Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 1 de junho de 2010

ISRAEL E O ATAQUE AOS NAVIOS SOBRE AS ÁGUAS NOS LIMITES DA FAIXA DE GAZA



Não somos favoráveis às práticas da violência...

Mas, também não podemos desprezar a informação do governo israelense sobre o motivo do ataque. Segundo Israel, a frota aparentava fazer ajuda humanitária mas nela também estariam navios abastecendo o Hamas e a Al-Qaeda com armamentos militares.

É sabido que o Hamas, grupo paramilitar que governa a Palestina, costuma usar cidadãos como homens-bombas, mulheres-bombas, crianças-bombas, e usa também carros-bombas. Usa cidadãos civis, fazendo-os atravessarem a linha da Faixa de Gaza para detonarem explosivos em Israel. E as vítimas dessas explosões quase sempre são meros civis israelenses, não são os soldados.

O que significa isso? O Hamas é um grupo terroristas.

O ataque do Exército israelense contra a frota, que estava na Faixa de Gaza, aconteceu com a intenção de evitar futuras explosões desse tipo em Israel. É impossível lutar contra terroristas sem baixas de civis, porque os civis sempre serão o elemento humano que servirá de ataque e escudo aos estrategistas terroristas.

E no caso, os estrangeiros da tripulação dos navios atacados, estariam se prestando ao papel de escudo sem ter noção disso (havia a entrega de alimento e remédios como fachada).

Somos inteligentes e sabemos que ninguém sai por aí avisando “olhem, estamos transportando armas!”. Sempre haverá camuflagem, disfarces. Principalmente se o pano de fundo é a guerra ou guerrilha.

Eu e você estamos longe de tudo, não temos acessos às fontes de serviços de inteligência. Para nós não há condição de afirmar qualquer coisa com certeza. O tempo talvez nos mostre quem tenha razão neste caso.

Havia uma brasileira em um dos navios, é uma cineasta chamada Iara Lee. Ela sobreviveu, e segundo sua família, por uma site de relacionamento, ela teria informado que o ataque era esperado...

Um pouco mais sobre o ataque e o resultado disso:

O ataque, às 4h30 da manhã, fuso horário de Israel, ocorreu por meio de dois helícopteros. Deles desceram soldados israelenses nos convés dos navios.

Greta Berlim, co-fundador do Movimento Gaza Livre, nega que o movimento carregasse armas, mas elas foram encontradas. Ele também afirma que a tripulação era de estrangeiros em viagem de paz, mas é anunciado que entre os mortos foi identificado o líder islâmico Raed Salah. A morte ainda não está confirmada.

E além disso, em entrevista para ao site da Radio Free Europe, Greta Berlim afirmou que não tinha informação sobre o que havia em um dos navios turcos que fazia parte do comboio.

Missão humanitária?

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.