Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 18 de março de 2010

A DEFINIÇÃO DO AGAPE EM JOÃO 3.16

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito , para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3.16.

Agape descreve o amor incondicional que Deus tem pelo mundo. No dicionário Strong, reconhecidíssimo por toda a cristandade, temos as seguintes informações:

Agape: é o substantivo transliterado em português como amor. A palavra denota o ato de fazer o bem, a benevolência invicta (de maneira invencível). É a firme vontade de encontrar o bem maior no próximo. É amor que favorece sem pedir nada em troca e sem considerar o valor da doação. Não é preciso ter química, afinidade ou sentimento para usar o amor de Deus. Agape não é o sentimento de amor por escolha, agape é superior à amizade (em grego: philos), que é amor por acaso; agape refere-se à vontade ao invés da emoção.

Por sua vez, agapao é o verbo que está traduzido por "amou". É um amor virtualmente desconhecido para os escritores de fora do Novo Testamento.

Agape e agapao são duas palavras definidas por gestos de bondade. Pertencem exclusivamente à comunidade cristã. Nos manuscritos seculares em gregos, produzidos na mesma época em que o Novo Testamento foi escrito, raramente os termos são encontrados.

E.A.G.

Veja mais neste blog: João 3.16 - o sentido amplo do vocábulo salvação.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.