Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A água nossa de cada dia

Que o consumo de água é essencial ao ser humano não é nenhuma novidade. Sem ela vive-se muito menos tempo do que sem comida, pois o líquido é indispensável a inúmeras funções vitais humanas. Basta dizer que cada orgão e cada célula do organismo humano dependem dela para o seu correto funcionamento. A água é a base para a formação da saliva, é quem forma os fluídos que envolvem as juntas, equilibra a temperatura do corpo por meio da transpiração, regula o metabolismo e ajuda o corpo a eliminar detritos tóxicos.
.
Cada pessoa tem uma necessidade específica no consumo de líquidos.
..
Veja os perfis, e analise se você e a sua família estão ou não bebendo a quantidade que o organismo precisa, para se manter bem e saudável.

.
Bebês
.
Até seis meses: 0,7 litro
De 7 a 12 meses: 0,8 litro
.
.
.

Crianças
.
De 1 a 3 anos: 1,3 litro
De 4 a 8 anos: 1,7 litros
.
.
Homens
.
De 9 a 13 anos: 2,4 litros
De 14 a 18 anos: 3,3 litros
De 19 a a 70 anos: 3,7 litros
Acima de 70 anos: 3,7 litros
.

.

Mulheres
.
De 9 a 13 anos: 2,1 litros
De 14 a 18 anos: 2,3 litros
De 19 a a 70 anos: 2,7 litros
Acima de 70 anos: 2,7 litros





Grávidas
.
3 litros ao dia
.
.
Mulheres que amamentam
.
3,8 litros ao dia


.
Atletas .

Corredores, nadadores, ciclistas, adeptos de academia. Todos aqueles que praticam alguma atividade física constante devem dar maior atenção à hidradatão. De acordo com o America College of Sports Medicine, orgão que reúne especialistas americanos e, Medicina Esportiva e que funciona como referência para profissionais em todo o mundo, devemos ingerir em torno de 250 ml a 500 ml de água antes de começar o treino. Durante o exercício: de 150 ml a 350 ml a cada 15 minutos.


Em muitos casos, principalmente para quem se exercita por mais de uma hora seguida (por exemplo, maratonista e corredores), é recomendável recorrer às bebidas preparadas especialmente para atletas, vendidas já prontas ou em pó, para ser adicionado à agua. Nesse caso, é necessário também ingerir bebidas com carboidratos, como os isôtonicos. Eles ajudam a repor os sais minerais que são perdidos durante a transpiração e, por terem carboidratos, fornecem energia para o organismo. Para otimizar o processo de recuperação após o exercício, deve-se repor 150% do peso perdido, ou seja, 1,5 litro para cada um quilo perdido.
.
Crianças
.
Bebês que ainda estão sendo amamentados nã oprecisam de mais nenhuma ingestão de líquido: a necessidade diária é suprida pelo leite materno. Quando encerra a amamentação, é hora de introduzir alimentos e de começar a beber água e outros líquidos, como sucos e chás. Até um ano de idade, bebês devem ingerir de 0,8 a 1 litro de água por dia.
.
Entre 1 a 8 anos, essa quantidade aumenta para cerca de 1,3 a 1,8 litro / dia. Sempre que a criança apresentar diarréia, vômito ou febre, esse volume deve ser aumentado. Segundo nutricionistas, a desitratação é uma importante causa de internação em Pediatria, podendo levar a morte. Os bebês t~em maior necessidade de água em decorrência da limitada caoacidade dos rins em manejar a carga e de sua maior porcentagem de água corpórea, característica natural do desenvolvimento humano. Crianças brincando na piscina, ou mesmo em casa, podem facilmente se esquecer de beber água. Cabe aos pais, a cada uma ou duas horas, oferecer um copo de suco de frutas frescas ou mesmo de água pura.
.
Terceira idade
.
A partir dos 60 anos, a pessoa precisa tomar cuidados extras para garantir a reposição das perdas diárias normais de líquidos. Acontece que, durante o processo de envelhecimento, é normal haver uma perda progressiva na quantidade total de água no organismo. Além disso, o próprio corpo já não consegue mais terer tão bem os líquidos quanto na juventude.
.
Isso pode ocorrer com pessoas que tomam remédios para problemas cardiovasculares, que atuam como diuréticos, ou seja, fazem com que o corpo perca ainda mais líquido. Por isso, não se deve esperar sentir sede ou vontade de beber alguma coisa - nessa idade é comum a redução de água por esquecimento ou por dificuldades motoras, características do envelhecimento. O importante na terceira idade é manter a igestão, sem esperar os sinais da sede.
..
Fontes: Dietary reference intakes / Institute of Medicine; Vya Estelar; Ezguide; Free Drinking Water.

Nenhum comentário: