Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LIDERANDO COM UM CORAÇÃO SAUDÁVEL

Dawn Wohlfarth
Por Oswaldo Luiz Gomes Jacob

"O líder deve ter sempre um coração sincero, despido de quaisquer resquícios de hipocrisia e segundas intenções."

O coração é a sede dos sentimentos do homem. Salomão nos ensina que devemos prioritariamente guardar o coração porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23). Jesus disse que do coração é que originam os maus desígnios (Mateus 15.19). Jeremias nos ensina que enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto (Jeremias 17.9,10). É impressionante a influência do coração nas decisões. Diz o Senhor que “a boca fala do que está cheio o coração”. Muitas vezes dizemos coisas ruins porque o nosso coração está doente. Como precisamos pedir ao Senhor que sonde, que examine o nosso fraco coração! Devemos ter a coragem do salmista de reconhecer nossas mazelas e pedir ao Senhor que nos perdoe e nos cure (Salmo 51).

O coração do líder deve ser saudável. Um coração centrado em Deus. Coração submisso e obediente. Manso e humilde. Sensível e encorajador. Misericordioso e amoroso. Ele deve ser firme nas decisões. Sensato nos relacionamentos. Que discerne bem no meio das circunstâncias difíceis. Um coração inclinado para os ensinos do Mestre. O líder deve ter sempre um coração sincero, despido de quaisquer resquícios de hipocrisia e segundas intenções. Porque, na verdade, temos esta tendência. Jesus condenou veementemente a hipocrisia dos líderes judaicos. Devemos ser sempre transparentes, não nos importando com as conseqüências. É mister que peçamos a Deus que nos guarde o coração das más influências.

Líderes como Sansão, Davi, Salomão e muitos outros reis de Israel não guardaram o seu coração. Foram contaminados pela sensualidade e pela idolatria. Erraram o alvo. Perderam o foco do Senhor e o brilho da sua liderança. Transformaram a comissão em omissão. Entristeceram o coração do Pai. Não deram testemunho do Senhor que os havia chamado com tanto amor. Foram, na verdade, ingratos. Não corresponderam às expectativas de Deus.

O nosso coração de líder deve ser como o de Abraão, que deixou a sua terra para a terra que Deus havia determinado e foi uma benção para as nações; como José, que preferiu ser preso a ceder para a sensualidade da esposa de Potifar e, assim, comprometer a sua fidelidade ao Senhor e o Seu plano; como Moisés que deixou os tesouros do Egito para servir ao Senhor na liderança do Seu povo; como o de Josué que levou o povo à terra prometida; como Neemias que recebeu de Deus a incumbência de reconstruir os muros de Jerusalém e o fez em 52 dias; e como o de Paulo que recebeu a ordem de Jesus de levar o Seu evangelho de Jerusalém (oriente) a Roma (ocidente). Cumpriram a missão com inteireza de coração. Coragem, determinação, amor e fé.

A igreja precisa urgentemente de líderes absolutamente comprometidos com o Reino de Deus. Homens e mulheres que queiram, em Cristo, gastar suas vidas na proclamação do evangelho da graça. Que usem a sua profissão para testemunhar a sua fé em Cristo. Líderes santos que invistam suas vidas no treinamento de outras pessoas. Que sejam ornamentos na igreja, treinando pessoas para serem semelhantes a Jesus.

O nosso coração deve estar no centro da vontade de Deus. Que a nossa missão principal seja a de falar de Cristo às pessoas, sem preconceito, agindo com um coração acolhedor. Lideres cuja missão seja libertadora, impactante e encorajadora. O foco do coração do líder é o Senhor. O mesmo Senhor tem prazer na obediência do Seu servo.

O Reino de Deus necessita de homens e mulheres cujo coração seja totalmente do Senhor. “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Crônicas 16.9).

Fonte: Comunidade Guerra Espiritual (Orkut) / Lidiomar Trazini

2 comentários:

lery disse...

Linda postagem irmão, como todas que postas sempre com sabedoria. Deus te abençoi. Irmão estou precisando de uma fonte para escrever minhas postagens no meu blog O APOCALÍPSE, pos a que estou usando não é segura se você tiver alguma fonte melhor mande para mim por email, ficarei agradecida lerycleide do Blog da Lery entre lá e veja, no blog da lery tem o link

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lery

Obrigado por suas palavras.

Aguarde meu e-mail.

Deus abençoe você.

Abraço.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.