A revista Educação Cristã é um periódico trimestral com estudos bíblicos direcionados às escolas dominicais, publicada pela Socep Editora Ltda.
Nos meus primeiros anos de convertido, fui um crente que leu muito, mas muito mesmo. O gosto pela leitura veio antes da conversão. Li a Bíblia da primeira até a última página mais de uma vez, e comprei diversos livros sobre todos os assuntos que desejava ter maior aprofundamento do tema, lidos nas Escrituras e não compreendidos plenamente.
Um desses escritores dos meus tempos de neófito foi o missionário Jayme Kemp, que em seu ministério se voltou aos jovens e suas questões sexuais, temática que os pastores não costumam abordar nos púlpitos. Encontrei muitas respostas nas literaturas de Kemp.
Hoje eu fui às compras, na rua Conde de Sarzedas, centro de São Paulo, e encontrei uma revista com artigos de Kemp. Embora nesta revista ele esteja abordando outras pautas diferentes do que eu lia no passado, percebi que continua com o mesmo frescor dos tempos de antes e continua nos presenteando ensinamentos interessantes sobre textos bíblicos que costumamos ler e não atinar com a mesma acuracidade que ele atina.
Abordando o tema integridade, em um dos artigos da revista, ele cita Filipenses 1.9-11: "...que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo".
Depois da citação, Kemp foca o "serdes sinceros". Na raiz latina, é o mesmo que "sem cera". Ele esclarece a razão disso recorrendo a uma pequena história que resume o seu significado.
Explica: Carpinteiros e marceneiros sabem que a madeira, para se transformar em mobília de boa qualidade precisa estar seca. Profissionais desonestos, por ganância, se utilizam de madeira ainda verde para fazer móveis. A madeira inadequada, quando se transforma em mesas, cadeiras, etc, apresenta trincas quando prontas. E para esconder os defeitos do consumidor deste material, o costume é tingir o produto com a cera, fazendo com que as rachaduras desapareçam e ganhe aparência de seca. Mas, o resultado da aparência falsa é temporária, quando há a exposição do sol a cera é expelida da madeira.
"É exatamente isto que integridade quer dizer: 'sem cera', transparente, sem máscara", afirma Jayme Kemp no artigo.
Eu não sou uma pessoa perfeita, porém, guardei comigo uma lição muito importante de meu pai. Ele disse uma vez o seguinte e eu nunca esqueci: "Se você quer fazer algo, e isto não puder ser revelado para todos, então não faça, porque com certeza é algo errado". Em outras palavras, ele ensinou-me a ser um crente sem cera!
Dias atrás, colhi com alegria o fruto desta lição. Troquei postagens com diversos blogueiros por e-mail. Em determinado momento um deles afirmou que publicaria algo que eu havia escrito muito tempo atrás, pois havia feito print da minha digitação. Mesmo sem lembrar do conteúdo que ele se referia, e pensava que iria me deixar em condições complicadas perante todos, respondi sem medo "publique onde você quiser, amigo".
.
A minha tranquilidade veio da obediência ao ensinamento de meu pai. Eu não tenho cera!
E.A.G.
.
Veja mais neste blog:
.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário