Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cuidado com as ciladas espirituais

1 - Uma das ciladas e quem é que a lança

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”
Efésios 6.10-12.
Uma das ciladas faz com que que o crente se confunda. Na confusão mental, o crente esquece-se que precisa buscar fortalecimento em Deus e que há força no poder do Senhor. As ciladas são lançadas pelo nosso único inimigo.
O crente em Cristo, quando está confundido, passa a lutar contra quem não é o seu inimigo. A inimizade real que o crente tem não é contra outro crente em Jesus. Segundo a Palavra de Deus, o crente não tem que lutar contra a carne e o sangue (os seus semelhantes). A batalha do crente é espiritual.
2 - Quem é o inimigo?Jesus Cristo e Estevão sabiam que o real inimigo não era de sangue e carne. Eles lutaram apenas contra o verdadeiro inimigo até o último fôlego de vida, durante suas existências nesta terra. Jesus ao ser crucificado e Estevão apedrejado, demonstraram que não haviam caído na cilada do diabo, provaram que tinham olhos espirituais e que suas mentes não estavam confundidas. Em favor de seus algozes, que se comportavam como inimigos, oraram: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem; não lhes imputes este pecado” (Lucas 23.34; Atos 7.60).

3 - O nosso real inimigo

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”
- 1ª Pedro 5.8.

A sobriedade de Jesus e de Estevão deve ser nossa também. Devemos sempre considerar que as pessoas que se comportam com raiva e ódio contra nós não sabem o que estão fazendo. Realmente, elas caíram na cilada do diabo. É uma cilada de engano mental, uma cilada que confunde o crente em Jesus fazendo-o parar de lutar contra o verdadeiro inimigo, que é espiritual, e passando a lutar contra os próprios irmãos e semelhantes de sangue e carne.

Algumas pessoas estão tão confundidas que acreditam que o diabo não existe!

4 - O comportamento do crente sóbrioA prática do crente que não está confundido é demonstrar que é diferente, naturalmente ele dá provas no seu dia a dia que não confunde-se quanto ao seu real inimigo.

Qual é a diferença que o crente em Cristo precisa ter? Jesus Cristo descreveu esta diferença de uma maneira muito clara.

“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus” - Lucas 6.27-35.

Essas palavras de Jesus são seríssimas! Nem todos são filhos de Deus, apenas as pessoas sóbrias, aquelas que não se deixaram prender pela cilada da confusão mental que o adversário lança contra o crente em Cristo.

5 - Use sua mente: analise o que é supérfluo e o que é importante
Nos momentos de choque de opiniões com os semelhantes, o crente em Cristo precisa decidir entre o comportamento de quem está no laço do diabo ou não.
“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” - João 3.6-8.
Apenas quem caminha no Espírito é filho do Altíssimo e sua mente não está confundida quanto ao real inimigo. O crente que renasce no Espírito, evita praticar as atividades da carne, isto é, evita responder às vontades do ser humano que ainda não nasceu de novo.
Quais são essas vontades: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas” (Gálatas 5.19-21).
Graças a Deus é possível renovar o nosso entendimento e andar no Espírito. Para isto, basta fazer como Davi: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” - Salmo 119-11.

6 - O processo da renovação da mente é o mesmo processo do novo nascimento

Romanos 12.1-2 é um texto muito conhecido entre os cristãos. Refere-se sobre a necessidade do crente ter sua mente em constante renovação, cuidar para não ter a mente envelhecida!

O crente renovado é o crente que não se conforma (não se molda aos costumes e formas) daqueles que estão neste mundo. Ou seja, segue as orientações de Cristo quanto a não agir como as pessoas que estão neste mundo. Ele é sempre misericordioso.

Davi, após seus pecados, orou pedindo a Deus um espírito renovado e inabalável (Salmo 51.10).

O crente renascido é o crente que não se deixa envelhecer. Quem escolhe ser fiel a Deus sempre é novo espiritualmente e permanece livre das ciladas do diabo, pois sabe quem realmente é o seu inimigo e quem é o seu Senhor. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" - João 8.36.


Quem está em Cristo é nova criatura, os costumes velhos são coisas do passado (Salmo 103.5; 2ª Corintios 5.17; Colossenses 3.10). Ele tem a Palavra de Deus no coração, e como as misericórdias de Deus, que se renovam a cada manhã, com ele ocorre o mesmo processo, é sempre misericordioso com quem age de maneira ruim contra si, pois sabe que o seu semelhante, que o trata como adversário, está confuso, então sempre o perdoa e roga em favor dele ao Senhor (Lamentações 3.22; Tiago 2.13).
É a Palavra de Deus no coração do crente em Cristo que o mantém sóbrio, sempre rejuvenescido (2ª Corintios 4.16; Colossenses 3.16).

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.