Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EBD 2012 - A prosperidade dos bem-aventurados

Artigo escrito para de alguma forma servir de subsídio aos usuários da revista Lições Bíblicas (CPAD), lição nº 6, entitulada A Prosperidade dos Bem-Aventurados, comentada por José Gonçalves.

No grego clássico, "bem-aventurado" é "makarios". Significa estar em posição estável de bem-estar, ser alguém supremamente abençoado, cuja consequência é viver cheio de sorte, afortunado, muito feliz.
.
Muitos comentarista bíblicos costumam afirmar que as páginas do Novo Testamento usam o termo "makarios" com vista apenas às bênçãos ligadas ao porvir, ao espírito. Entretanto, o contexto mostra mais do que isso.

Em primeiro lugar, se a bem-aventurança no campo físico é uma simbologia espiritual das coisas celestes, logo ela é positiva. Algo ruim não serve como símbolismo para o que é bom.

O Dicionário Michaellis online descreve o verbete "símbolo" assim: Qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial.

Portanto, o fato de alguém ser um bem-aventurado no campo material, também poderá ser simultâneamente bem-aventurado no campo espiritual, se decidir-se render-se aos pés de Cristo.

Neste mundo, aprendemos como ser uma pessoa próspera financeiramente. Primeiro é preciso rejeitar a preguiça, estudar com afinco, descobrir quais são as nossas habilidades, se tendemos para o campo das exatas ou das humanas, e correr atrás de um curso superior dentro da área que nos satifaz profissionalmente.

No Sermão da Montanha, Jesus Cristo ensina como ser próspero espiritualmente.
.
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5.3.

Pobre de espírito (Mateus 8.27). Quer ser herdeiro do Reino do Céu? Pobreza é no sentido da dependência total do Criador. Por mais poderoso que seja o ser humano na face da terra, ele precisa das riquezas naturais criadas por Deus, e também das riquezas eternas. O fôlego da vida é Deus quem dá a todos. Retire o oxigênio do ambiente e é o fim de todo ser que respira. Ser pobre de espírito e reconhecer a existência do Criador e a superioridade que Ele tem sobre nós, criaturas que Ele fez..

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" - Mateus 5.4.

Chore (Romanos 12.15). Aquele que chora será consolado. O choro neste caso não é no sentido egoísta, viver lamentos por desventuras pessoais, sentir a autocomiseração, querer ser apontado como vítima e merecer a compaixão de todos. É o pranto no sentido de lamentar a dor alheia e esforçar-se para trazer a solução aos que sofrem, ser alguém que ama o próximo, aquele que traz a solução do riso ao que chora, é alegrar-se junto com a alegria de quem supera as aflições Quem assim procede será bem-aventurado na hora da sua dor, terá o consolo dos homens e a presença do Consolador, o Espírito Santo, em seu coração.
.
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" - Mateus 5.5.

Seja manso (Provérbios 16.32). A mansidão não é sinônimo de covardia. Ninguém pense que a mansidão seja sinal de fraqueza. Enquanto homem, Jesus Cristo nunca demonstrou traço de caráter covarde. O sentido da palavra "manso" em grego é "ser gentil", estar disposto a retribuir o mal com o bem.
.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" - Mateus 5.6

Famintos e sedentos por justiça (Salmo 15). Jesus Cristo usou as duas necessidades básicas, água e comida, para nos fazer entender que para estarmos vivos, espiritualmente, é preciso querer ser justo. Tanto quanto queremos a água no momento da sequidão da boca, e o prato de refeição quando o estômago está vazio, também devemos nos sentir saciados apenas quando a verdade triunfa sobre a mentira. Aquele que for justo com o próximo, terá o Justo Juiz ao seu favor.
.
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" - Mateus 5.7.

Amando gente difícil de amar (Mateus 12.7), porque Deus quer misericórdia. A misericórdia é o exercício de amor em favor de quem não merece ser amado. Dê outra chance para quem não deu valor para a confiança depositada nela; dê o voto de confiança ao que não pode provar a inocência. As muitas misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e são as causas de não sermos consumidos (Lamentações 3.22-23) Renove a sua misericórdia, perdoe 70 vezes 7 (Mateus 18.21-22). Quem assim faz encontrará a misericórdia divina.
.
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" -  Mateus 5.8.

Coração limpo (João 17.17). Para que o coração esteja separado da sujeira  do pecado, é preciso colocar dentro dele a Palavra de Deus. Assim como a casa vazia e desabitada torna-se empoeirada e ocupação de traças, insetos e ratos, a alma que não se ocupa em meditar nas Escrituras passará a meditar em coisas estranhas à vontade de Deus.
.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5:9.

Pacificador (João 14.27). A paz de Cristo é mais do que a ausência de brigas e guerras. "Paz", em hebraico é "shalom" e em grego"eirene". Significa o completo bem-estar no campo material e espiritual, tem a ver com saúde e estabilidade financeira, tranquilidade, alegria. O crente deve trazer ser portador dessa paz e o distribuidor dela, anunciando a Verdade que liberta.

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5:10.

Perseguido por ser justo (1 Coríntios 6.9). Certa feita, fui chamado para ser testemunha em um tribunal. A advogada levou-me para um canto reservado e me instruiu para mentir. Disse-lhe a ela e para a cliente dela, até então uma amiga da família: sinto muito, só direi a verdade. Dispensaram-me do caso e a amaizade esfriou. Se alguém pedir para mentir, afaste-se, porque a tal pessoa não é uma amigo verdadeiro. O Reino dos Céus é apenas de quem usa a justiça.

Alegre-se (1 João 1.4). Não se entristeça, caso seja perseguido por causa de sua fé.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós - Mateus 5.11-12.

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.