Apesar se estar escrito socialismo no cartaz com a foto de Obama (aqui), o personagem Coringa não tem perfil socialista. É sem ideologias, é um louco, um anárquico.
Borrar a imagem do rosto negro do presidente norte-americano com a tinta branca, olhos sombreados em preto e a boca com batom, deve ter sido um duro golpe para ele, pois, além do protesto ser na data de seu aniversário, Los Angeles é o seu quintal político.
A maquiagem do Coringa é grotesca, mas o que o personagem representa é mais grotesco ainda.
O sentimento anti-Obama, expressado por cartazes colados em muros e postes no centro de Los Angeles, ultrapassou as campanhas populares das ruas e entrou na Internet de maneira avassaladora. Os sites que apresentaram a foto tiveram grandes alavancagens no número de acessos, subindo ao topo do ranking do Google. E. a imagem está sendo usada como veículo para espalhar vírus, já fez um site travar.
Ninguém ainda reivindicou a autoria da façanha da idealização do cartaz. É difícil entender a mensagem, muitos se dizem intrigados porque o personagem Coringa não é socialista. Ora, é fácil perceber que a palavra socialismo é endereçada ao presidente dos Estados Unidos!
Campanhas ridicularizando presidentes é coisa corriqueira na política norte-americana. No passado, o ex-presidente Buch já foi representado como Hitler e também foi apresentado com chifres e tridente, aludindo ao diabo.
E.A.G.
Consulta: Politics Daily | Aol Netscape
Nenhum comentário:
Postar um comentário