Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dica de blogueiro cristão para blogar com éticaI

Em 2010, houve uma iniciativa interessante entre os blogueiros cristãos ucranianos. Eles objetivavam trazer à Blogosfera Cristã da Ucrânia bases para que houvesse entre eles relacionamento harmonioso, edificante, e dessa forma pudessem ser mais produtivos no fruto que permanece para a vida eterna.

Vejamos:

1. Amor a Deus

“Eu sou o Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da servidão, não terás outros deuses diante de mim” - Êxodo 20.2.

A Internet e os blogs não podem substituir a conversa com Deus. A Internet e os blogs não podem ser impecilhos para a oração, frequência à igreja, leitura bíblica, práticas de obras sociais, comunicação com a família e ao trabalho. É necessário regular o tempo em blogs e redes sociais, não ultrapassar o tempo por si mesmo estipulado.

2. Testemunho cristão

“Vós sois a luz do mundo” - Mateus 5.14. “Fazei tudo para a glória de Deus” - Romanos 10.31.

O blog que é verdadeiramente cristão, tem como objetivo principal evidenciar que Jesus Cristo é o Senhor, único Salvador. Postagem após postagem, cumpre a finalidade de propagar o Evangelho.

3. Amor ao próximo

“Amará o teu próximo como a ti mesmo” - Mateus 22.39.

Não seja indiferente às questões pessoais e problemas alheios. Na medida do possível, ajude-as.

4. Consagração

“Orais sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus” - 1ª Tessalonicenses 5.16-18.

Antes de publicar seu conteúdo, ore em favor de todos os internautas que o lerão. Incentive-os a estar próximos de Deus, acrescentando informações sobre as reuniões em templos evangélicos.

5. O relacionamento interdenominacional

Evite palavreado chulo. Não agrida o próximo. Não ofenda cristãos de denoninações cristãs co-irmãs. Se não encontrar nada de bom para comunicar, a melhor opção é não dizer nada.

“Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala” - Provérbios 11.12.

6. Cuidado com a irritação

“Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” - Tiago 1.19-20..

Ao surgir conflitos de opinião, dê ampla chance ao oponente para que se manifeste. Isso lhe dará oportunidade de entendê-lo melhor e respondê-lo com justiça. Evite contendas.

7. Disponibilize informações importantes, comprováveis, edfificantes

“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor” - Levítico 19.16.

Cuide para que seu blog não seja propagador de boatos. Formule pautas com bases firmes.

8. Solidariedade 

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” - Gálatas 6.2.

Na Blogosfera Cristã, assim como na esfera presencial, os irmãos em Cristo receberam o mandamento de ajudar uns aos outros. Ajude o editor de blog cristão a se firmar na virtualidade. Ao ser solicitado para ajudá-lo, ajude. Vendo-o em debates contra não cristãos, onde o assunto da discussão seja expôr a razão da nossa fé evangélica, não seja indiferente.
Participe com brandura. Nunca se furte aos pleitos contra filosofias de ateus e de religiões não cristãs

9. Cheque as referências

“Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus” - 1 ª Coríntios 10.32.

Não produza conteúdo que incite ao pecado na Internet. É preciso cuidado ao publicar links. Pesquise primeiro, esteja certo que o direcionamento não levará o internauta a entrar em sites blasfemadores, obscenos, eróticos, pornográficos.

10. Sobre as palavras frívolas

“Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.
” - Mateus 12.36-37.

Não discuta sem necessidade. Ao debatedor, debate é necessário apenas quando o assunto é altamente relevante e ao mesmo tempo ele seja uma pessoa altamente conhecedora do tema em curso. Se este é o caso, o melhor a fazer é permanecer como leitor.

11. As práticas de benevolência
.
“Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei {embora debaixo da lei não esteja}, para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei {não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo}, para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante” - 1ª Coríntios 9.20-23.

Ao debater com leitores em seu blog, ofereça os argumentos sem se esquecer que naquele momento sua retórica é convivente apenas para você. Analise os erros do adversário, replique-os, mas sem ofendê-lo. Seu comportamento, por possuir as configurações de moderador da página, poderá ser interpretada como abuso de autoridade se causar-lhe mal-estar ao oponente. Pense sempre nas consequências indesejáveis, uma delas é a publicidade negativa.

12. Autocontrole

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor” - Romanos 12.19.

Não use seu blog para discutir com internautas.

Não existe necessidade de ofender. Perdoe quem o ofendeu na Internet. O mandamento de Jesus Cristo aponta ao amor, então, use o debate para ouvir o que seu oponente diz, procurando extrair informações positivas dele. O debatedor inteligente permanece na defensiva, porque quem mais fala sempre tem maior chance de errar. Acusações sem provas se consistem em erros. Ame seu oponente mais do que ama o tema que estiver defendendo.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.