Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ditados populares: adágios do mundo

Sem ser uma pessoa fanática, alienada ou bitolada, ouço algumas frases de efeito como pensamentos que afastam o ser humano do Criador.

Este mundo jaz no malíiiocínio seja guiado por filosofias construídas pelo sistema que se rebela contra a vontade do Senhor.

1 - Os fins justificam os meios.


Um dos pilares da filosofia de Maquiavel, este provérbio é totalmente anticristão. Induz pessoas a buscarem seus objetivos passando por cima de todos os princípios e virtudes. Jesus manda amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, amar os inimigos, enquanto Maquiavel prega que deve-se amar a si mesmo e Deus e os outros em nada importam. 

É claro que devemos ter metas e empreender esforços para conquistar o que queremos, porém, sem abandonar a fé e nem a ética. Amando a Deus e ao próximo, é possível nos realizarmos nessa vida (Salmo 37.4).

2 - Um é pouco, dois é bom e três é demais.


A solidão é ruim. O casamento é santo e a relação entre homem e mulher precisa ser à dois. No entanto, a relação do casal deve ser à três. Mas, a terceira pessoa no triângulo da relação de casamento é Deus. Entre o marido e a mulher, o Criador do matrimônio deve estar presente, Ele é quem estabiliza a relação conjugal, dá a paz que todos os seres humanos precisam.
.

3 - A voz do povo é a voz de Deus


Este ditado talvez seja o mais popular. Mas, jamais a voz do povo será a voz de Deus.

4 - Em terra de cego quem tem um olho é rei.


O ser humano precisa ter fé para agradar a Deus, e a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Ou seja, para viver no reino de Deus, a vista não é tão essencial como o adágio quer fazer parecer que seja.

5 - Uma andorinha só não faz verão


É verdade, a andorinha solitária não é capaz de fazer verão. Mas um milhão delas reunidas também não fazem. Deus é quem criou as quatro estações, só Ele é capaz de conceder a primavera, o verão, o outono e o inverno. O Criador está acima de tudo, a história de torre de Babel é um exemplo de que não existe possibilidade de realizar projetos sem a permissão dEle.

6 - O que é bonito é para ser mostrado.


Principalmente os machões recitam essa frase para promover a perversão, nudez pública de mulheres. Elas estão nuas e seminuas em passarelas, revistas, cinema e televisão.

7 - Olho por olho dentre por dente.


É trecho bíblico. Mas usa-se descontextualizado, porque não vivemos mais debaixo do Código Mosaico, que incitava a vingança. Nos dias da Dispensação da Graça, estamos sob o regime cristão. É preciso perdoar a todos, até os nossos inimigos.

8 - Homem não chora.


Jesus Cristo chorou. Existem dois relatos bíblicos afirmando isso. Na oportunidade da morte do amigo Lázaro, e quando estava diante de Jerusalém, na ocasião em que chegou montado em um burrinho. Tenho a convicção que voltou a chorar quando preso e torturado, pois as dores físicas que sentiu foram muitas.

9 - Diga-me com quem anda e direi quem tu és.


Jesus esteve próximo de beberrões e prostitutas. Nunca praticou o que essas pessoas praticavam, aproximava-se para levar as Boas Novas. Da mesma forma os evangelistas devem fazer, sair da reclusão das quatro paredes dos templos e apresentar o plano da salvação aos perdidos. A ordem de Jesus é ir ao mundo e pregar (Marcos 16.15-16).

10 - Antes só do que mal acompanhado.


Vale a mesma reflexão acima.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.