Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BLOGOSFERA BRASILEIRA - OS VARIADOS ESTILOS DE BLOGS EVANGÉLICOS

Sou grato a Deus por ser parte do início e ver o esplendoroso crescimento da Blogosfera Evangélica.

Em 27 de novembro de 2005, (veja) ao começar a blogar, não existia essa variedade de blogs que existe hoje. Há quatro anos atrás, lembro-me de uma ocasião em que para encontrar blogs cristãos, foi preciso garimpar de dez à vinte minutos no Google. Tudo é diferente agora. Temos grande número de cristãos blogando. Gente desconhecida, pastores de renomes ...
Quando comecei, a única opção do blogueiro era aprender a blogar blogando. Com o tempo esta realidade se transformou e hoje encontramos diversosos tutoriais disponíveis na Internet, facilitando nossas vidas virtuais.
Aos blogueiros iniciantes, quero deixar quatro dicas:

Tenha seu estilo
É muito importante ao blogueiro descobrir o seu estilo e ser fiel a ele. Ofereça conteúdo virtual pautado naquilo que sabe fazer bem. Não siga à risca a estrada do vizinho, crie a sua estrada. Lapide o seu jeito de ser e será imbatível naquilo que fizer.

Escrever ou não escrever?
Penso que a questão de produzir e publicar o texto autoral é importante, porém, entendo que esta não é uma questão essencial para a vida útil do blog.

Existem ótimos blogs em que o blogueiro oferece pouco ou nenhum texto próprio. Encontramos textos traduzidos pelo blogueiro, textos em nosso idioma, mas que o blogueiro não criou. Inclusive, encontramos alguns blogs em que está estabelecida a comunicação em formatos não escritos.
Enfim, um blog não é sinônimo de lugar virtual onde estão apenas as redações do blogueiro que o edita. Ali, não necessariamente é obrigado haver só o discurso composto pelo dono do espaço. Pode ou não conter coisas que saíram da cabeça do blogueiro. Blogs neste estilo apresentam conteúdo do que o blogueiro se identifica, pensa, concorda, gosta.

Enfim, quero dizer que existe a categoria do blogueiro não escritor. No blog deles, temos a sua edição do que ele vê e quer passar adiante.
Tenha critérios éticos
Ao publicar conteúdo de terceiros, passem os créditos autorais em cada postagem que fizerem.
É convencionado que, quando usamos artigo de outra pessoa, o nome do autor deve ser posto acima do que ele escreveu. E logo abaixo do texto, a fonte da coleta deste texto e uma breve apresentação do autor. De preferência, o nome do autor em negrito e itálico.
Também, é preciso tomar o máximo de cuidado para não infringir a lei do direito autoral. Só publicar o que for autorizado. Uma dica: escrevam para as editoras de revistas cristãs e peçam licença para reproduzirem o conteúdo delas. Algumas concedem a reprodução parcial ou integral.
Aos cristãos, blogueiros que não são escritores, não é preciso recomendar evitar o plágio. Mas, mesmo assim, fica aqui o alerta. Plagiar é crime. Nenhum plagiador tem credibilidade e goza de respeito.
Ilustrações de blogs
Na Internet, a grande maioria do conteúdo de fotos, desenhos, charges não são liberadas, portanto, há a barreira quanto ao que usamos como ilustrações das nossas matérias. Evitem as grandes empresas da mídia ligadas ao jornalismos. Vá ao Flickr e extraia fotos cujos direitos estão livres . Cuidado, algumas imagens são restritas.
Temos aqui bem próximo de nós o blog Imagens Cristãs, idealizado pelo nosso amigo Sammis Reachers. A ideia dele é indicar bons sites de fotografias e passar orientação sobre como usá-las da melhor maneira possível.
E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.