Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Você me ama?


Jeter Blaas

Até que ponto estamos declarando o nosso amor, e de que forma o expressamos pelo ministério, pelas vidas, e até mesmo por Cristo? Ele foi até a cruz por nós, tornando-se a oferta perfeita e vitálicia, fazendo-se sacrifício em nosso lugar. Não cabe a nós irmos até a cruz, mas até onde temos ido por Ele? Será que temos compreendido nosso chamado?

O chamado é muito mais do que uma vocação, ele é divino, vem da parte de Deus. Pedro o recebe para ser um pescador de almas, e mais do que isto, apascentar ovelhas. Veja que no texto de João 21.15-17 Jesus pergunta a Pedro se ele o amava. Essa pergunta é feita no nível de amor mais profundo, o incondicional, absoluto, o da entrega, amor "ágape". Porém, Pedro responde em "fileo", que é o amor fraterno e amigo. Jesus repete a pergunta em ágape e Pedro novamente responde em "fileo". Por fim, Jesus pergunta se Pedro o amava com amor "fileo" e Pedro entristecendo-se diz que Jesus sabia de tudo, e que sim, o amava com amor "fileo". Essa tristeza certamente se deve ao fato de lhe faltar uma disposição maior de entrega, de se doar a serviço do reino.

Deus nos escolhe! Independente de nossas limitações, ele nos chama. Apascentar ovelhas não é tarefa fácil. Muitos podem pensar que o amor incondicional se relaciona somente a Cristo, mas Deus em Sua palavra nos diz que "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama e o que me ama será amado de meu Pai e eu também o amarei e me manifestarei a ele" - João 14.21.

O mesmo acontece em 1ª Coríntios 13. Todas essas expressões nesse texto se referem a "ágape". Um líder chamado por Deus para servi-lo, nessa tão importante missão de apascentar ovelhas, deve buscar de Deus e desenvolvê-lo a cada dia.

A partir do momento que Pedro passou a ser cheio do Espírito Santo, isso se tornou presente em seu ministério. Posso citar 1ª Pedro 1.22: "Tendo vos purificado as vossas almas na obediência, na verdade que nos leva ao amor fraternal (filadelfian) não fingido, amai-vos (agapésate) ardentemente uns aos outros de coração". Ele ensina a viver tanto o amor fraterno quanto o ágape. Toda vez que se refere em suas epístolas "aos amados", essa expressão se deriva de ágape. Ele chega a fazer dez citações referêntes ao assunto.

Creio que ele aprendeu a viver esse amor. Nós também podemos manifestá-lo! Assim como Pedro aprendeu, cada um de nós deve desenvolver um nível de identidade maior, e esse amor se tornará consequência no ministério. É o que nos fará conquistar vidas e apascentá-las para Cristo.

Fonte: Vitrine Cristã, edição 4, ano 2010, página 30.
__________

Artigo publicado, originalmente, com o título "Tu me amas?".

Jeter Blaas é Bacharel em teologia com concentração exegética em grego e hebraico pelo Seminário Batista Independente em Campinas, pastor da Igreja Quadrangular da Vila Rami em Jundiaí - SP, músico, líder de louvor do ministério Adoração Viva, compositor e produtor musical.

Nenhum comentário: