Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SILAS MALAFAIA NA VILA CRUZEIRO - SOBRE DOMÍNIO E SOBRE PAZ



Entrevista ao Jornal Nacional

O pregador Silas Malafaia, na ocasião do evento Vida Vitoriosa Para Você, promovido por seu ministério à Vila Cruzeiro - RJ, em sua pregação, fez referência à característica de domínio que o Criador deu para raça humana. Declarou que o ser humano não foi criado para dominar seu semelhante, mas dominar todo o restante da criação. E fez alusão aos desvios de objetivo que o ser humano toma. Falou contra toda espécie de abusos: abuso de regimes políticos ditatoriais; abuso de autoridade no emprego e religião; o uso e abuso no consumo de intorpecentes e a consequente prisão aos vícios.

Há quem diga não conseguir encontrar paralelo neste conteúdo com o Evangelho de Jesus. E exclamam: "Regimes governamentais e de patrões? Não concordo com esta idéia, não!”

No discuso do Pr. Silas, não há apologia às revoluções contra regimes de ditaduras políticas. Ele citou o caso recente da crise que derrubou o presidente da Grécia, usou a crise dos cidadãos gregos como exemplo de que está inerente no ser humano a preferência pela liberdade.

Ao ler Provérbios, podemos encontramos textos sobre a opressão dos governantes, temos a ciência que é da vontade de Deus que eles exerçam o governo de maneira justa. E, na leitura do Novo Testamento, encontramos nas cartas de Paulo e Pedro ensinamentos sobre como lidar com patrões autoritários, e como os patrões precisam ser brandos com seus subordinados.

Acredito que a libertação desses oprimidos, libertações de regimes governamentais e de patrões déspotas, não deve ocorrer pelo uso das armas, é pela uso da fé, no exercício da paz, em orações.

Há quem critique até o nome da cruzada evangelística: Vida Vitoriosa Para Você. Argumentam: “Esse nome supõe uma vida sem dificuldades, sem decepções, ou sem nada de ruim. É uma ideia contrária a tudo o que Jesus ensinou”.

Não repercuto as palavras do pastor no evento. É claro que temos dificuldades na vida, mas como cristãos temos condições para superá-las. Basta ter fé e bom ânimo. É a superação que torna a vida do cristão vitoriosa. Sem lutas não existem vitórias.

Jesus Cristo afirmou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33.

Em grego, "paz" é o termo “eirene”. Denota e conota salvação do espírito, da alma e do corpo. É o bem-estar no sentido mais profundo. Sentido espiritual. Do coração. E referente ao campo físico. É alegria do espírito, felicidade da alma, é o sucesso nesta vida, que resulta em estabilidade financeira.
Jesus Cristo afirmou que o crente poderá ter por aflições. Ele não sentenciou que viveremos em aflições. Passar por um problema é diferente de viver no problema. Passamos e temos condições de vencer. Isso é vida vitoriosa.

1ª João 2.13-14: “Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”.

1ª João 5.4-5: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”.

A interpretação bíblica vigente sobre o termo salvação é que ela tem a ver apenas com o espírito. Os pregadores que usam essa imterpretação fazem parecer que Deus não se importa com o nosso corpo, com a nossa situação na terra. Entendo essa exegese como falha, ela não se sustenta ao crivo da contextualização bíblica.

Deus criou o homem sendo espírito, com uma alma dentro de um corpo. E essa triplicidade é descrita como a imagem e semelhança do Criador.

Então, eu pergunto: Por que Deus quereria enviar Jesus para salvar só o nosso espírito? Deus ama apenas nosso espírito? Jesus morreu para realizar um trabalho pela metade? Não morreu para salvar Sua imagem e semelhança por inteira?

Eu acredito que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar por completo. Cuida de nós neste mundo e nos reserva o lar celestial.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.