Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que é o primeiro amor? Apocalípse 2.4

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." - Apocalípse 2.1-7.
.
Muitas pessoas consideram que "o primeiro amor" seja aquele entusiamo do novo convertido. A disposição de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora é boa, mas não devemos confundir com "o primeiro amor".
.
O ânimo dos primeiros dias da conversão jamais poderia ser considerado "o primeiro amor". Podemos comparar esses dias como os dias de recém-nascidos, quando o bebê não tem capacidade de raciocinar com perfeição, não tem capacidade de articular uma só frase inteligente.
. 
Paulo, como líder de Timóteo, o instrue a não dar postos de lideranças para quem é novo convertido. Faz essa advertência porque a disposição dos neófitos é alta e admirável, porém, eles precisam de amadurecimento espiritual. Não basta as muitas atividades, é necessário ser ativo e ao mesmo tempo equilibrado, conhecedor da vontade de Deus em todas as circunstâncias da caminhada de fé, para decidir-se pelas coisas certas.
.
"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo." - 1 Timóteo 3.1-7.
.
Jesus Cristo adverte o líder de Éfeso, mas a advertência não é porque ele estaria desanimado. É sobre fidelidade e infidelidade para com o Senhor.
.
Veja que o líder da Igreja de Éféso é um religioso entusiasta:
.
• É paciente;
.
• É apologista e coloca apóstolos falsos à prova;
.
• Sofre por exercer a paciência;
.
• Desaprova as doutrinas heréticas dos nicolaitas.
.
O que seria o primeiro amor, se não é o entusiamo dos primeiros dias de conversão? "Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro" - 1 João 4.19.
.
O primero amor é o amor de Deus por nós. Deus nos amou primeiro. O amadurecimento espiritual faz com que permanecemos fiéis, mesmo que sem tanta efusão de um novo convertido. Amando ao Senhor, amamos a todos a quem Deus ama.
.
1. Quem tem o primeiro amor, não é contencioso, mas pacificador:
.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5.9.
.
2. Quem tem o primeiro amor, é praticante do mandamento do amor a Deus e ao próximo:
.
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros" - Gálatas 5:13-15.
.
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era" - Tiago 1:22-24.
.
3. Quem tem o primeiro amor, trabalha em favor da coletividade e jamais desejando o bem pessoal:
.
"O amor (...) não busca os seus interesses..." - 1 Corintios 13.4-5.
.
Conclusão:
.
São muitos os cristãos que deixam o entusiasmo dos primeiros dias de conversão, os impulsos, mas permanecem firmes na sua fidelidade com Deus, amam  ao Senhor em primeiro lugar a ao próximo como a si mesmo.
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.