Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dica de blogueiro cristão para blogar com éticaI

Em 2010, houve uma iniciativa interessante entre os blogueiros cristãos ucranianos. Eles objetivavam trazer à Blogosfera Cristã da Ucrânia bases para que houvesse entre eles relacionamento harmonioso, edificante, e dessa forma pudessem ser mais produtivos no fruto que permanece para a vida eterna.

Vejamos:

1. Amor a Deus

“Eu sou o Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da servidão, não terás outros deuses diante de mim” - Êxodo 20.2.

A Internet e os blogs não podem substituir a conversa com Deus. A Internet e os blogs não podem ser impecilhos para a oração, frequência à igreja, leitura bíblica, práticas de obras sociais, comunicação com a família e ao trabalho. É necessário regular o tempo em blogs e redes sociais, não ultrapassar o tempo por si mesmo estipulado.

2. Testemunho cristão

“Vós sois a luz do mundo” - Mateus 5.14. “Fazei tudo para a glória de Deus” - Romanos 10.31.

O blog que é verdadeiramente cristão, tem como objetivo principal evidenciar que Jesus Cristo é o Senhor, único Salvador. Postagem após postagem, cumpre a finalidade de propagar o Evangelho.

3. Amor ao próximo

“Amará o teu próximo como a ti mesmo” - Mateus 22.39.

Não seja indiferente às questões pessoais e problemas alheios. Na medida do possível, ajude-as.

4. Consagração

“Orais sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus” - 1ª Tessalonicenses 5.16-18.

Antes de publicar seu conteúdo, ore em favor de todos os internautas que o lerão. Incentive-os a estar próximos de Deus, acrescentando informações sobre as reuniões em templos evangélicos.

5. O relacionamento interdenominacional

Evite palavreado chulo. Não agrida o próximo. Não ofenda cristãos de denoninações cristãs co-irmãs. Se não encontrar nada de bom para comunicar, a melhor opção é não dizer nada.

“Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala” - Provérbios 11.12.

6. Cuidado com a irritação

“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” - Tiago 1.19-20..

Ao surgir conflitos de opinião, dê ampla chance ao oponente para que se manifeste. Isso lhe dará oportunidade de entendê-lo melhor e respondê-lo com justiça. Evite contendas.

7. Disponibilize informações importantes, comprováveis, edfificantes

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor” - Levítico 19.16.

Cuide para que seu blog não seja propagador de boatos. Formule pautas com bases firmes.

8. Solidariedade 

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” - Gálatas 6.2.

Na Blogosfera Cristã, assim como na esfera presencial, os irmãos em Cristo receberam o mandamento de ajudar uns aos outros. Ajude o editor de blog cristão a se firmar na virtualidade. Ao ser solicitado para ajudá-lo, ajude. Vendo-o em debates contra não cristãos, onde o assunto da discussão seja expôr a razão da nossa fé evangélica, não seja indiferente.
Participe com brandura. Nunca se furte aos pleitos contra filosofias de ateus e de religiões não cristãs

9. Cheque as referências

“Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus” - 1 ª Coríntios 10.32.

Não produza conteúdo que incite ao pecado na Internet. É preciso cuidado ao publicar links. Pesquise primeiro, esteja certo que o direcionamento não levará o internauta a entrar em sites blasfemadores, obscenos, eróticos, pornográficos.

10. Sobre as palavras frívolas

“Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.
” - Mateus 12.36-37.

Não discuta sem necessidade. Ao debatedor, debate é necessário apenas quando o assunto é altamente relevante e ao mesmo tempo ele seja uma pessoa altamente conhecedora do tema em curso. Se este é o caso, o melhor a fazer é permanecer como leitor.

11. As práticas de benevolência
.
“Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei {embora debaixo da lei não esteja}, para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei {não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo}, para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante” - 1ª Coríntios 9.20-23.

Ao debater com leitores em seu blog, ofereça os argumentos sem se esquecer que naquele momento sua retórica é convivente apenas para você. Analise os erros do adversário, replique-os, mas sem ofendê-lo. Seu comportamento, por possuir as configurações de moderador da página, poderá ser interpretada como abuso de autoridade se causar-lhe mal-estar ao oponente. Pense sempre nas consequências indesejáveis, uma delas é a publicidade negativa.

12. Autocontrole

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” - Romanos 12.19.

Não use seu blog para discutir com internautas.

Não existe necessidade de ofender. Perdoe quem o ofendeu na Internet. O mandamento de Jesus Cristo aponta ao amor, então, use o debate para ouvir o que seu oponente diz, procurando extrair informações positivas dele. O debatedor inteligente permanece na defensiva, porque quem mais fala sempre tem maior chance de errar. Acusações sem provas se consistem em erros. Ame seu oponente mais do que ama o tema que estiver defendendo.

E.A.G.

Nenhum comentário: