Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A sua língua é usada como fogo destruidor ou como água?

Alguém escreveu o seguinte para descrever a língua: ela é o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte central da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não se cansa.

A língua é simbolizada como fogo

O apóstolo escreveu: "Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno" - Tiago 3.1-2, 5-6 (NVI).

Uma fagulha é capaz de provocar o incêndio de uma floresta!

Certa vez, um bombeiro disse algo que no primeiro momento parecia contraditório. Ele afirmou que os incêndios de florestas são combatidos com fogo.

Como será possível? O pelotão vai aos pontos em que as chamas incontroláveis ainda não chegaram, e incendeiam ali. O fogo que eles provocam é controlado e queima apenas a área nos limites que eles projetaram. Então, quando o fogo descontrolado chega, não existe mais material a ser queimado, e se apagada.

O poder de Deus é fogo controlado, queimava a sarça ardente sem que ela se consumisse (Êxodo 3.2; Atos 7.30).

• A língua também é simbolizada pela figura da água

A língua não deve dominar o ser humano. O fruto do Espírito tem em uma de suas nove características o domínio próprio, que é a temperança em algumas versões bíblicas (Gálatas 5.22).

O apóstolo Tiago além de dizer que a língua é como fogo incontrolável, também usou a figura da água simbolizando-a. A água é usada como um dos agentes que apagam chamas de fogo.
.
A nossa língua deve prestar serviço só para Deus. Das fontes de águas não jorram águas potáveis e contaminas ao mesmo tempo. Ou será pura ou será contamina. Portanto, quem louva a Deus cantando e pregando, deve fazer morrer os costumes de palavreados chulos, mentiras, calúnias, injurias e difamações. Essas coisas são as fagulhas que incendeiam as florestas. É preciso agir, pensar e falar, apenas de acordo com as coisas que são do alto, que são as águas doces que sustentam a vida saudável (Tiago 3.11; Colossenses 3.1-12).

Para que o fogo incontrolável não queime tudo de bom em nossas vidas, é necessário usar o fogo controlado de Deus e acabar com todo material combustível que serve de alimento ao fogo incontrolável; evitar as ações da língua descontrolada, palavras motivadas por raiva.

Para que o fogo incontrolável não queime tudo de bom em nossas vidas, é necessário usar a língua como uma fonte que água doce. Evitar criar fagulhas, águas amargas, que são atritos desnecessários de relacionamentos. Abandonar o desejo de sempre ter a opinião que prevalece. Conhecer e usar a hora certa para falar ou manter o silêncio.
.
E.A.G.

Artigo liberado para cópias, desde que citados nome do autor e link (HTML) do blog Belverede.

Nenhum comentário: