Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 3 de março de 2009

PAULO E O TEATRÓLOGO MENANDRO - ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA DO APÓSTOLO


.
Entendo que a televisão e os programas existentes servem como um gancho para conversar com descrentes. Quando um cristão se aliena ele perde o elo com a realidade da sua geração, fica desconectado de todos em sua volta, não consegue suscitar o interesse das almas que estão no mundo perdido.
.
Eu era um novo convertido quando Tancredo Neves morreu. Houve uma comoção nacional muito grande por conta disso. Haviam manchetes em todos os meios de comunicação. Mas, encontrei um irmão que desconhecia o fato. Ao perguntar-lhe a razão de estar desinformado diante da massissa cobertura jornalística, alegou que vivia em santidade. Ao que lhe respondi: santidade não é a mesma coisa que isolamento.
.
É claro que não devemos colocar coisas más diante dos nossos olhos. Porém, examinar tudo e reter o que é bom é importante.
.
Não é erro fazer uso do que é bom em favor da expansão do Evangelho. Um exemplo que eu gosto de citar dentro deste assunto é o apóstolo Paulo e a sua estratégia de evangelismo. Ele citou Menandro, um poeta e teatrólogo grego muito conhecido na sua época, um descrente, celebridade apreciada pelos cidadãos da Grécia.
.
Isso partiu de Menandro: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" - 1ª Corintios 15.33 (ARA).
.
A frase faz parte do roteiro de uma comédia, uma peça teatral, chamada Thais.
.
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, se ja isso o que ocupe o vosso pensamento" - Filipenses 4.8 (ARA).
.
E.A.G

4 comentários:

Wilma Rejane disse...

Eliseu,
amei o texto! Uma vez citei esse versículo, em que Paulo, mostra-se conhecedor de filosofia, na universidade.

Alguns colegas combatiam a filosofia dizendo que era prejudicial para o Reino de Deus: "A maioria dos filosofos é ateu, diziam".

Tenho alguns alunos (ensino fundamental) que são totalmente apáticos. São filhos de evangélicos e vão a igreja, contudo não conseguem viver a graça porque são vítimas de doutrinas erradas que impõem jugos: Não cantam no coral da escola, não participam de jogos em equipe, não conversam normalmente com os colegas mais "pecadores". Que grande mal está sendo feito a elas.

Isolamento, nunca foi sinônimo de santidade.

juberd2008 disse...

Eliseu,

Como precisamos de pessoas como Paulo hoje. "Apóstolos" tem por aí, mas uma pessoa com 10 % das credenciais de Paulo e sem fazer para si favorecimento pessoal é difícil encontrar.

Abraço.

Unknown disse...

Bom dia, graça e paz para todos.
O texto e o seus comentários são muito relevantes para o nosso tempo.
O problema que falta de maturidade cristã das nossas igrejas não sabe discernir quando as más conversações estão corrompendo os bons costumes.
É estão se perdendo.
Obrigado pelo artigo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Unknown de 4 de maio de 2021, 07h38

Bom-dia.

É importante exercitar a fé sem perder a noção da realidade em que se vive, pois ao alienar-se ocorre a perda da capacidade influenciadora.

Má conversação, é mais do que uma conversa ruim. É acordo reprovável, é concordar com sugestões inconvenientes propostas pelo interlocutor. A ideia errada compromete o testemunho cristão exemplar.

Obrigado por suas palavras de incentivo.

E.A.G.