Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O apóstolo Paulo versus a doutrina da eleição de Calvino

Apóstolo Paulo versus doutrina calvinista da eleição.

"Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé" - 1ª Timóteo 1.18-19.

Paulo manda Timóteo conservar a sua fé e sua consciência limpa. Ora, se ele fosse predestinado, segundo as ideias de Calvino, precisaria desse alerta?

Por que Paulo o alertou? Porque a salvação foi extendida para toda a Humanidade (João 3.16), todos são eleitos para entrar no éu, mas os escolhidos para a salvação são apenas àqueles que se mantém puros e conservando a fé em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador na prática do dia-a-dia.

A salvação é um dom (presente) - Efésios 2.8.

E todo presenteado tem a liberdade de escolha quanto ao que fazer com seu presente. Ele pode rejeitá-lo de pronto. Pode recebê-lo e usá-lo. Ou recebê-lo e ao mesmo tempo depois rejeitá-lo, se distraindo com outras coisas menos importantes.

Temos livre-arbítrio! A liberdade é a maior expressão do amor de Deus para conosco!

E.A.G.

8 comentários:

Hilton disse...

Paz seja contigo, irmão Eliseu

Não só Paulo, mas em toda a Escritura existem alertas para o povo de Deus. Ora, o eleito responderá positivamente ao chamado de Deus, afinal, quem é de Deus ouve a Palavra de Deus, pois o próprio Jesus chama de filhos do Diabo aqueles que não o ouvem (João 8,31-45). O Reino de Deus não é um clube que alguém, para entrar, compra uma ação e pronto. Romanos 8,29-30 reforça esta posição, usando, inclusive as palavras eleição, predestinação, etc. Em outro lugar Jesus diz: "ninguém pode vir a mim se o Pai não o enviar". E também: "nenhuma de minhas ovelhas será arrabatada de minha mão". Aceitar Jesus, de fato, é um ato de fé, e a fé é um dom de Deus. Para refletir, o Livro da Vida não é um borrão, onde se escrevem e se apagam nomes ao sabor da situação. Concluindo, Jesus não afirma que derrama seu sangue por todos, mas por muitos. Por que será? Deus te abençoe generosamente.

JOSÉ HILTON CANUTO

Hilton disse...

P.S.

A maior expressão do amor de Deus para conosco não nossa "liberdade" e sim ter dado seu filho unigênito em propiciação por nossos pecados. Para refletir: servos são livres?
Abraços.

José Hilton

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro José Hilton.

É uma prazer ler você outra vez.

Indo ao assunto:

Creio que concorde, é sempre necessário contextualizar o que meditamos.

Assim sendo, mesmo entendendo que esteja usando a palavra "servo" como ato devocional, se faz necessário se deixar impactar com João 15.15.

Palavras de Cristo: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer".

Abraço.

Hilton disse...

Paz, irmão Eliseu

Concordo e agradeço a Deus pelas palavras abençoadas de Cristo na referência dada. Quando menciono a palavra servo tenho em mente Apocalipse 22.3,ss. Somos amigos (perseveremos em sê-lo) e servos (afinal, livres de pecado e corrupção faremos tudo conforme a vontade de Deus). Não me escandalizo com a posição de Calvino. Já lancei em aulas de escola bíblica algumas de suas conclusões mas a mentalidade assembleiana demonstra ser muito antropocêntrica, tipo você faz, você escolhe, você vence, você se esforça, etc. Alguns se chatearam com a idéia de terem sido salvos pela iniciativa de Deus. Ninguém é cristão por iniciativa própria . Adianta alguma coisa se Deus não predestinar, chamar, santificar e glorificar? Poderíamos afirmar que Deus tem livre-arbítrio, ou seja, poderia escolher o contrário daquilo escolheu? Por exemplo, ele pode escolher cometer injustiça ou contaminar sua excelsa santidade? Olhe os diversos grupos religiosos. Se perguntados com certeza afirmariam ser cristãos. Os frutos demonstram a situação espiritual de cada um. Mudando de assunto, gostei da postagem "Quando a Assembléia era de Deus". Que outros arautos se levantem e abram espaço para verdadeiros atalaias. Abraços.

JOSÉ HILTON

Suely Rezende - Ministério HD disse...

Olá irmão Eliseu,
graça e Paz!!!

Conheci seu blog, já somos seguidores.

Estaremos sempre por aqui lendo as matérias e enviando comentários.

Deus abençoe e sejas sempre um canal de bênçãos.

Ah! Temos um blog.
http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/

Em Jesus
Suely

Eliseu Antonio Gomes disse...

José Hilton

"Adianta alguma coisa se Deus não predestinar, chamar, santificar e glorificar? Poderíamos afirmar que Deus tem livre-arbítrio, ou seja, poderia escolher o contrário daquilo escolheu?"

A resposta é não.

No entanto, os assembleianos (e arminianos) crêem que Deus predestinou, chamou, a todos para receber a salvação. No entanto, cada um tem a liberdade de atender a esse chamado. E apenas àqueles que atendem recebem a santificação e após o arrebatamento da Igreja um corpo glorificado.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Suely

Obrigado por prestigiar este blog com sua presença.

Que Deus te abençoe grandemente.

Abraço.

Hilton disse...

Paz, irmão Eliseu

Nenhum ser humano está neutro. Existe algum outro rebanho além daqueles que Jesus separará, ou seja, bodes e ovelhas? Paulo não escreveu que "Deus opera em nós o querer e o efetuar (agir)"? Ou, ainda, "não depende do que corre, mas de Deus"? Cada um é livre para fazer escolhas segundo a sua natureza. Mas, se Deus não nos der o novo nascimento, seremos capazes de escolher o Reino de Deus? Quem vive em pecado não é livre, antes, age conforme a semente que está em seu coração, daí tanta mentira, inveja, depravação, etc. Por outro lado, se a pessoa é salva, de fato, e o Espírito Santo habita nela, agirá conforme o Espírito que nela está, pois Jesus disse que o "Espírito da Verdade os guiará em toda a verdade". Sendo assim não precisamos dizer a estas pessoas o que devem fazer, pois seu coração estará inclinado a Cristo e atenderá a Sua voz. Abraços.

JOSÉ HILTON