Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 21 de outubro de 2008

TODAS AS MULHERES DEVEM FICAR CALADAS NAS IGREJAS?

.

Por Fernando Robledo S. Vilela

Muitas pessoas afirmam que a primeira carta de Paulo aos crentes de Corinto não pode ser aplicada nos dias de hoje, mas tal afirmação é heresia.

"A igreja de Deus que está em Corinto....e com todos que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo..." - 1ª Corintios 1.2.

Entretanto, a aplicação é correta caso nossa igreja se comporte como a igreja de Corinto, se houverem pessoas que se encaixem nas mesmas características das pessoas da época em que Paulo redigiu a epístola.

As mulheres contemporâneas de Paulo tinham liberdade até certo ponto para falar e ensinar nas reuniões. Havia algum problema ali com algumas mulheres e não com todas, pois na mesma igreja tinham mulheres que oravam e profetizavam (1ª Corintios 11.5).

Vejamos alguns pontos interessantes:

1ª - Paulo poderia falar de algum problema particular, como as mulheres que causavam desordem durante o culto de adoração, as mesmas que não queriam usar o véu. Sendo elas focos de problemas, assim mesmo ainda achavam que eram aptas a ensinar/pregar a Palavra de Deus.

2ª - Poderia referir-se a certo nível de autoridade judicial ou governamental. Talvez sobre a influência da atmosfera de carnalidade em Corinto, as mulheres possivelmente assumiriam posições de autoridade governamental, causando dificuldades aos cristãos daquela congregação.

3ª - Poderia tratar de mulheres que insistiam em avaliar as profecias e as línguas estranhas (1ª Corintios 14.27,29). Por já ter dois ou três homens interpretando, elas não precisariam dizer nada, então houve o pedido que ficassem caladas, em nome da ordem e da descência.

4ª - Em 1ª Corintios 11.5 Paulo recomenda o silêncio das mulheres, referindo-se à reverência a Deus e respeito aos maridos delas.

Caladas / em silêncio, em 1ª Timóteo 2.12, não proíbe toda a participação oral das mulheres no culto.
.

Nenhum comentário: