Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

BÍBLIA BATALHA ESPIRITUAL E VITÓRIA FINANCEIRA - FLAGRA DE PRECONCEITO

O que é mais comum encontrarmos nas comunidades evangélicas do site Orkut são pessoas emitindo opinião sobre tudo. Sendo moderador em algumas delas, eu tenho encontros com diversos tipos de opinantes.

Desde que a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira foi lançada, há milhares de críticos dela naquele site de relacionamento. Nada de errado nisso, todos têm seu direito de expressão, seja contrário ou favorável a tudo e todos, havendo respeito e conhecimento sobre o que fala.

Veja isso (clique acima da imagem para visualizar melhor):




Então, interpelei esta pessoa assim:

Você comentou sobre uma Bíblia de Estudo colocando o seu parecer sobre ela. Uma pergunta minha, que parece sem sentido, mas está eivada de razão para ser feita: Você tem esta Bíblia, leu? Por favor, responda-me. A minha pergunta ocorre porque cansei, perdi a minha conta, de quantas pessoas no meio evangélico fazem críticas sobre o que desconhece.

Independentemente da sua resposta, quero dizer que o preconceito é um dos modismos que está instalado na Assembleia de Deus. É cometido no mais alto escalão da AD, das sedes regionais às congregações mais pequenas, das poltronas nos púlpitos aos porteiros nos. Infelizmente!

E a resposta foi essa (clique sobre a imagem para ler):

15 comentários:

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ AMADOS,
INFELIZMENTE NO NOSSO MEIO
EXISTEM IRMÃOS QUE GOSTAM DE CAUSAR DISENSSÕES .
PESSOAS QUE FALAM DAQUILO QUE NÃO CONHECEM E
SEM CONHECER , JULGAM MINISTÉRIOS E
HOMENS DE DEUS.
CREIO QUE PARA ALGUEM PODER JULGAR OUTRO ELE PRECISA SER PERFEITO.
CRENTES ASSIM SÃO COMO AQUELES QUE QUERIAM APEDREJAR A MULHER ADULTERA, PORÉM POR MAIS QUE ELA ESTIVESSE ERRADA, AQUELES HOMENS NÃO TINHAM O DIREITO DE JURGAR ELA.
VUSUTEM O KIBOR BLOG - O BLOG DOS GUERREIROS

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz,

Não preciso nem ler os comentários desta bíblia. O próprio título dela já uma perversão da palavra. No próprio título está toda a minha discordância.Uma bíblia que não traz como chave interpretativa, Jesus, é uma perversão. A Bíblia deve ser entendida a partir de Jesus. Jesus deve ser nossa chave hermenêutica para entendimento das escrituras. Mas como para muitos evangélicos, no afã de lucrar, criam estes tipos de temáticas que tornam Jesus, a cerejinha do bolo. Infelizmente,a quem defenda que devemos comprar uma bíblia com essas temáticas (puro comércio)e não estudá-la a partir de Jesus. Realmente, para esses, Jesus não é tão importante assim. A "batalha espiritual" e "vitória financeira" são mais prioritárias do que Jesus. Lamentável!

Um abração!

Meire disse...

Será que tudo deve ser antes testado, provado para ser aprovado ou não?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Kassio

Diante de seu comentário, faço menção de Efésios 4:1-7.

"Rogo-vos irmãos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando ganhar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo".

Creio que muitos cristão perdem a noção de unidade.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado Marcos

Se trazem a você uma bandeja com um copo de suco de limão, só poderá ter certeza absoluta que a limonada é doce se prová-la, mesmo que outros afirmem que ela tem a dose certa do açucar. Digo-lhe isso lembrando-me de Jeremias 17.5-9, que nos aconselha a não confiar no coração humano, que é desesperadamente corrupto, só conhecido plenamente pelo nosso Criador.

Não sou um alguém defensor da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, apenas combato o preconceito, não posso concordar com quem fale sobre ela sem a conhecê-la. Esta atitude é antibíblica.

Qual é a autoridade para dizer que a BBEVF não traz como chave interpretativa? Como ser justo ao afirmar que na BBEVF Jesus não é o centro da chave interpretativa sem examiná-la? Qual é a capacidade de acerto ao negar que Jesus não é a chave hermenêutica da BBEVF sem a conhecê-la inteiramente?

Querido irmão, com todo respeito, digo-lhe que seu comportamento é um caminho em rota de colisão com 1ª Tessalonicenses 5.21.

A seguinte informação da etimologia da palavra salvação não é extraída da BBEVF, mas está de acordo com ela. Eis:

“Na Bíblia Sagrada, o substantivo salvação traz em seus originais em grego (soteria) e hebraíco (marpe'), o sentido de libertação, preservação, integridade, alegria, resgate, bem-estar geral e prosperidade.

No Velho Testamento, encontramos referências à tranquilidade, remédio e cura. O termo marpe' vem do verbo rapha (restaurar, curar, sarar).

A salvação é apresentada tanto em sentido material, temporal, quanto o eterno. Marpe'/soteria é uma possessão presente com uma realização a ser completada futuramente. Entretanto, tal detalhe não é tão divulgado como deveria ser. Diz-se ou deixa-se a idéia errada de que a salvação tem a ver tão-somente com a alma no porvir.

É preciso esclarecer que a salvação é uma possessão presente (Lucas 1.77; 2 Coríntios 1.6; 7.10) culminando com o ápice no futuro (Romanos 13.11; 1ª Tessalonicenses 5.5-8)”.

(A resposta continua...)

Eliseu Antonio Gomes disse...

(continuando...)

Também, consideremos o estrito sentido bíblico do termo paz nos idiomas hebraico e aramaico no Velho Testamento e em grego no Novo Testamento.

Geralmente, a palavra paz (shalom) tem sentidos com profundidades muito amplas, que em nenhum outro idioma pode ser expressa um só termo.

No Velho Testamento, shalom (paz), quer dizer estar completo, ter saúde, estar bem em todos os sentidos, ser feliz, é ter prosperidade.

O uso bíblico de shalom é o completo bem estar, que se assemelha à paz no seu mais profundo significado. Paz com Deus, paz interior, paz com o próximo e com a natureza.

E também no Novo Testamento, o termo paz (em grego koiné, eirene), tem o mesmo significado do Velho Testamento.

A paz que Jesus mencionou, falada em aramaico e depois traduzida ao grego, era muito mais do que a ausência de brigas, guerras. Tinha o sentido do relacionamento de Deus com o ser humano, abrangendo a esfera espiritual e física.

Os ímpios não possuem tal prosperidade, eles conseguem, no máximo, apenas ajuntar as riquezas materiais. Existem muitos milionários sem prosperidade e gente na classe média cheia dela.

Enfim, caro Marcos, a BBEFV sintetiza salvação e paz, em seus termos nos originais hebraico e grego, mas em outro vocabulário.

Em determinado trecho da BBEVF, existe uma afirmação bem clara e que tenho certeza que você concorda plenamente. Diz: a prosperidade bíblica não é riqueza.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Meire

Sua pergunta: "Será que tudo deve ser antes testado, provado para ser aprovado ou não?"

Minha resposta: É claro que sim, temos que provar, testar, antes de aprovar ou desaprovar.

A lógica disso é o amor ao próximo. O mandamento ordena amar os outros como amamos a nós mesmos.

Com base nesta ordenança, que é o pilar principal do cristianismo, mudemos a perspectiva perante tudo o que praticamos nos nominando como cristãos.

Perguntemos a nós mesmos: será que terei prazer de ser desaprovado pelo próximo sem um exame justo de quem sou e do que faço? A resposta é não. Portanto, apliquemos o exame justo sobre os outros antes de pronunciar nossas opiniões sobre eles e o que eles fazem.

Abraço.

Helena Carvalhais disse...

Marcos Wandré disse...

Graça e Paz,

Não preciso nem ler os comentários desta bíblia. O próprio título dela já uma perversão da palavra. No próprio título está toda a minha discordância.Uma bíblia que não traz como chave interpretativa, Jesus, é uma perversão.

Diante de tal afirmação, eu gostaria de deixar ao caro irmão, uma frase:
"Fácil é ver o que queremos enxergar...
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto."

Sim, uma pessoa inteligente examina tudo, retém o que é bom, e não reprova o que não conhece.

Paz.

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz!

Querido irmãos Eliseu e Helena,

Reitero tudo o que disse, por uma simples razão: Usar como chave interpretativa "batalha espiritual e vitória financeira" é um distorção. É esta questão que levanto.

Jesus é nossa chave hermenêutica.Não é uma questão de examinar o conteúdo, mas discenir o erro da abordagem. Neste caso, não preciso examinar nada,pois o próprio produto é auto-explicativo. É simples. Bíblia não tem que ter temática. Bíblia é para ser entendida a partir de Jesus.

Nossa temática, nossa abordagem, nossa chave interpretativa, nosso olhar para a Bíblia é unicamente Jesus. É esta questão que levanto.

O que eu discordo já de saída não é o conteúdo dos comentários, mas a abordagem.Parece óbvio, não é mesmo?

O incrível que sou criticado por não examinar algo cuja abordagem eu discordo completamente.

Podemos criar bíblias com vários temas. Por certo, os comentários corroborarão com os temas, mas não é isso que discuto.

O que discuto é que essas metodologias interpretativas estão erradas. Criar vários tipos de abordagens para a bíblia é um erro. A bíblia deve ser entendida unicamente através de Jesus.

Portanto, é da abordagem falo. No meu outro comentário isso ficou muito claro.

Obs: O problema não é provar a limonada que eu gosto muito.O problema é como se prepara esta limonada.

Um abração!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Jesus Cristo é a chave hermenêutica da BBEFV

Não pense que é criticado apenas por mim ao pensar que não precisa examinar esta Bíblia de Estudo para falar dela. Eu lhe mostrei algo importantíssimo. A sua filosofia está em conflito com 1ª Tessalonicenses 5.21, que diz “examinai TUDO e retenha o bem”.

“Examinai” não é uma sugestão de Paulo, é uma ordem!

Ao decidir não se curvar ao que o Paulo pede, faz suas críticas contra a BBEVF sem nenhuma base para dizer o que diz, suas palavras continuarão sempre sendo deduções preconceituosas. Nada mais que isso.

Eu possuo a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira e afirmo que ela tem a hermenêutica (ou interpretação do texto, como preferir) colocando a Cristo como o centro de seus estudos bíblicos.

Isso é fato, não discuto isso.

Afirmei que você não está em condições de discutir o método de interpretação do texto bíblico, pois não o conhece. É uma constatação que veio a confirmar-se ainda mais com seu novo comentário feito hoje.

Não pretendo fazer com que acredite na realidade de que os estudos bíblicos da BBEVF são focados a partir de Cristo e apontando de Cristo.

Discordo de você, ao dizer que Bíblia de Estudo não deve ter temática. Não há erro nisso porque nas Escrituras Sagradas estão contidos todos os temas, todos os assuntos, todas as respostas. A Palavra de Deus é um poço inesgotável de conhecimentos.

O fato de uma Bíblia de Estudo ter nomeação temática, ou o preletor na igreja pôr nome em sua pregação, em nada distorce a exposição da abordagem do assunto exposto. O enunciado é um ponto positivo, pois avisa de antemão ao ouvinte ou leitor o que será ouvido, lido, antes de se ouvir e se ler.

Abordar o estudo bíblico dando ou não nome a ele não influi na metodologia aplicada à mensagem, não altera a qualidade, apenas desperta reações no público-alvo.

Portanto, o pregador ou escritor que domina a homilética e a hermenêutica, pode fazer sua exposição nomeando seu estudo bíblico.

Fique com Deus.

Wandré Peixoto disse...

Graça e Paz!

Querido, deixa eu falar só mais uma coisa: Não sou contra aquilo que Paulo recomendou, meu irmão. Não sou contra o exame, mas a abordagem errada. Sou contra a maneira de interpretar a bíblia sem usar Jesus como chave interpretativa.

Nosso ponto de partida, nosso fundamento interpretativo é Jesus.

Sobre sua afirmação de que a bíblia de "vitória financeira e batalha espiritual" trazer Jesus como chave interpretativa, deixa eu te dizer mais uma coisa: Meu irmão: NÃO É JESUS DENTRO DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA, MAS É JESUS COMO INTERPRETAÇÃO BÍBLICA. É partir de Jesus como vou estudar todos os temas que a bíblia traz, e não estudar a bíblia a partir dos temas. É esse meu questionamento. Não é conteúdo, mas abordagem. Discuto a abordagem, meu irmão, como creio, Paulo faria.

Fica com Deus também!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Se você diz que é a favor de se usar Jesus como nosso ponto de partida e fundamento interpretativo, e é EXATAMENTE isso que encontramos na BBEVF, então, não existe motivo para você ser contra ela.

Toda sua crítica, toda sua oposição contra ela, acontece porque você não a conhece e não quer conhecê-la.

Ou seja, mais uma vez está comprovado que o preconceito é uma prática que coloca em choque os que são iguais.

Abraço.

Gilson disse...

Provei o tal suco de limão da bandeja.
Uma porcaria, só serve mesmo para mim ver como a cabeça do Cerullo e Malafaia funciona e como eles distorcem os versos bíblicos.
Portanto segue a máxima.
Nem tudo é totalmente inútil, no mínimo serve como mau exemplo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Gilson

"Provei o tal suco de limão da bandeja..."

Bem, o que posso lhe dizer? O limão é azedo, mas contém a indispensável vitamina C, que nos fortalece. É a vitamina que se metaboliza mais rapidamente no organismo humano.

Eu li li os estudos. E encontrei muitos comentários que estão em paralelo com os seminários assembleianos.

Serviu para eu ver que a maioria dos críticos dessa Bíblia de Estudo falaram dela sem lê-la.

Abraço.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR A TODOS,SÓ QUERO DEIXAR CLARO QUE TODOS VCS ESTÃO SE REFERINDO DA PALAVRA DE DEUS,MUITO CUIDADO MEUS IRMÃOS,PARA VCS NÃO ACARRETAREM PROBLEMAS PARA SUAS VIDAS,POS ESSA BIBLIA É IGUAL AS OUTRAS,SÓ QUE COM PALAVRAS MAS ESCLARECIDAS,PARA AS PESSOAS ENTENDEREM MELHOR,CUIDADO MEUS IRMÃOS EM CRISTO,A PALAVRA DE DEUS NÃO VEIO PARA SER MOTIVO DE CRITICAS.