Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Você sabe quem foram e quem são os edomitas?

Edomita, alguns dizem edonista, é um adjetivo relativo a Edom, nome de Esaú, filho de Isaque que trocou a sua bênção da primogenitura por um prato de lentilhas na cor vermelho (Gênesis 36.1; 25.30). Edom significa vermelho.

Mas, edomita é um termo relativo à filosofia de vida de Esaú / Edom e de todos da sua linhagem. Eles faziam constantes guerras contra os israelitas, não tinham paz com os descendentes de Jacó / Israel. Ver: 2º Crônicas 28.17; Ezequiel 25.12.

Na caminhada do povo de Deus pelo deserto, saído da escravidão do Egito, o povo de Edom recusou ajuda, não permitiu que os israelitas encurtassem a viagem passando por dentro de suas cidades (Números 20.18).

Por faltar com o amor aos seus irmãos, os edomitas foram amaldiçoados por Deus (Isaías 34.5-15; 63.1-6; Joel 3.19; Jeremias 49.7-17; Lamentações 4.21; Ezequiel 25.14; Amós 1.11-12).

A maldição se cumpriu. Em cumprimento das profecias de maldição emitidas pelos profetas, o lugar de morada deles se tornou hostil para a sobrevivência humana. Hoje em dia arqueólogos falam de descobertas de ruínas, partes de muralhas destruídas em meio a montanhas e areia, o local transformou-se em deserto. É o deserto conhecido como Neguev. Ali se vê muitos granitos avermelhados... Localiza-se nas proximidades ao sul do Mar Morto e Mar Vermelho, com abrangência de 160 km de cumprimento e 32 de largura, alcançando o Vale do Arabá.

Na atualidade, o termo edomita é atribuído a quem é individualista, à pessoa que pensa apenas em si mesma, é contenciosa, pirracenta, esquece-se da Palavra de Deus e é capaz de trocar a bênção do Senhor por efemeridades, como um simples prato de lentilhas (Gênesis 25.23-34).

Segundo o Dicionário Bíblico Universal, a região dos edomitas era chamada de Idumeia na época de Jesus, palavra variante grega para Edom (Marcos 3.8).

E.A.G.

25 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da explicação sobre os edomitas. Deus continue te abençoando com sabedoria, e tempo para vc continuar postando palavras abençoadoras.

Unknown disse...

Muito bom o comentário. Deus continue abençoando seu ministério da Palavra.

Donizete Marques do Rosário disse...

Obrigado pela explicação dispensada, que Deus o abençoe ricamente!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Donizete.

O propósito da existência deste blog é exatamente compartilhar conhecimento bíblico.

Convido-o a voltar mais vezes e a usar a caixa de pesquisas, no topo da página, para encontrar outros assuntos que seja de seu interesse. E caso não o encontrar, solicitar que seja escrito.

Que Deus continue a abençoar você.

Oneide santtos disse...

gostei muito da explicação.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Oneide.

Obrigado por suas palavras amigáveis.

Será um prazer continuar a ter seu prestígio, continue conosco, prestigiando este trabalho de blogueiro.

Deus abençoe você.

Unknown disse...

Ótima explicação!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Arineia.

O conteúdo que você leu é resultado de uma breve pesquisa.

Volte mais vezes ao blog.

Deus te abençoe, hoje e sempre.

Deborah disse...

Muito bom !
Deus abencoe grandemente !
Voltarei mais vezes !

Eliseu Antonio Gomes disse...

Deborah.

Que bom ter gostado, penso que de alguma forma este artigo foi útil a você.

Será sempre bem-vinda ao blog.

Abraço, na paz de Cristo.

Pr. Alecs Ferreira disse...

Paz do Senhor meu queridão...

Muito bom o texto, que Deus continue o usando e abençoando!

Abraços...

MisterG disse...

Edom é a raça dos caucasianos, em portugüês foi traduzido que ele é ruivo uma caracteristica dos caucasianos. Mais também no hebraico se refere a sua cor de pele, pois os caucasianos se dizem brancos, mais em verdade eles são vermelhos, pois sem a pigmentação o sangue do caucasiano pode ser visto atrasves de sua pele. Qunado estão no sol, eles ficam vermelhos e quando ficam com raiva a cara deles também se tornam vermelhas! Prestem ben atençÃO no tom de cor da pele dos caucasianos. Eles na verdade são vermelhos e é a única raça humana que levou outra raça para escravidão!

Apocalipse 13:10

Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Alecs Ferreira,

Que o Senhor continue a abençoar você cada dia mais.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Mister G.

Que o Senhor continue a abençoar você.

Abraço.

Unknown disse...

Amém obrigado irmão Deus te abençoe!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcia.

Deus abençoe a todos nós.

Abraço.

Unknown disse...

Simples e objetivo...assim.fica mais fácil de entender.
Deus o abençoe!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Leandra.

Obrigado por seu comentário. Deus te abençoe também.

Wallace Santos disse...

QUEM SÃO OS EDOMITAS? afinal de contas voce nao falou quem sao os Edomitas nos tempos de hoje

Eliseu Antonio Gomes disse...

Hardcore.

Este é o texto do penúltimo parágrafo do artigo: "Na atualidade, o termo edomita é atribuído a quem é individualista, à pessoa que pensa apenas em si mesma, é contenciosa, pirracenta, esquece-se da Palavra de Deus e é capaz de trocar a bênção do Senhor por efemeridades, como um simples prato de lentilhas (Gênesis 25.23-34)."

Abraço.

Unknown disse...

A paz do senhor amado! Fico grata à você por ter postado esse estudo tão rico e esclarecedor. Foi de grande valia para mim, continue compartilhando esses conhecimentos da palavra do nosso Deus. E que nosso senhor derrame ricas benção do céu sobre a sua vida!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Iara.

Obrigado por fazer eu saber de como esta postagem serviu ao seu estudo da Bíblia. Volte mais vezes. O Belverede é de todos nós ► https://belverede.blogspot.com.br

Paz e graça!

Anônimo disse...

Ótima explicação

Unknown disse...

é sempre bom, poder contar com explicações tão esclarecedoras Deus o abençoe

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Jailson.

A ideia de usar este site é transferir conhecimento e a fé que Deus nos permitiu ter. Isto é feito com a consciência que tudo vem através da graça do Senhor, que é rica em todos os níveis.

Obrigado por suas palavras.

Abraços.