino de Deus. A árvore frutífera crescerá em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e seus frutos não cairão. Todo mês produzirá, porque a água, vinda do Santuário, chega até suas raízes. Seus frutos servirão de comida e suas folhas de remédio.

Assim, querido leitor, prossiga para o alvo.

E.A.G.
Fonte: Renovação da Fé, ano 13, nº 50, Janeiro - Fevereiro - Março de 2012. Artigo orginalmente intitulado Uma Habitação Especial. 
Noemi Misael é membro da Igreja Metodista Renovada - sede. Líder de área.

7 comentários:

rose disse...

Apazdo senhor esteje conosco ,bem foi edificante para mim visitar seu blog ,não desanime, continue levando suas experiências e passagens de DEUS para todos isso agrada ao coração de DEUS!!!gostei da mensagens das três arvores!!!

Unknown disse...

Amém

Eliseu Antonio Gomes disse...

Rose e Amauri.

Obrigado por participarem desse blog, lendo e comentando.

Abraço.

Unknown disse...

Belo texto! Quase uma poesia. Parabéns irmão!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Realmente, a autora Noemi Misael merece os parabéns!

Unknown disse...

Paz de Cristo,dentro de dez meses ate a data de 4/5/17,tive três sonhos e gostaria de ajuda sobre eles.
O primeiro sonho tem aproximadamente 10 meses,o segundo deve ter uns 8 meses o último tem 3 dias atrás.
O 1°sonhei que eu estava em uma escada colhendo jamelão,mas o fruto parecia uma amexa linda,eu pegava e dava uma palavra pro meu cunhado dar pea sua esposa,ele estava comigo.
O 2° eu estava com minha esposa e passava enfrente uma propriedade e tinha um pé de manga,quando eu ia pegar as mangas no pé me veio uma vós e me dizia que eu nao tinha autorização pra pegar as do pé,mas sim as que eestavam nl chão respingda de areia pois tinha chovido,e eu pegava o fruto tava bom porém sujo, o último eu catava amoras no pé, mas as amoras eram do tamnho de um dedo e era lindas,eu tinha nas mãos umas seis que eu ja tinha catado, e no pé ainda tinha umas verdes.
Meu é Fabiano,se puder ne ajudar,agradeço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Meu amigo Fabiano.

O principal meio de comunicação de Deus para com os seres humanos são as Escrituras Sagradas. A Bíblia é a forma escrita que o Senhor usa para que conheçamos a sua vontade para nós. Entretanto, Ele também usa outros métodos para falar conosco. Quando isso acontece, precisamos analisar usando como base as Escrituras Sagradas.

Vamos fazer o exame dos três sonhos usando a Bíblia. Então, lembramos que nas Escrituras a Palavra de Deus é comparada com alimentos. E para nós, o tempo que vivemos é chamado nas Escrituras como Dispensação da Graça, o tempo em que a Palavra de Deus é transmitida via o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Partindo da premissa explicativa dos parágrafos anteriores, leia abaixo:

Nestes três sonhos, o que vemos em comum é que você colhe frutas e repassa para outras pessoas comerem. A situação de colher e alimentar outros mostra algo importante: pensar no bem-estar do próximo. Isto é muito bom, seja alguém assim em seu cotidiano. Mas, vá além disso, alimente o corpo físico e também a alma do próximo, pregando o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo a elas, informando-lhes que Jesus Cristo é o único caminho que nos leva até o Pai celestial.

Sobre as questões de situações diferentes de colheitas das frutas, acredito que seja porque você tenha que considerar que o pregador da Palavra deve entregar a mensagem do Evangelho em tempo e em fora de tempo, em circunstâncias favoráveis e desfavoráveis, mas sempre sendo fiel ao conteúdo bíblico. Quando o conteúdo da Bíblia Sagrada é passado adiante exatamente como está escrito, então, podemos dizer que a mensagem é semelhante ao fruto limpo.

Sobre as frutas não ser da mesma espécie, acredito que você possui a chamada ministerial para ser um mestre na Palavra de Deus. Se atender ao chamado para ensinar, saiba que será um valioso instrumento de bênção, porém, a tarefa é de alta responsabilidade, Deus cobrará rigorosamente de você se agir com displicência.

Se ainda não anunciou o Evangelho para as pessoas que apareceram em seus sonhos, faça isso o mais breve possível. Porém, não deixe de anunciar Cristo para todas as pessoas que tiver alcance de comunicação.

Abraço.