.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Efésios 5.4 - a definição do termo grego para parvoíce

A definição bíblica de parvoíces no idioma original do Novo Testamento.

No idioma grego, parvoíces é "mõrologia". O termo é um composto, a junção de duas palavras: mõros e "lego".

1. "Mõros", um adjetivo. O sentido é voltado para uma conotação moral. Significa pessoa tola, estúpida, sem disposição ao aprendizado, insossa.

Mõro é derivado de "moria". O termo descreve a característica de alguém que reiteradamente comete ações absurdas e sente prazer em cometê-las, a ponto de vangloriar-se. Caracteriza aquele que suscita conversas imbecis e tem comportamento apalermado.

2. "Lego", um verbo. Figurativamente, quer dizer "apresentar" (ideias e / ou planos);  narrar fatos (situações verdadeiras ou inverídicas com finalidade de perturbar o próximo.

"Morologia" é vocábulo atrelado ao sinônimo "anoêtos", que além de definir a conversa boba, também define o comportamento inconsequentemente bobo. Expressa o discurso vazio que induz o ouvinte à irritação e ao pecado da contenda e atos de violência física.

"Morologia" é associada com "morainô, que é palavra sinônima de "aphron": usada como prefixo negativo: descreve a pessoa descuidada, imprudente, que faz tolices porque descrê de conselhos que recebe. É o portador de egoísmo, aquele alguém que sempre age de maneira prática, buscando fazer o bem a si mesmo, e se faz ao próximo é sempre com o objetivo de tirar algum proveito pessoal. É quem é capaz de se comportar de maneira sensual, aquele ou aquela que não usa o entendimento e faz provocações de implicações sexuais.

O parvo é pessoa aborrecedora, detestável, aquele que expressa muitas tolices em suas conversas, é alguém com falta de entendimento para medir as consequências da suas ações contrárias ao mandamento de amar ao próximo, aquele que coloca de lado a amor ao próximo. É o sujeito age passivamente como ignorante, desinteressado pela ética.

se diverte incomodando o outro com pirraças. Ele é irritante, inconveniente, difícil de se gostar e tolerar. Toda pessoa que convive com gente que, rotineiramente, comete parvoíces, deve vigiar bastante para não cair na tentação do revide grosseiro.

Parvoíce é a conversa tola, quase sempre com conotação moral negativa. Parvoíces são as palhaçadas negativas que denigrem o semelhante, são cometidas por pessoas que não aprenderam a significância do mandamento para amar a Deus e do mandamento para amar o próximo. Suas mentes são fechadas, seus pensamentos são todos para si mesmo, pois são egocêntricos. Elas amam menos - se é que amam alguém...

De tudo isso, podemos notar que o Novo Testamento não usa o termo parvo (tolo) ligado com o intelecto humano, mas com a falta de senso moral e falta de espiritualidade de cada um. No sentido estrito do termo, ser parvo é não viver de acordo com as diretrizes do amor a Deus e ao próximo.

Veja a descrição da sabedoria que vem lá do alto, Tiago 3.13-18:

"Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

O que significa torpeza no idioma grego

E.A.G. 

4 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

COMUNICADO:

Comentários são sempre bem-vindos!

Lamentavelmente em 23 de novembro de 2018, por acidente, comentários foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiam este trabalho publicando suas opiniões aqui.

Agradeço por compreenderem a situação.

Abraço.

ANDERSON CESAR RODRIGUES DA LUZ disse...

Paz do Senhor querido poderia falar a respeito de chocarrice
?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Anderson.

É um prazer ter a sua interatividade por aqui. Sempre que quiser, manifeste-se como se estivesse em sua própria casa, pois o blog Belverede é a nossa casa.

Sobre a sua pergunta, já existe um artigo publicado com o tema que você sugeriu. Acesse este link e o lerá: https://bit.ly/2UDkCDv

Abraço.

Unknown disse...

Muito bom esse estudo 👏

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Lições Bíblicas 2019

Tabernáculo: Símbolo da Obra Redentora de Cristo


EBD - Escola Bíblica Dominical.

13 Lições comentadas por Elienai Cabral (CPAD)

Entre 7 de Abril e 30 de Junho, as igrejas evangélicas que usam o currículo pedagógico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estarão lecionando as treze matérias da revista Lições Bíblicas, cujo comentarista é Elienai Cabral e o tema é O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.

A vontade deste Blogueiro é trazer aos Leitores de Belverede postagens relativas aos assuntos abordados pelo articulista da CPAD. Se assim Deus permitir, é o que farei, pois é perceptível que o subsídio é algo de extremo interesse do povo cristão. Certa vez, um irmão moçambicano declarou ter enorme expectativa por esta espécie de postagem.

Abaixo, os nomes de 13 lições. As lições marcadas em negrito e sublinhadas possuem hiperligação, ao clicar sobre elas você será encaminhado para outro espaço deste blog, abrirá para você a página da postagem correspondente.

A nossa oração é para que cada publicação seja de bom proveito espiritual a todos, lembrando que cada uma delas não substituem o conteúdo criado pelo Pastor Elienai Cabral.

Não existe interesse comercial nesta iniciativa. Peço sua gentileza, divulgue estas matérias, tanto presencialmente quanto em suas redes sociais.

Sumário

Lição 7
O Lugar Santo

Lição 8
O Lugar Santíssimo

Lição 9
A Arca da Aliança

Lição 10
O Sistema de Sacrifícios

Lição 11
O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Lição 12
A Nuvem de Glória

Lição 13
O Sacerdócio Celestial

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias