Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 11 de dezembro de 2010

Atos dos Apóstolos - Breve introdução às aulas de escola dominical da revista CPAD

Deprimentes. Deve ter sido assim que os apóstolos se sentiram depois de ver Jesus ascendendo aos céus. A vida não poderia ser melhor do que aquilo que eles experimentaram durante o tempo que passaram com Jesus. Mas então aconteceu o extraordinário. Eles descobriram que a história não terminou com a ascenção de Jesus – pelo contrário, começou com ela, e Atos dos Apóstolos nos conta como os seguidores de Jesus fizeram o que Ele mandou que fizessem em Sua Grande Comissão. “ 'Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas' ” - Marcos 16.15 (NVI).

A aventura dos cristãos do primeiro século também é a jornada da Igreja da atualidade. Como poderá ser verificado, o término abrupto do livro Atos dos Apóstolos sugere que os dons e as manifestações espirituais, como promessa do Senhor ressurreto, acompanharão a Igreja pelos séculos.

Ao leitor da Bíblia Sagrada, a leitura de Atos dos Apóstolos,  tem significado importantíssimo. Tudo se encaixa em seus devidos lugares. O livro nos serve de transição entre a vida de Cristo e a nova Igreja. Apresenta ainda Paulo e explica como foi que uma religião minoritária cruzou o mar e chegou a Roma, capital do Imperio. A melhor maneira de avaliar Atos é imaginar uma Bíblia em que este livro não figurasse. Você acaba de ler a vida de Jesus, e logo após passa a ler Romanos: “Paulo, servo de Cristo Jesus (…) a todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos” (Romanos 1.1,7 - NVI). Roma? Como foi que a mensagem se expandiu de Jerusalém para lá? Depois você encontra outras cartas, escritas por Paulo, e perguntaria: quem é esse homem? É óbvio quem sem o livro de Atos o Novo Testamento salta, sem aviso prévio, de uma história ordenada acerca de um homem – Jesus Cristo – para um conjunto de cartas pessoais, carentes de explicações.

O livro histórico de Atos dos Apóstolos nos permite acesso ao melhor e mais eloquente registro sobre a expansão de Igreja de Jesus Cristo e da religião cristã, desde o dia da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecoste (o quinquagésimo dia após o sábado da semana da Páscoa, portanto, o primeiro dia da semana, um domingo – Levítico 23.15-16).

O Espírito Santo protagoniza o papel de condutor essencial do caminho missionário da Igreja. Sob sua ação, a Igreja se desenvolveu no passado e caminha poderosa nos dia atuais, testemunhando acerca de Jesus.

Atos dos Apóstolos fragmenta-se em três principais momentos:

1º – o derramentento do Espírito Santo;
2º – a vida comunitária da Igreja Primitiva em Jerusalém;
3º – a expansão da Igreja entre os gentios.

O esboço do livro:

1º – a difusão do cristianismo irradiando de Jerusalém como centro e tendo como principais propugnadores os discipulos liderados por Pedro e João, capítulos 1 ao 12.
2º - expansão do cristianismo irradiando de Antioquia e tendo como principal propugnador o apóstolo Paulo, tendo como companheiros Barnabé, Silas, Timóteo e Lucas. Conferir: capáitulos 13.1-21; e 15.
3º – expansão do cristianismo tendo como figura principal Paulo nas suas prisões. Atos 21.16 e 28.31.

E.A.G.
__________

Permitido cópias, desde que citados o link (HTML) do blog Belverede e o nome do autor.

O presente artigo é publicado objetivando servir de subsídio à revista da CPAD Lição Bíblica - Atos dos Apóstolos, Até aos Confins da Terra, 1º trimestre de 2010, cujos comentários são do Pr. Claudionor de Andrade.

Compilações de: Bíblia FaithGirlz, 1ª edição, outubro de 2009 (Editora Mundo Cristão); Conciso Dicionário Bíblico Ilustrado - Dr. S.L. Watson, D. Ana, apêndice da Bíblia Sagrada, 6ª edição, 2005, (JUERP / Imprensa Bíblica Brasileira); Bíblia Devocional de Estudo, 1ª edição, 2007 (Imprensa Bíblica Brasileira); Novo Testamento King James - Edição de Estudo, 1ª edição, 2007 (Abba Press).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.