Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EBD 2012 - Frutos da obediência na vida de Israel e dos cristãos

O comentarista José Gonçalves, da revista Lições Bíblicas, publicada pela CPAD para o 1º trimestre de 2012, intitulada A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante, escreveu na lição nº 3, página 21 – edição mestre – que os capítulos 27 e 28 de Deuteronômio são dirigidos aos israelitas, mas os princípios são universais, para todos os seres humanos.

Em Deuteronômio 28, encontramos as promessas reservadas aos que obedecem a Palavra de Deus. Gonçalves nos lembra, obedecer é expressão de gratidão e amor. As bênçãos se relacionam com o ato de obedecer e as maldições se relacionam à desobediência. Encontramos a lista de maldições reservadas aos desobedientes, males que afetam a condição física do ser humano: pestilência (v. 21); febre, inflação, úlceras, tumores, sarnas (v. 27); etc.

Bênçãos ao corpo humano

A raiz etimológica da palavra lei é “alvo” e da palavra pecado é “errar o alvo”. O alvo de quem serve ao Senhor é fazer a vontade dEle. Quando isso ocorre, a expectativa de que a bênção virá, em consequência do acerto, é uma esperança natural, porque sabemos que Deus é justo.

Todas as promessas bíblicas são condicionais. Obediência tem como consequência ser abençoado, a vontade de Deus é que todo crente obediente não fique sem sua bênção.

Muitas promessas são dirigidas ao corpo humano, saúde aos servos do Senhor. .Deus criou a matéria, está interessado que tenhamos um corpo saudável. Mas, no meio cristão existe quem siga a doutrina asceta e pense que é preciso mortificar o corpo físico e priorizar apenas o bem-estar espiritual. Por muitos séculos houve a pregação afirmando que a matéria é pecaminosa, houve o esquecimento de que o Criador nos fez templo do Espírito e espera nossa manifestação corpórea para glorificá-lo.

O interesse em ser uma pessoa cheia de saúde não é sentimento pecaminoso. Desejar o vigor físico, que proporcione ocasiões para desfrutar dos prazeres, advindos da condição física perfeita, nada mais é do que almejar ser conforme o Criador fez o ser humano, o abençoou, e declarou que era bom (Gênesis 1.27-31).

Deus se interessa pelo bem estar físico do cristão. Lemos o apóstolo Paulo exortar a Igreja de Cristo pedindo que o crente ofereça o seu corpo em sacrifício santo e agradável a Deus, tal ação é comparável ao culto consciente. Lembremos que, toda oferta no culto judaico deveria ser com animais imaculados, perfeitos (Romanos 12.1-2). Entretanto, não existe base para crer que todas as  pessoas que sofrem com alguma doença está em desobediência e debaixo de maldição. Jesus declarou que no mundo teríamos aflições (João 16.33). Então, com bom ânimo, lutemos contra os males que nos afligem, porque temos autoridade para isso (Marcos 16.15-16).

Em Lucas 13.11-13, temos a narrativa de um dia de sábado, quando Jesus foi à sinagoga ensinar, e encontrou uma mulher que estava com a coluna encurva há dezoito anos. Ela não pediu cura, mas Jesus demonstrou o seu interesse pelo bem-estar físico do ser humano, chamou-a e a curou, e ela passou a glorificar a Deus.

Em diversas outras oportunidades, encontramos Jesus Cristo curando os enfermos. Em nenhum momento Ele repeliu-os condenando o interesse deles por serem curados, antes elogiou-os afirmando que a fé os havia salvo, curado. Ver: Mateus 9.22; Marcos 5.34; 10.52; Lucas 8.48; 17.19; 18.42).

As promessas de bênçãos e as expectativas em recebê-las

A Bíblia Sagrada está repleta de promessas de prosperidade aos que obedecem. Alguns anos atrás, as editoras King’s Cross Publicações e Juerp lançaram a Bíblia Edição da Promessa, onde encontramos mais de 1.100 promessas, destacadas e catalogadas em 72 temas. Encontramos promessas divinas em resposta da comunhão com o Senhor e harmonia com os semelhantes, pela dedicação à oração, etc

É preciso cuidado com o grau de interesse pelas bênçãos matérias. As recompensas que nos aguardam por obedecer ao Senhor não devem tomar proporções exageradas em nossos corações. O hedonismo não deve ganhar espaço. Caso ocupe o lugar principal do coração, então se configura em idolatria, pois tomou o lugar que pertence apenas a Deus.

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante

E.A.G.

Veja mais: A verdadeira prosperidade e o gnosticismo da atualidade

Nenhum comentário: