Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 11 de abril de 2010

O DISCURSO DE JEREMIAS NA PORTA DO TEMPLO E AS CONSEQUÊNCIAS POR PROFERÍ-LO

“Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor” - Jeremias 7.2.

Devido os israelitas haverem escolhido seguir pelo caminho da idolatria, adorarem ao SENHOR apenas exteriormente, Deus incumbiu o profeta Jeremias de proferir um sermão na porta do átrio do Templo. O átrio exterior era o pátio onde os judeus se reuniam para cultuar. Os povos de todas as cidades reuniam-se no ali, e assim podiam levar a mensagem de volta para as suas cidades.
A pregação de Jeremias deveria ser à porta da Casa do SENHOR porque os adoradores tinham que passar por ela para participar das atividades religiosas. Posicionado à entrada, o profeta deveria enumerar as condições morais para que o culto celebrado pudesse ser realmente agradável a Deus, ali ele tinha condições de proferir lembretes, solicitando a todos que examinarem sua vida moral ao adentrarem no recinto de culto.(Salmo 15; 24.3-6).
O longo discurso de Jeremias, de 7.1 à 8.3, compreende o primeiro de uma série de textos redigidos em prosa, cujo conteúdo e forma literária se assemelham ao livro de Deuteronômio.

Podemos considerar que o povo estava transgredindo metade dos Dez Mandamentos. “Furtais e matais, cometeis adultério, e jurais falsamente” - Jeremias 7.9. Ver: Deuteronômio 11.28; 13.2,6-9; 28.64; Jeremias 19.4; 44.3.
O caráter geral da mensagem de Jeremias é de repreensão e advertência e exortação. Além dos pecados de idolatria, são denunciados outros abusos cometidos no culto do Templo de Jerusalém. O profeta acusou os judeus de irem ao templo para se purificar dos pecados e terem a predisposição de após a purificação voltarem aos mesmos pecados. Eles diziam: fomos libertados dos pecados do passado, agora estamos prontos para pecar outra vez (Jeremias 7.10).
E.A.G.
__________
Subisídio preparado com a finalidade de aproveitamente nas escolas dominicais, cujas aulas usem a revista Lições Bíblicas: Jeremias - Esperanças em Tempo de Crise; comentarista Claudionor de Andrade (CPAD). Artigo dirigido à lição 3 - Anunciando Ousadamente a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.