Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Blogosfera - As cópias identificadas e os plágios

É quase praxe na Blogosfera Cristã um blog cristão usar texto publicado por outro. Mas, qual é a diferença entre o uso citado e o plágio?

Antes de tudo, quero dizer que é importante produzir material original. A criatividade destaca o blogueiro e o blog. O Google usa os "robôs" seguindo o critério de originalidade. Alça às primeiras páginas de pesquisas coisas novas, diferentes. Então, é importantíssimo transportar o pensamento às pontas dos dedos e digitar o que está em sua mente.
.
Cópias devidamente identificadas

O uso da redação alheia com a citação, quando junto ao corpo do texto vai o nome do autor e a informação de onde ele foi encontrado, é uma forma de demonstrar afinidade com o blogueiro citado e dizer que concorda com o assunto copiado.

Não é frequente, mas também costumo usar textos de terceiros.

Algumas observações importantes, que entendo propiciar credibilidade e prestígio ao blog de quem copia.

1 - Entre em contato com o autor, avise que fará uso do que ele escreveu. Deixe-o ciente. E não reproduza se ele não concordar.

2 - Nesse tipo de postagem, é costume citar o nome do autor do artigo antes do texto que ele escreveu (fazer isso demonstra que não comete plágios, apropriação de propriedade intelectual de outros);

3 - É interessante deixar seu parecer sobre o assunto da postagem copiada. Opine sobre a situação, cuidando para que sua observação fique bem clara que é um adendo, não faz parte do artigo que copiou.

4 - Mude o nome do artigo. Aguns blogueiros mudam o nome do artigo copiado, e mencionam o nome original só no fim do texto (é uma maneira de atrair leitores para você, provocando atração à perspectiva que acha mais importante sobre a redação que outra pessoa escreveu);

5 - É regra: os créditos (citação do site ou blog onde o artigo foi encontrado) é posto na última linha da publicação.

Cópias plagiadas 

Certa vez, fui tremendamente impactado com uma abordagem na web, oportunidade em que um blog critão falava sobre Direito Autoral. O autor citava Lucas, o companheiro do apóstolo Paulo, dizendo que o mesmo deveria ser processado, porque usou como fonte os textos de Marcos e João sem citá-los. E também "censurava" Pedro, dizendo que havia  plagiado trechos de  alguns Salmos de Davi ao escrever suas cartas. E terminava dizendo: já pensou se tudo fosse retido por causa de legalismos? E concluía: O Novo Testamento não teria sido escrito e o Evangelho não teria chegado até nosso conhecimento se cada escritor fizesse questão de controle absoluto sobre o que escreveram.

O que não seria plágio?

1 - A ideia que faz parte do senso coletivo não é propriedade intelectual.

2 - Aproveitamento de temáticas não é plágio. Como blogueiro, é importante focar assuntos de interesse do leitor. Entrar em assunto que está em voga, fazendo uso apenas do tema, sem cópia alguma do texto encontrado em outros blogs, não é apropriação de ideia autoral. Por exemplo, alguns anos atrás comentei sobre corrida de Fórmula 1, após ler um blogueiro evangélico escrever sobre o assunto. Fiz isso com texto da minha composição e o artigo ganhou destaque considerável.

3 - O estilo. Imitar o estilo da escrita não é um erro e nem plagiar, é natural quando estamos começando a escrever. A prática que desenvolve o estilo próprio. Quanto mais se escreve mais se fortalece nossa maneira pessoal de escrever. O poeta Vinícios de Moraes, certa feita, disse ter começado sua carreira imitando. Hoje, sua obra é reconhecida até quando não encontramos o nome dele atrelado a ela.

Quem escreve diariamente ganha hábitos de escrita: nos vocábulos, nas pontuações, nos paragráfos...Existem regras da escrita para usar o idioma, porém, o talento constrói estilos dentro da rigidez gramatical. O escritor talentoso, ao longo do tempo que escreve, desenvolve sua maneira pessoal de usar a Síntática sem ferir a Gramática.

O que seria plágio?

É claro que eu não concordo com plágios. É necessário respeitar todo trabalho e esforço alheio. Quando alguém copia o texto de outro alguém, está fazendo muito mais que imitar o estilo. Está se apropriando do jeito de ser e escrever de outrem e não apenas do conteúdo da mensagem, que poderá ser ou não a Palavra de Deus.

Quando uma pessoa copia o texto de terceiro, e subtrai a referência autoral, demonstra, mesmo não sendo a intenção, se passar como proprietário do talento alheio. E também de ideias. E essa situação é extremamente negativa ao copista. 


O relato que passo a fazer é um exemplo de blogueiro plagiador.

Não sou expert em escrever, apenas gosto desse meio de comunicação. Apesar das minhas limitações, já encontrei o blog de uma pessoa de Pernambuco contendo cópias de textos da minha autoria, com a referência do dono daquele blog como autor. Entrei nos comentários dos artigos e comentei alguns textos meus sem tocar na situação em que estávamos envolvidos. Depois disso ele parou de copiar por um tempo, e voltou a fazer colocando meu nome em tudo.

Quando alguém copia o texto de outro alguém, está fazendo muito mais que imitar o estilo. Está se apropriando do jeito de ser e escrever de outrem e não apenas do conteúdo da mensagem.

Conclusão

Eu faço blogagem pensando na necessidade espiritual do internauta. Mesmo que de maneira indireta, a mensagem que escrevo, ou copio passando os créditos autorais e de fonte de coleta, visa o bem-estar das almas. Aqui e no porvir. Mesmo sendo assim, nunca considero agradável encontrar o que escrevi sem referência ao meu nome.

Mais de uma vez já encontrei blogueiros usando meu texto sem a citação. Sei que chegará a minha vez. Espero meu galardão lá no céu, mas o reconhecimento do que faço enquanto estou por aqui é uma obrigação moral de quem faz uso do meu material.

A falta de citação do autor traz em minha memória Romanos 13.7. É necessário dar honra a quem tem honra. Precisamos prestar nossa honra, sempre.  

Chegará o dia em que Deus recompensará em definitivo e plenemente os cristãos por todo trabalho elaborado honestamente.

E.A.G.

Um comentário:

Jaque Balbys disse...

Concordo com vc irmão... precisamos ser originais em tudo... seja na cópia de um artigo, de um livro, de um cd e aí vai, senão vira pirataria, rsrsrs... Precisamos pedir autorização e ser autenticos, mesmo porque estamos estes artigos para Deus em 1º lugar.
Um abraço!!!
Jaque