Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ana Paula Valadão no Caldeirão do Huck: perplexidade de alguns evangélicos

No último sábado de 2007, Ana Paula Valadão acompanhada do grupo Diante do Trono participou do programa de Luciano Huck. Outros cantores evangélicos também. E isso provocou algumas críticas por parte de cristãos assembleianos. Uma dessas pessoas escreveu no Facebook: "Surpreso com a notícia no site da Globo. O grupo "Diante do Trono" cantando no caldeirão do Huck. Em meio as dançarinas, Ana Paula Valadão exclamou: 'Tu és bem vindo aqui Espírito Santo'. Antigamente, a ação evangelística tomava lugar nas portas das boates, cinemas e danceterias. Não dentro, adaptando a mensagem ao ritmo lá dentro tocado."

O assunto é delicado, se por acaso algum cristão assembleiano entender que haja contundência no que escrevo, por favor, não interprete como hostilidade. Eu dei meus primeiros passos na fé, e aprendi muito na Assembleia de Deus - ministério Lapa - SP, com o saudoso Pr. Valdir Nunes Bícego. Tenho um carinho especial por essa denominação evangélica.

Todos sabem que é importante seguir o exemplo de Jesus e ir ao mundo e pregar. É importante fazer o papel do bom evangelista, estar entre os pecadores e não pecar, fazer com que eles conheçam as Boas Novas de salvação. 

Jesus foi criticado por comer com publicanos, pecadores e prostitutas. Sabemos que “comer” tinha a conotação de alguma aproximação e amizade. Fico me perguntando se estamos do lado de Jesus ou do lado daqueles religiosos que o criticaram por compartilhar ambientes de pessoas com reputação desqualificada.

Objetivos

Cantar dentro de templos é uma atuação diferente de cantar fora deles. No interior da congregação você demonstra seu amor a Jesus. E isso é bom! Fora dos templos, o canto é um ato de amor às almas por quem Cristo morreu. E isso também é bom! E é importante lembrar que Deus não habita em suntuosos templos erguidos pela engenharia humana.

Influenciar é preciso

O sal não deve ficar no saleiro e nem a luz apagada durante as noites. O tempero não serve para a comida temperada e nem a lâmpada para o sol do meio-dia. Isto é, o conhecimento do Evangelho não pode ser retido entre as quatro paredes das igrejas e das casas dos cristãos.

Já reparou? Os crentes dizem aos pecadores: “venha à minha igreja”. Não é um erro convidar. Mas Jesus mandou IR AO MUNDO, pregar e fazer discípulos. O povo cristão se acomodou (a maioria e não todos) dentro de uma rotina religiosa. Espera dentro da rotina trabalho-escola-igreja que o vizinho, o colega da faculdade e do emprego se interesse em entrar em seu meio social, não pensa em ir ao meio social deles anunciar ao Senhor.

Creio que não há possibilidade de encontrar o público-alvo, no caso as dançarinas seminuas e os depravados que passam os domingos no sofá as observando, se o cristão evangélico não for aos estúdios e ocupar o espaço anunciando Jesus Cristo.

Ficaria muito feliz se pudesse assistir o staff da Patmus Music, gente talentosa que eu admiro e respeito, como Lília Paz, Vitorino Silva, Marcelo Santos da Silva, o grupo Ministério Hebron, entre outros, em programas seculares de televisão. Evangelismo assembleiano! 

O legado de David Wilkerson

No final da década dos idos de 1960, o Pr. David Wilkerson se afastou da comodidade de sua congregação e se misturou com os hippies para evangeliza-los. Aproximou de gente viciada, com a vida cheia de libertinagem nos subúrbios de Nova York. E por causa disso ele recebeu muitas críticas de evangélicos e esperou bastante tempo para ser compreendido. O livro A Cruz e o Punhal, da Editora Betânia, narra suas agruras, e é uma grande lição para nós. 

O público-alvo de Wilkerson era as gangues de Nova York. Os traficantes, os viciados, os assassinos. Ele foi ao submundo, esteve entre eles e anunciou o Senhor. Superou o jargão “venha para a minha igreja”. Repito: não é um erro convidar, mas Jesus mandou que fôssemos aos pecadores...

Letargia religiosa

Infelizmente, em décadas passadas a Assembleia de Deus perdeu a chance de evangelizar pelas emissoras de televisão. Enquanto “satanizava” este potente meio de comunicação e a política partidária, recolhida em templos, os ímpios receberam as concessões governamentais e criaram grandes canais de programação mundana.

Eu acredito que a Ana Paula Valadão e o grupo Diante do Trono faça algo parecido com o que Wilkerson fez. Mas ninguém queira encontrar na APV e no pessoal do DT perfeição, porque só Deus é perfeito.

Essa reflexão não é uma crítica com o objetivo de entristecer e desanimar. Desejo apenas provocar o autoexame em nossos costumes de pedir que os pecadores venham a nós.


Cantar dentro de templos é uma atuação diferente de cantar fora deles. No interior, você demonstra seu amor a Jesus; fora, é ato de amor às almas por quem Cristo morreu.

Postagem atualizada em 08 de outubro de 2021. 

10 comentários:

Ana Paula Garcias disse...

Conheci seu Blog ontem e gostei muito de sua forma de abordar os assuntos. Já coloquei seu endereço na minha barra de favoritos pra acessar todos os dias. Parabéns pelas postagens! Principalmente nos temas polêmicos sobre religião....
(Ana Paula)

Filipe Levy disse...

Onde é que eu assino? Hehe
Deus continue a vos abençoar. xD

Anderson disse...

Fico triste por seus comentário a cerca da Assembleia de Deus. Fico triste por alguém como você que trabalho com textos, expor neste, tamanha falta de conhecimento sobre o papel evangelístico da Assembleia no Brasil e no mundo. O evangelismo da Assembleia, diferentemente de tantos outros, não se preocupa em agradar a muitos se não a Deus, uma vez que divulga o VERDADEIRO evangelho de Cristo, um evangelho que não permite tudo, pois como Paulo disse "nem tudo me convém". A Assembleia tem alcançado inúmeras vidas por todo Brasil e não precisa ir a determinados programas de TV que fazem questão de expor o evangelho ao ridículo através de palavras vindas do diabo usadas no discurso de seus apresentadores preocupados em manipular o evangelho àquele que agradará ao público que o assistirá. E diferentemente de tantos outros, a mídia tem sido usada sim pela Assembleia de Deus para propagar o evangelho só que de maneira que não cause escândalo. É só saber dos horários destinados aos programas da igreja, horários esses que a igreja paga, em determinadas emissoras, sem falar de canais que a própria igreja tem criado com programação 24h evangélica.
É preciso sim ser luz nas trevas e sal onde é insípido. Repito, é preciso ser LUZ e SAL. Contudo a verdadeira Luz de Cristo e o verdadeiro Sal que dá sabor não têm sido permitido resplandecer e salgar em muitas dessas emissoras ou programas, pois como já dito, se preocupam com a audiência a qual o evangelho de Cristo não se adapta, pois não é permissivo com tudo. Desta forma tem-se o escândalo, coisa que a palavra de Deus condena.
Ecumenismo, evangelho frouxo e tantas outras coisas, é isso que essas emissoras têm tentado mostrar. Será que vale a pena? E desta forma está a Assembleia de Deus errada em “satanizar”?
É, diante de tudo isso, é realmente triste ler um texto como o seu. Defino ele em uma só palavra: Raso.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada Ana Paula.

Obrigado por suas palavras de elogio e incentivo. É bem-vinda neste blog, lendo e comentando.

Fique à vontade para criticar quando sentir necessidade. Gosto de opiniões de ambos os lados.

Deus abençoe você, amiga.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Filipe Levy.

Que bom que estamos juntos!

A solicitaçã o que eu fiz acima, para a Ana, também é dirigida a você.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anderson.

Irmão, eu gosto da Assembleia de Deus, e não fiz o texto desdenhando dela.

O que escrevi, escrevi por conhecê-la muito bem.

A AD é a maior igreja pentecostal do planeta, porém, é uma denominação fragmentada. Exemplo: De um lado estão os que apóiam o ministério pastoral feminino, e de outro quem é contra. E por aí vai...

Não se espante com o seguinte: muitos assembleianos concordam comigo neste assunto do evangelismo, bem mais do que você possa imaginar.

Abraço.

Magda disse...

Há uma grande diferença entre Jesus junto a publicanos e pecadores e os cantores gospel da atualidade.
O compromisso de Jesus era exclusivamente com o Pai Celestial, a abertura para os cantores e grupos gospel, no entanto é resultado de uma aliança com a som livre de quem eles são agora contratados.
Jesus entrou em casa de publicanos e pecadores, porém Ele jamais estabeleceu um contrato com os mesmos para ser recebidos por eles. Jesus jamais estabeleceria um contrato com uma empresa comprometida com a imoralidade, feitiçaria etc...
Os cristãos devem ser sal e luz da terra, porém dentro do limite da distinção entre o que é Santo e o que é profano, doutra forma o que acontece é a banalização da fé cristã, é tornar comum aquilo que é precioso.
O que está acontecendo atualmente no meio evangélico tem ligações muito mais fortes com a apostasia que antecede a volta de Jesus e prepara o campo para o Anticristo do que com o genuíno evangelho de Jesus Cristo; esta igreja apóstata, porém é advertida pelo Senhor, caso contrário ela será vomitada da sua boca, conforme diz Ap 3.16.
Com relação ao Pr David Wilkerson seria interessante que o irmão lesse a sua mensagem chamada “A Mentira de Laodicéia” cujo link segue abaixo:

http://www.tscpulpitseries.org/portuguese/tsmentir.htm

Elen disse...

Não acredito que se possa comparar a pregação do saudoso Pastor David com a atuação dos cantores gospel - Pr David pregava arrependimento, inclusive pregava muito sobre estes tipos de "shows" que os cantores de nossa época realizam acho que quem fez esta comparação não conhece muito bem as suas pregações.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Elen.

Ao citar David Wllkerson, mostrei que o ministério evangelísco dele era incompreendido por muitos de sua geração.

Eu e você, muitos, reconhecem o trabalho dele agora. Mas quando ele estava em campo, foi tratado como uma espécie de herege.

Abraço.

Lucas disse...

Eu percebo uma sinceridade desse pessoal do Diante do Trono em querer levar o nome de Jesus...temos que orar por esse cantores cristão(pessoas sujeitas a falhas),há muitos que são realmente tementes a Deus.Sou muito edificado pelas musicas de muitos,que Deus levante mais artistas(aqueles que fazem artes) no meio cristão,para levar a mensagem de cruz,redenção e Amor! cumpra o ide de Jesus com si,do,re,lá...