Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobre as Bíblias de Estudo Vida Nova, Thompson, Shedd e o texto bíblico Efésios 4.11



Você já reparou o seguinte?
A Bíblia de Estudo Vida Nova, publicação que não existe mais, trazia ao mesmo tempo as Referências Thompson e as notas de Shedd? Isto é, ela pode ser considerada, hoje, uma Bíblia de Estudo 2 em 1! Plus!
Com certeza, por força contratual, a editora Edições Vida Nova perdeu os direitos dos estudos de Thompson, adquiridos logo a seguir pela Editora Vida, que sem perder muito tempo, logo lançou a Bíblia de Referências Thompson. E a editora Vida Nova, seguindo adiante, lançou a Shedd, apenas com os comentários do renomado teólogo Russel P. Shedd.
Considero os estudos bíblicos inseridos nas Bíblias de Estudos importantes. Aprendi a amar ao Senhor, verdadeiramente, estudando a Palavra de Deus baseado nesses auxílios.
Foi pelos idos de 1985-89, usando uma Bíblia Vida Nova, primeira edição, e sendo assídio nas aulas das escolas bíblicas dominicais, onde havia material da CPAD, que firmei minha fé em Cristo. Inclusive me destacando como professor de classe de jovens por algum tempo.
Penso que os comentaristas destas Bíblias estejam catalogados em Efésios 4.11 São doutores, mestres (ARC / ARA). Eles estão na mesma classe dos profetas, dos apóstolos, pastores e evangelistas, "com vista ao aperfeiçoamento dos santos".
É obvio e ululante que todo estudante das Escrituras deve fazer leitura crítica ao se debruçar nas notas-de-rodapé dessas Bíblias. Assim como todo cristão, igualmente, necessita ser crítico ao ouvir os sermões nos cultos ou usar as revistas de Lições Bíblicas. Da CPAD, Betel, Central Gospel ou outra editora.

Em nossos corações, acima de todo elemento humano, que é falível mesmo que tenha as melhores intenções, deve estar entronizado o nosso Deus, inerrante.

Temos que examinar tudo e ficar apenas com o que for realmente bom (1 Tessalonicenses 5.21).

E.A.G.

13 comentários:

Unknown disse...

Olá meu irmão. A paz do Senhor.
Na verdade não conheci essa edição; mas é realmente interessante o caso.
Parabéns pela postagem.
Que Deus o abençoe ainda mais.
Boas Festas!

Obrigado pela visita no Conversa Decente Cristã.

Paz

Eliseu Antonio Gomes disse...

Alex

A edição da Bíblia Nova que eu comprei era grande, para prateleira. Um colportor (palavrinha estranha para vendedor de livros!) encostou seu carro, cheio de literaturas evangélicas, na porta do templo onde congregava na minha adolescência. Foi uma aquisição pela indicação dele. E nem sei o nome daquele irmão... Mas sou muito agradecido a ele!

Abraço.

Anônimo disse...

a minha eu vendi
oh dia oh azar

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Anônimo.

Realmente, é um fato a se lamentar. Mas, considere o que está escrito em Romanos 8.28, a porção bíblica deve servir de alento.

Abraço.

Tec. Adenilton disse...

Parabéns querido pela publicação

DEUS te abençoe !!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Tec. Adenilton.

Deus continue abençoando a todos nós!

Obrigado pela passagem no blog Belverede. Volte mais vezes. É sempre bem-vindo.

Abraço.

Unknown disse...

Eu tenho uma bíblia vida nova desta ano1976 1 edição , seria esta a comentada Eliseu?

Unknown disse...

Fico no aguardo pela resposta

Eliseu Antonio Gomes disse...

Leandro.

Exatamente, é esta a publicação que comentamos. O editor responsável é Russell P. Shedd, já promovido às mansões celestiais. O primeiro lançamento saiu em 1976.

Tive um exemplar de capa dura, grande, modelo para deixar na estante. Comprei por volta de 1985/86, e depois o dei de presente ao meu pai. Adquiri outro exemplar, que era possível carregar para a igreja... Este, agora está bem embalado e guardado para consultas eventuais.

Abraço.

gerson disse...

tenho bíblia voda nova para vender.
gerson whats 51 992878977
gersoneziom@yahoo.com.br

Unknown disse...

Vc tem essa biblia ainda

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown.

Sim, meu caro, tenho um exemplar da Bíblia de Estudo Vida Nova.

E, coincidentemente, junto a essa pergunta formulada por você, sem saber que havia perguntado, ao amanhecer deste dia de hoje eu fiz uso dela em uma pesquisa com vista ao novo post que preparo para este blog.

Caso seja do seu interesse comprar um exemplar, a minha sugestão é procurá-la em lojas de livros usados. Caso resida na cidade de São Paulo, informo que nas proximidades da Praça da Sé, existem excelentes Sebos com variedades importantes de Bíblias de Estudo em ótimas condições e com preços acessíveis. Quase todas as lojas têm sites para consulta de catálogo.

Abraço.

gerson disse...

Ola,boa noite.
A paz e graça sejam convosco.
Tenho bíblia voda nova para vender.
gerson whats 51 992878977
gersoneziom@yahoo.com.br